Golden Circle pode ser uma metodologia nova para você.
Mas, sem dúvidas, você conhece pessoas ou marcas que o utilizam.
E para que entenda isso melhor, vou começar com algumas perguntas:
Por que algumas pessoas e empresas são capazes de inspirar?
E por que outras não conseguem fazer isso?
Qual é o segredo de sucesso da Apple, de Martin Luther King e dos irmãos Wright?
Não é fácil responder a essas questões.
Mas o Golden Circle, ou Círculo Dourado, dá um bom direcionamento.
Criado pelo especialista em liderança Simon Sinek, o Golden Circle é um método para pensar, agir e comunicar com o intuito de inspirar e engajar pessoas.
Trata-se de um círculo que tem três perguntas centrais: por quê, como e o quê.
A proposta é fazê-las exatamente nessa ordem.
Na prática, significa que, antes de implementar uma ideia ou criar um negócio, você pensa sobre o propósito que aquela ação tem.
Em uma empresa, é a sua razão de existir.
Como você vai ver a partir de agora, saber qual é o propósito é fundamental para ter sucesso.
Quer saber mais?
Então, navegue pelos tópicos a seguir:
- O que é Golden Circle
- Importância
- Como aplicar
- Exemplos.
Boa leitura!
O que é o Golden Circle
Golden Circle (em português, “Círculo Dourado”) é uma metodologia que ajuda empresas e líderes a encontrarem o seu propósito e gerarem impacto. Por meio de três perguntas (Por quê? Como? O quê? - nessa ordem), o conceito busca criar valor, engajar o público com uma causa e inspirar pessoas.
Criada pelo inglês Simon Sinek, a metodologia orienta a criação de empresas, ideias ou campanhas com propósito e valor.
Para isso, o Golden Circle possui três camadas, como se fosse um alvo de jogo de dardos.
- Na camada central, está a pergunta “por quê”
- Na intermediária, “como”
- Na camada externa, “o quê”.
O que o conceito aborda é que empresas e líderes devem pensar, agir e comunicar de dentro para fora, partindo do centro do círculo em direção às suas extremidades.
Ou seja, primeiro saber por que desejam criar uma empresa - qual o seu propósito.
Depois, como vão fazer isso.
Por fim, o que vão criar a partir da ideia inicial.
Só assim poderão se destacar da concorrência e atrair consumidores realmente interessados no seu propósito.
Quem é Simon Sinek?
Simon Sinek é um escritor, palestrante motivacional e especialista em liderança inglês.
Ele é reconhecido internacionalmente na área e ajuda líderes e organizações a inspirarem pessoas.
Por ser o criador do Golden Circle, o escritor é uma referência para empreendedores que buscam criar negócios de impacto e inspirar uma comunidade de pessoas.
Também é autor de livros reconhecidos, como o Comece pelo porquê (Sextante, 2018), em que ele desenvolve o conceito do Golden Circle, e Por Quê?: Como grandes líderes inspiram ação (Saraiva, 2017).
Sinek passou pela Universidade de Londres, onde estudou direito, e pela Universidade de Brandeis, onde foi licenciado em antropologia cultural.
Vídeo Ted Talks Simon Sinek – Golden Circle
Em 2009, Sinek apresentou uma palestra em um evento das conferências TED.
A TED Talk é intitulada “Como grandes líderes inspiram ação” e fez com que o escritor se tornasse ainda mais notório.
O vídeo da palestra soma mais de 46 milhões de visualizações.
Durante sua fala, Sinek apresenta o Golden Circle e explica de que maneira chegou até o conceito.
Segundo ele, houve a percepção de que todos os grandes líderes e organizações, como Apple, Martin Luther King ou os irmãos Wright, pensavam, agiam e comunicavam por meio de um padrão único - e que era o oposto de todos os outros.
Sinek diz, na palestra, que apenas decodificou esse padrão, que consiste em pensar primeiro na razão pela qual se está criando ou fazendo algo.
De acordo com ele, quando nos comunicamos de fora para dentro, as pessoas podem entender enormes quantidades de informação complicada.
Mas não é isso que tem impacto no comportamento delas.
“Quando nos comunicamos de dentro para fora, falamos diretamente para a parte do cérebro que controla o comportamento e, então, permitimos que as pessoas racionalizem com as coisas tangíveis que dizemos e fazemos”, diz durante a palestra.
Para ele, é daí que surgem as decisões intuitivas.
“Isso prova que as pessoas não compram o que você faz; elas compram o porquê você faz. As pessoas não compram o que você faz; elas compram o porquê você faz”, argumenta.
Qual a importância do Golden Circle
O Golden Circle é um método útil porque ajuda empreendedores a desenvolverem negócios de impacto e com propósito.
Na prática, isso faz com que o público se identifique com a marca, escolha comprar dela devido à sua razão de existência e gera empatia e engajamento.
Afinal, você cria laços com as pessoas.
Torna-se um líder capaz de engajar.
E isso impacta diretamente na influência da sua empresa.
Mais do que oferecer um produto ou serviço, você oferece uma causa, com a qual o público-alvo é capaz de se relacionar.
Fidelizar clientes é o resultado disso, porque você entrega valor - um diferencial em relação à concorrência.
Assim, é possível vender para pessoas que acreditam na sua missão e que não estão interessadas apenas no produto.
Até mesmo dentro da empresa fica mais fácil se comunicar com as pessoas e formar equipes com o mesmo propósito.
De forma geral, aplicar o Golden Circle ajuda a:
- Desenvolver comunicação com colaboradores e fornecedores
- Engajar clientes
- Inspirar pessoas
- Melhorar a imagem da empresa no mercado
- Se destacar da concorrência.
Então, comece a pensar e agir a partir do seu propósito.
Dessa forma, poderá exercer uma comunicação mais eficaz, que incentiva a tomada de decisão do cliente.
Tenha em mente que o seu produto é o resultado do plano de ação que você elabora a partir do seu propósito.
Em Start with why (Penguin UK, 2011), Sinek afirma que o valor do Círculo Dourado reside no fato de que ele fornece uma maneira de se comunicar consistentemente com a forma como as pessoas recebem informações.
“Imagine todas as organizações iniciadas com POR QUÊ. As decisões seriam mais simples. As lealdades seriam maiores. A confiança seria uma moeda comum”, afirma o autor.
Em um artigo para a revista Forbes, o consultor Jeroen Kraaijenbrink destaca os principais benefícios da aplicação do Golden Circle.
O primeiro é que a metodologia nos lembra de desviar a atenção de detalhes técnicos para concentrar olhares no quadro geral.
“Para aqueles que se concentram na venda de listas de características e especificações, isso pode ajudar a pensar realmente sobre por que um cliente compraria um produto ou serviço deles”, diz o consultor.
Outro benefício, de acordo com ele, é que o Círculo Dourado nos ajuda a refletir sobre o que estamos e por que estamos fazendo isso.
“Como tal, o Golden Circle pode servir como uma ferramenta eficaz de reflexão”, defende.
Como aplicar o Golden Circle na sua empresa
O Golden Circle é uma excelente metodologia para quem tem ou vai criar uma empresa.
Como você viu, há diferentes benefícios de usá-lo.
Mas como aplicar na prática?
É um passo a passo simples com três etapas, cada uma representando um ponto específico do círculo.
Eu explico melhor como fazer isso nas próximas linhas. Vamos lá.
Comece pelo Por quê? (Why)
O primeiro passo é pensar na razão por trás do seu empreendimento.
Por que ele existe ou será criado?
Qual é propósito dele?
Qual causa será a motivadora para colocar projetos, ações e campanhas em prática?
Em outras palavras, é o momento de encontrar a causa que estará no DNA da empresa.
Quanto mais bem definido o propósito e a razão de existência, melhor é.
Ele deve ser aquilo que diferencia a sua empresa dos concorrentes.
Algo que só a sua marca é capaz de oferecer ao consumidor.
Então, pergunte a si mesmo: por quê?
Ter uma resposta clara para essa pergunta é fundamental para traçar o caminho a seguir e conduzir o negócio de acordo com o seu propósito.
Siga com o Como? (How)
O segundo passo é perguntar: como?
Ou seja, qual é o caminho a ser trilhado para que a empresa cumpra seu propósito e conquiste seus objetivos?
Essa é a hora de fazer o planejamento estratégico.
Um plano de ação que permitirá chegar ao estado desejado.
O “como” consiste nos processos e métodos que você vai empregar no negócio.
Mas é essencial que as ações planejadas estejam em conformidade com seu propósito, valores e missão.
Afinal, não adianta ter uma causa por trás da empresa e buscar um impacto positivo no mundo se você não coloca em prática valores relacionados, concorda?
Termine com o O quê? (What)
Por fim, chegamos à extremidade do Círculo Dourado.
É nesse estágio que você se pergunta: o quê?
Depois de refletir sobre o seu propósito e fazer o planejamento estratégico, é hora de pensar no resultado.
Estou falando do produto ou serviço que você vende no mercado.
O que, de fato, você entrega para o consumidor.
Sabe por que o Golden Circle é tão importante nesse estágio?
Porque a competitividade no mercado é grande.
Há inovação a todo instante.
Produtos e serviços semelhantes são vendidos por marcas diferentes.
E se diferenciar da concorrência é uma tarefa cada vez mais desafiadora.
Acredite, se você tiver um propósito bem definido, já estará à frente no mercado.
Assim, poderá inspirar pessoas e motivá-las a tomar a decisão da compra.
Poderá também construir relacionamentos com elas: não relações baseadas somente em produtos, e sim em causas.
2 exemplos de Golden Circle
Depois de conhecer a importância do Golden Circle e como colocá-lo em prática, que tal se inspirar em duas grandes empresas que têm esse conceito bem definido?
Mas, antes de conferir os exemplos, saiba que a metodologia não deve ser aplicada somente por grandes marcas.
Aliás, mesmo os micro e pequenos empreendedores podem se beneficiar do Golden Circle, seja na hora de iniciar um negócio, seja na hora de criar uma campanha de marketing, por exemplo.
Sabendo disso, vamos aos exemplos?
Apple
Um exemplo do próprio Sinek é a Apple, que é referência mundial em marketing e negócios.
E a marca tem um propósito bem definido.
Não se trata apenas de fabricar eletrônicos, e sim de desafiar o estado vigente das coisas e apostar em design.
Em sua fala no Ted, Sinek ilustra como o Golden Circle é aplicado na Apple.
Segundo ele, se a Apple fosse como qualquer outra empresa, seu marketing diria que a empresa faz ótimos computadores, que são lindamente projetos e fáceis de usar, questionando o consumidor se ele quer comprar um.
Mas, ao contrário disso, a marca se comunica a partir de algo mais profundo.
Segundo Sinek, é desta forma que ela fala com o consumidor.
“Tudo o que fazemos, nós acreditamos em desafiar o status quo. Nós acreditamos em pensar de forma diferente. A forma que desafiamos o status quo é fazendo nossos produtos muito bem projetados, fáceis de usar e com uma interface amigável. Acabamos fazendo excelentes computadores. Quer comprar um?”, ressalta Sinek.
Para resumir, então: o por quê é a vontade de desafiar o que já existe no mercado.
O como é a partir do desenvolvimento de produtos bonitos e de uso fácil.
E o que é o produto em si: um computador, um celular, um tablet.
Natura
Como fica explícito em um relatório de 2018 da Natureza, a marca tem um propósito forte.
“Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem”, diz o documento.
A marca também tem foco nas relações.
E como ela chega até seu propósito?
Justamente gerando bem-estar de um indivíduo com o outro e das pessoas com a natureza da qual fazem parte.
O resultado disso são os produtos que a Natura vende: cosméticos, perfumes, maquiagens e produtos de beleza e higiene pessoal.
Conclusão
Usar uma ferramenta como o Golden Circle é uma excelente estratégia para quem quer criar uma empresa, desenvolver um novo projeto ou colocar uma inovação no mercado.
Eu espero que, depois da leitura deste artigo, você esteja refletindo sobre o seu propósito e a razão pela qual a sua empresa existe.
Por ser simples, você já pode aplicar a metodologia agora mesmo.
Basta ter disposição para refletir, além de uma caneta e um papel para tornar as ideias mais visuais;
Desenhe o Círculo Dourado com suas três camadas.
Por quê?
Como?
O quê?
Faça essas perguntas a si mesmo.
Comece pelo seu propósito.
Depois disso, vai ficar mais fácil elaborar um plano de ação e saber exatamente o que oferecer ao cliente.
Não tenha dúvidas de que, em um mercado competitivo, abraçar um propósito é fundamental para atrair o seu público e construir relacionamentos duradouros com as pessoas.
Preparado para implementar o Golden Circle?
Já sabe qual é o seu propósito?
Se você ficou com alguma dúvida ou tem uma dica extra para compartilhar, deixe abaixo nos comentários.
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