Aprender como impulsionar no Instagram é uma etapa importante da sua estratégia de sucesso.
E sabe por quê?
Para responder, proponho uma rápida reflexão.
Será que você está investindo tempo e recursos suficientes em sua estratégia de marketing em mídias sociais?
Não interessa se você está lançando sua primeira estratégia social ou ajustando seu plano atual.
Nada muda o fato de que ferramentas para o Instagram devem ser uma parte importante de tudo o que você faz.
Antes de entrar nos detalhes sobre como criar uma estratégia de marketing robusta para o Instagram, vamos ver algumas das estatísticas-chave associadas com essa plataforma que está crescendo rapidamente:
- Mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente
- Quase 100 milhões de fotos e vídeos compartilhados todos os dias
- Um público global, com aproximadamente 80% dos usuários localizados fora dos Estados Unidos.
Entendeu por que é importante para sua marca aproveitar as vantagens do Instagram?
Já falei anteriormente sobre várias formas de utilizar o Instagram para alavancar sua receita.
Este post, por exemplo, discute como eu gerei mais de 300 mil dólares em três meses através do Instagram.
Agora, quero ensinar você como impulsionar no Instagram.
Porque não basta estar nas redes sociais: é preciso se destacar em meio à multidão.
Vamos em frente?
Antes de começar converta seu perfil em uma conta comercial
O Instagram foi a rede social que mais cresceu no Brasil, em tempo de uso diário.
A pesquisa realizada pela Deloitte revela, ainda, que o aplicativo é acessado por 61% dos brasileiros com frequência de, pelo menos, 1 vez ao dia.
Logo, a rede social de imagens tem grande potencial para crescer ainda mais e passar a frente de concorrentes como Facebook e WhatsApp – que seguem, praticamente, estáveis.
Se você quer destacar sua empresa ou blog na internet precisa, assim, manter um perfil ativo no Instagram.
Entretanto, não basta criar um perfil e esperar que o público chegue até ele.
É preciso ser atrativo e, mais do que isso, se fazer aparecer.
Uma das maneiras que mais trazem resultados para o perfil do Instagram é fazendo impulsionamento de publicações.
Para isso, no entanto, a conta tem que ser profissional.
Caso você não tenha criado o perfil como profissional ou deseja alterar o estado do pessoal, veja agora como fazer essa conversão.
Como converter conta pessoal para profissional: passo a passo
- Abra o aplicativo e vá até seu perfil pessoal
- Nele, selecione o menu no canto superior direito
- Logo depois, vá até configurações
- Em seguida, localize “conta” e pressione
- No novo menu, vá até o final da tela e selecione “Mudar para conta profissional”
- Após isso, escolha as melhores opções que definam seu tipo de conteúdo e prossiga
- Pronto! Sua conta profissional foi criada e você já pode fazer impulsionamentos no Instagram.
O que significa impulsionar publicação?
Impulsionar publicação significa transformá-la em um anúncio pago no Instagram.
Em outras palavras, o post será distribuído para mais pessoas na rede social, em troca de um pagamento pré-determinado.
De acordo com o seu objetivo, você pode selecionar o melhor destino, público, valor e duração da promoção.
O anúncio vai direcionar as pessoas a uma ação específica determinada por você no momento da criação do impulsionamento.
Além disso, o post impulsionado poderá aparecer no feed, Stories e “Explorar do Instagram”, no formato de imagens, vídeos ou carrossel.
Dessa forma, o alcance do conteúdo produzido pela marca será maior e focado nas pessoas que podem ter real interesse pelo perfil.
Quanto custa impulsionar no Instagram? Qual o preço?
É possível impulsionar no Instagram com investimento a partir de R$ 1 ao dia.
O preço que você vai pagar pela campanha promocional fica totalmente a seu critério.
O próprio Instagram sugere que sejam investidos pelo menos R$ 10 ao dia, por 3 dias seguidos, para começar a impulsionar os conteúdos.
O retorno tende a ser maior quanto mais dinheiro se paga pelo impulsionamento.
Mas não basta pagar muito para aparecer mais. É preciso fazer uma promoção bem acertada.
Descubra, agora, como impulsionar um post no Instagram e conseguir mais visibilidade na rede social.
Como impulsionar publicação no Instagram em 8 passos
Fazer com que o conteúdo do seu perfil no Instagram apareça para mais pessoas, de maneira paga, pode ser mais simples do que você imagina.
Entretanto, é importante ficar atento a algumas informações para conseguir impulsionar com maior precisão e, assim, ter melhores resultados.
1. Acesse seu perfil
Agora que já está com a conta profissional, você está apto a fazer impulsionamentos no Instagram.
Assim, abra o aplicativo e observe que, na parte de baixo, tem um menu com algumas opções. Pressione o último botão à direita.
Agora, você está no seu perfil profissional do Instagram.
Nele, constam as fotos publicadas, os stories salvos em “Destaques” e informações a respeito da conta.
Então, prossiga para o outro passo.
2. Toque em Promoções
No perfil, entre as fotos e informações da conta, perceba que tem um botão onde está escrito “Promoções”, no meio de “Editar Perfil” e “Contato”.
Ao pressionar o botão de Promoções, você será redirecionado para a página onde estão as campanhas de impulsionamento já criadas.
Dessa forma, é nessa aba que você conseguirá ver os anúncios ativos e inativos.
É ali, também, onde serão criados os próximos impulsionamentos.
3. Toque em Criar Promoção
É hora de começar a impulsionar no Instagram.
Nesse momento, na tela de Promoções, será possível criar um novo anúncio.
Toque, assim, sobre o botão “Criar Promoção”.
4. Escolha a publicação que você deseja promover
Para começar o impulsionamento, será necessário escolher uma publicação.
Você pode selecionar entre os conteúdos já publicados no perfil ou, se preferir, fazer um novo post.
Esteja atento, contudo, à qualidade e ao tamanho de imagens, vídeos e legenda para os anúncios no Instagram.
De acordo com o próprio Facebook, para um melhor resultado do impulsionamento no Feed, siga estas diretrizes:
Tamanho da imagem
- Quadrado: resolução mínima (600 x 600 pixels) e máxima (1.936 x 1.936 pixels)
- Paisagem: resolução mínima (600 x 315 pixels) e máxima (1.936 x 1.936 pixels)
- Vertical: resolução mínima (600 x 750 pixels) e máxima (1.936 x 1.936 pixels).
Tamanho do vídeo
- O tamanho máximo do vídeo pode ser de até 4 GB.
- Os anúncios de vídeo no feed podem ter até 120 segundos.
Tamanho da legenda
A legenda pode ter até 2.200 caracteres. O ideal para anúncio são 125 caracteres.
Tamanhos para Stories
Já para Stories, as recomendações são as seguintes:
- Tipo de arquivo:
- .mp4 ou .mov (vídeo)
- .jpg ou .png (foto)
- Tamanho máximo do arquivo:
- 4 GB (vídeo)
- 30 MB (foto)
- Duração máxima do vídeo: 120 segundos
- Dimensões: resolução recomendada: 1.080 x 1.920
- Codecs compatíveis:
- Vídeo: H.264, VP8
- Áudio: AAC, Vorbis
Esteja muito atento a todas as informações do anúncio porque, depois de iniciado, nada poderá ser alterado.
Dessa maneira, escolha arquivos adequados para usar no impulsionamento do Instagram.
5. Defina um Destino
Qual o objetivo da campanha? É conseguir novos seguidores, levar pessoas para seu site ou receber mais mensagens?
Neste momento, você definirá o destino dos usuários do Instagram que interagirem com seu anúncio.
Assim, selecione entre as opções:
- Seu perfil – leva para o perfil da marca
- Seu site – redireciona o usuário para um link definido (as opções são: saiba mais, comprar agora, assistir mais tarde, fale conosco, reservar agora e inscreva-se)
- Suas mensagens diretas – leva as pessoas para o Direct.
Atenção: antes mesmo de exibir a etapa “Destino”, o Instagram solicita que você faça login com seu perfil no Facebook.
Por isso, certifique-se de que sua conta na outra rede social esteja ativa para prosseguir.
6. Escolha o seu público-alvo
Uma das decisões mais importantes na hora de fazer anúncios nessa rede social é definir o público-alvo.
Nessa etapa do impulsionamento, você determinará para que perfil de pessoas o Instagram deve mostrar a publicação da sua conta.
Assim, saber quem tem ou pode ter interesse no seu conteúdo é fundamental.
O Instagram irá distribuir o post com base em:
- Localizações
- Interesses
- Idade e Gênero.
Em “Localizações”, a rede social dá a opção de escolher pessoas de determinadas cidades, regiões ou países.
Ou, ainda, permite que você selecione um local e, a partir dele, estipule um raio de 1 a 30 km de distância.
No campo “Interesses”, é necessário digitar algum tema ou palavra-chave com o qual seu público possa se identificar.
Com base nisso, o Instagram busca usuários e distribui seu conteúdo para eles.
Por fim, em “Idade e Gênero”, você deve selecionar pessoas do sexo feminino e/ou masculino com idade entre 13 e 65 anos para receber sua postagem.
De forma dinâmica, a rede social vai mostrando o tamanho potencial do público, conforme as características forem sendo determinadas.
Quanto maior seu público-alvo, mais pessoas podem ver o conteúdo. No entanto, menor será a eficiência do investimento.
Do mesmo modo, quanto menor o público-alvo, menos gente vê a publicação. Mas eles vão ter contato com o material com maior frequência.
Existem duas opções de público: automático e personalizado.
Veja como eles funcionam:
Público Automático
Selecionando o “automático”, a distribuição da publicação será feita com base no público que já interage com sua página.
Ou seja, o Instagram vai captar informações daqueles que curtem, comentam, veem os stories e enviam mensagem para o seu perfil e mostrar o post para pessoas semelhantes.
Distribuir para o público-alvo automático só é indicado quando o perfil já tem um bom resultado.
Fora isso, é altamente recomendado estudar e criar seu próprio direcionamento.
Público Personalizado
Caso não queira utilizar o público-alvo automático você pode, então, criar um personalizado.
Para isso, lá em “Promoções”, “Criar Promoções”, depois de escolhido o “Destino” selecione “Crie o seu”.
Na tela que se abre, logo em seguida, dê um nome ao público, escolha a localização, interesses, idade e gênero.
Você pode salvar cada público criado para utilizá-lo novamente.
É interessante fazer diferentes perfis a fim de testar o resultado da segmentação.
Quer uma dica? Estude as suas personas. Saiba como lendo este artigo:
7. Escolha o valor e a duração do anúncio
Além da importância da definição do público-alvo, determinar corretamente o valor e a duração do anúncio é essencial.
Não existe fórmula pronta, nem estimativas perfeitas.
O interessante, nesse caso, é avaliar qual o objetivo você espera alcançar com o impulsionamento.
- São mais seguidores? Novos visitantes? Novos contatos?
- Quanto você está disposto a pagar por cada novo lead?
- Quanto espera ter de retorno por cada ação deles?
- Quanto de verba está disponível para a ação?
- É uma ação pontual ou uma campanha?
Todas essas questões precisam ser respondidas para que, assim, seja possível definir um orçamento e uma duração para o anúncio no Instagram.
Mas, como vimos, o investimento parte de R$ 1 ao dia.
8. Toque em Criar promoção
Reta final do impulsionamento do post.
Agora, basta conferir se todas as informações estão corretas:
- Alcance estimado
- Prévia da promoção
- Destino
- Botão de ação
- Público-alvo
- Orçamento e duração
- Forma de pagamento vinculada.
Estando tudo certo, é só clicar em “Criar Promoção”.
O que acontece após impulsionar publicação?
Assim que a promoção foi criada, ela é enviada para autorização do Instagram.
Se estiver tudo de acordo com as diretrizes de publicidade da rede social, o anúncio começará a ser veiculado com as características definidas.
Durante o tempo em que o post estiver sendo impulsionado, fique de olho se todas as configurações estão em pleno funcionamento.
Como monitorar o resultado?
Você pode acompanhar o resultado da sua campanha de impulsionamento no Instagram.
Aliás, monitoramento em redes sociais é uma etapa imprescindível da estratégia.
Para isso, basta acessar a área “Promoções” e, lá, selecionar entre as ativas ou inativas.
Ao escolher entre aquelas que ainda estão em atividade, você verá um resultado parcial.
Mas, quando as promoções terminam, é possível verificar todas as interações decorrentes do anúncio pago.
Assim, você consegue conferir: o total de cliques, visitas, impressões, quantos novos seguidores, valor gasto do orçamento e público alcançado com a ação.
É importante levantar a máxima de que “aquilo que não se pode medir não se pode melhorar”.
No caso dos impulsionamentos no Instagram, é possível, sim ter acesso a dados relevantes sobre o anúncio feito.
Portanto, quando você vê os valores que resultaram da campanha, pode fazer ajustes para aprimorar os próximos impulsionamentos.
Ou, se for caso, repetir a dose de sucesso de uma campanha bem-feita.
É bacana para ajudar a melhorar os resultados do seu perfil, não acha?
Exemplo prático de como impulsionar no Instagram
Para chegar até a este ponto do texto, você já viu o que é e como impulsionar no Instagram.
Conheceu as maneiras para preparar a conta na rede social, além de configurar adequadamente uma nova promoção.
Agora, você vai conferir, na prática, como um perfil pode fazer um bom anúncio no aplicativo.
Impulsionamento no perfil de Instagram de Loja Fitness
Considere uma loja de roupas fitness que esteja localizada em área comercial de um bairro.
Haverá o lançamento de uma nova coleção na semana seguinte e a empresária busca atrair mais pessoas para o evento.
Sem site ainda, ela quer que as atuais e potenciais clientes participem deste lançamento, colocando o nome em uma lista de presença.
O estabelecimento comercializa calças, blusas, acessórios e demais peças para mulheres em fase dos 20 a 35 anos.
Essas clientes são moradoras e trabalhadoras da região que querem se vestir bem para ir à academia e praticar esportes ao ar livre.
Além de roupas, elas procuram por tênis, bolsas e outros acessórios para suas atividades físicas.
Dessa forma, a loja pode:
- Ativar sua conta profissional no Instagram
- Publicar várias fotografias da nova coleção fitness de roupas, em modo carrossel
- Criar uma promoção com destino a “suas mensagens diretas”
- Definir o público-alvo
- Com localização em raio de 15 km de distância
- Interessadas em atividades físicas, fitness, compras e moda
- Mulheres com idade entre 18 e 40 anos.
- Estipular um valor de R$ 50 por dia, durante 5 dias
- Criar a promoção, aguardar a liberação e verificar os resultados.
Viu como pode ser simples criar um impulsionamento?
Quanto mais alinhado a uma estratégia de marketing o anúncio estiver, maiores são as chances de fazer uma promoção de sucesso no Instagram.
Conclusão
Atrair novas pessoas para o seu perfil na internet não é tarefa das mais fáceis.
Especialmente com a grande concorrência, é cada vez mais importante fazer anúncios pagos na internet.
Mas, a forma como você vai impulsionar no Instagram precisa ser bem-estruturada.
Apesar disso, como viu, fazer anúncios na rede social pode ser mais fácil do que se imagina.
Com conhecimento do próprio público e estratégia, é possível fazer impulsionamentos de sucesso e com bom resultado.
E para qualificar seus resultados, não deixe também de conferir estes outros artigos que separei para você:
- Instagram Ads: Como Anunciar No Instagram e Vender Mais em 2019
- 5 Dicas Para Lançar Sua Primeira Campanha de Marketing Paga no Instagram
- Como Impulsionar as Vendas no Instagram: Além de seguidores e hashtags
- Aprenda Como criar um Instagram Matador para Funil de Vendas
- Marketing No Instagram: 12 Dicas Poderosas Para Usar Em 2019
- 7 Dicas de Como Ter Sucesso Usando o Instagram para Negócios.
Antes de ir embora, deixe um comentário: quais seus objetivos ao impulsionar no Instagram?
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