quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Facebook Marketing: Como Fazer e Estratégias Para 2019

facebook marketing tips

O marketing no Facebook ainda tem altos e baixos.

Foi a primeira plataforma de mídia social a lançar anúncios, e se tornou uma referência para outros sites que fazem algoritmos de anúncios.

Claro, houveram controvérsias.

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou novos planos para reduzir o impacto dos anúncios nos feeds de notícias dos usuários.

É um movimento que muitos vêem como um sucesso para os anunciantes e comerciantes.

Mas não se preocupe. Mesmo com mudanças de algoritmo, o Facebook ainda é uma potência para aumentar seu alcance social.

E já vou começar este artigo revelando o motivo.

Por que o Facebook ainda é uma poderosa ferramenta de marketing

Se você comparar com todas as outras plataformas sociais, o Facebook ainda é o maior.

Conta com mais de 2,4 bilhões de usuários ativos mensais e mais de 1 bilhão de usuários ativos diários. Teve esse crescimento todo no período de 13 anos.

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Vamos colocar esses números em um contexto.

De acordo com a TechCrunch, nenhuma outra plataforma alcançou tantos usuários ativos mensais:

  • O YouTube possui 1,8 bilhões de usuários ativos mensais.
  • O WeChat possui 1,1 bilhão de usuários ativos mensais.
  • A Instagram possui 1 bilhão de usuários ativos mensais.
  • O Twitter tem 330 milhões de usuários ativos mensais.
  • Snapchat tem estimado 200 milhões de usuários ativos mensais.

Embora o YouTube e o Instagram estejam avançando, o Facebook permanece no topo.

E 93% dos comerciantes admitem usar publicidade do Facebook regularmente.

Isso representa aproximadamente 3 milhões de empresas que usam o Facebook estritamente para fins de marketing.

Mas, apesar do uso generalizado do Facebook, os comerciantes estão preocupados com as mudanças recentes do algoritmo.

De acordo com a Recode, alguns relataram queda de impressões e aumento de custos desde janeiro de 2018.

Facebook ad costs spiked higher after a big change to its News Feed algorithm Recode

Isso pode deixar algumas pessoas em dúvida sobre o futuro do Facebook para a publicidade.

Embora seja improvável que o Facebook abandone seus anunciantes (que ganharam US $ 7,68 bilhões em vendas de publicidade no primeiro trimestre de 2017), é possível que essas novas mudanças possam afetar anúncios pagos em algum momento.

Como criar uma página no Facebook e ter sucesso? Comece pelo básico

como criar página de sucesso no facebook

Agora que você está mais do que convencido de que o Facebook ainda é uma poderosa ferramenta de marketing – e será por muito tempo -, é hora de iniciar a parte prática.

Criar uma página de sucesso está longe de ser impossível, mas requer bastante atenção em alguns detalhes que vou te contar a seguir.

Então, comecemos pelo começo.

Escolha a categoria certa para sua página de negócios

Primeiro passo: você precisa de uma página comercial e não de um perfil pessoal.

Mas eu vou considerar que você já sabe disso. Caso contrário, veja como configurar um.

Esta é minha página de negócios:

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Vou entrar em mais detalhes sobre o por que minha página aparece como nas dicas a seguir.

Mas por enquanto, certifique-se de alguns recursos importantes, incluindo:

  • Minha foto do perfil
  • O “Inscreva-se” CTA
  • Minhas barras laterais

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Esses elementos foram importantes depois.

Antes disso, quero mencionar uma coisa muito importante sobre o processo de configuração.

Você vai querer criar seu perfil em uma categoria específica. O Facebook tem seis opções:

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Como a maioria das pessoas, você provavelmente vai entrar nas categorias Local Business ou Brand.

O tipo de categoria importa porque cada uma possui recursos diferentes.

As empresas locais, por exemplo, tem uma seção para localização física, enquanto uma marca online não. Isso vai ser crucial se você quiser aumentar a consciência da marca.

Se você precisar de ajuda para escolher o tipo certo, aqui está uma explicação das diferentes categorias.

Personalize a sua URL

Existem muitas maneiras de otimizar sua página depois de configurá-la, mas o primeiro passo é criar um URL pessoal.

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Você vai ter um link de página fácil de ler e que você pode postar em outros lugares (veja #14).

Eu uso apenas meu nome para meu URL pessoal porque também é meu nome de marca:

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Quando o marketing é seu objetivo, eu recomendo usar um URL pessoal que é bom para o SEO.

Sua página não só fica mais fácil de encontrar no Facebook quando você usa um URL pessoal, mas também no Google.

O Google vai vinculá-lo às palavras-chave do seu site.

Além disso, fica mais profissional, o que é melhor.

Use guias personalizadas do Facebook

Para toda fanpage, o Facebook oferece a possibilidade de criar abas personalizadas.

Elas ficam localizadas abaixo da foto de perfil, no lado esquerdo da página, e, via de regra, trazem informações como fotos, eventos, publicações, etc.

Acontece que essas abas são personalizáveis, e podem cumprir uma série de outras funções.

Você pode, por exemplo, adicionar um link para o seu site ou blog (tráfego), inserir um formulário de inscrição para quem deseja receber newsletter ou algum material (leads), além de disponibilizar informações adicionais importantes sobre a sua marca.

Por isso, pense em algum call to action para incentivar o usuário a realizar uma ação mais facilmente, com a rapidez de um clique.

Crie uma página em vez de um perfil

Se a sua empresa ainda usa a função de perfil tradicional do Facebook em vez de uma fanpage, faça essa migração imediatamente.

As fanpages garantem uma série de recursos interessantes para as empresas que outras opções não oferecem.

Além de proporcionarem uma experiência muito mais intuitiva para os clientes, elas oferecem às marcas métricas importantes sobre a performance da página, como número de visitantes, posts mais comentados, etc.

Outra opção essencial dessa página é a possibilidade de impulsionar publicações e criar anúncios personalizados.

Além disso, o usuário nem precisa solicitar sua amizade para acompanhar seus posts.

Basta que curta a página.

Complete as informações da sua página

O usuário deve ser capaz de encontrar todos os dados essenciais sobre o seu negócio logo de cara.

Caso contrário, ele pode ficar confuso e abandonar a página em um segundo.

Na seção “Sobre” da sua página, confira se tudo está preenchido corretamente e certifique-se de que você não esqueceu de nenhuma informação importante.

Capriche nas fotos de perfil e capa

Essas fotos são seu cartão de visita. Portanto, capriche!

Nada de adicionar fotos de baixa resolução, pouco atraentes e de baixa qualidade.

Uma boa foto de perfil e de capa tem um poder incrível.

Não só para chamar a atenção do usuário como também para fortalecer a sua imagem e a identidade visual da empresa, tornando-a reconhecível onde quer que esteja.

Integre o Facebook com seu site

Hoje em dia, o que não faltam são plugins e widgets para deixar seu site e sua página do Facebook em perfeita sintonia.

Você pode, por exemplo, colocar no seu site ou blog botões que direcionam o visitante diretamente para sua página do Facebook ou outras redes sociais em geral.

Com tudo integrado, fica muito mais fácil para o usuário acompanhar a marca em meios diferentes sem dificuldades.

Adicione marcos à página

Toda empresa tem uma história bacana que pode ser contada, não é mesmo?

Pode ser um prêmio que a marca recebeu, a data de inauguração da empresa ou qualquer outro acontecimento importante que valha a pena ser compartilhado com seu público.

Para adicionar um marco, basta clicar no botão de reticências logo abaixo da foto de capa e selecionar essa opção.

17 Maneiras de divulgar sua empresa no Facebook

facebook marketing para empresas

Página criada, missão número 1 cumprida.

Mas seu trabalho está apenas começando.

Agora, as pessoas precisam saber que sua página existe.

Eis aqui algumas dicas.

Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário

Você também pode compartilhar conteúdo gerado pelos usuários em vez de sempre criar o seu.

Isso não só poupa tempo e energia, mas também promove fidelidade à sua marca e ajuda os usuários a se sentirem parte disso.

Uma das maneiras mais fáceis para isso é fazendo com que os usuários compartilhem fotos de interações com sua marca ou produto.

O buffer, por exemplo, apresenta álbuns de fotos de seus seguidores de diferentes momentos:

Buffer Photos

Se você pede aos usuários que compartilhem fotos com você ou para repostar um conteúdo em suas páginas, é uma ótima maneira de melhorar o engajamento.

Você também pode compartilhar posts em sua página da comunidade quando um usuário menciona você.

Aqui está um exemplo do Evernote:

Evernote Community

Isso pode ajudar seus seguidores a se sentirem incluídos e reconhecidos.

Todo mundo quer ser conhecido nas mídias sociais, e eles vão querer que suas marcas favoritas os conheçam.

Permitir que os usuários façam parte de sua página de uma maneira pessoal pode ajudar a melhorar o vínculo com sua marca.

Faça enquetes ao vivo

Interações em tempo real, se tiverem uma proposta divertida e descontraída, geram um engajamento sem igual.

Faça enquetes ao vivo com seu público.

Convide-os para fazer parte da tomada de decisões da sua empresa, por exemplo.

Você pode, na sua enquete, perguntar quais produtos eles gostariam de ver na sua loja.

Ou, quem sabe, pedir a opinião do seu público entre diferentes cores para um novo layout?

Além de fazer com que seus seguidores se sintam importantes – porque eles são! -, esse tipo de ação também ajuda a entender melhor as preferências dos seus clientes.

Seja criativo com o uso de posts visuais

Posts bonitos, bem escritos e criativos têm muito mais chances de chamar a atenção do usuário.

Afinal, ele está acostumado a subir e descer a barra de rolagem da rede social quase que no piloto automático, e as publicações comuns não vão atiçar a sua curiosidade.

Portanto, aposte em conteúdos multimídia de qualidade, como imagens vibrantes, vídeos interessantes, memes engraçados e infográficos educativos sobre o seu negócio.

Use um dos botões de conversão do Facebook

O Facebook também disponibiliza botões pré-configurados de call to action para sua fanpage.

Pode ser uma chamada para fazer uma reserva, uma compra ou para entrar em contato, por exemplo.

Para acioná-lo, basta clicar na opção “criar chamada para ação” logo abaixo da sua foto de capa.

Surpreenda com emojis e GIFs

Eu coloco a minha mão no fogo se você nunca deu uma bela de uma gargalhada ao se deparar com um gif engraçado no meio da sua timeline.

Sim, eles chamam a atenção e são ótimos para gerar engajamento e visibilidade para a sua página.

Afinal, sempre tem aquela pessoa que se identifica com o conteúdo do gif, ou, no mínimo, conhece alguém que merecia ser marcado ali.

Além disso, se usados na medida certa, os gifs contribuem para deixar a página mais leve e alegre.

Já os emojis podem ser muito bem aproveitados tanto no texto da publicação quanto na interação com os usuários.

Isso quebra o gelo entre a empresa e o usuário, sinalizando que a marca é “gente como a gente” e também tem senso de humor.

Dirija-se a públicos específicos para aumentar o alcance do anúncio

Se você quer garantir que seus anúncios no Facebook sejam eficazes, saiba como reduzir o seu público.

De acordo com o WordStream, existem pelo menos 11 tipos de públicos específicos que você pode segmentar.

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Eles podem variar desde o público baseado em localização até a segmentação com base nos passatempos e interesses (lembra dos seus dados do Facebook Audience Insights?) até eventos cotidianos.

Você é fotógrafo de casamento? Identifique os usuários que acabaram de se envolver nessa área.

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Existem centenas ou mesmo milhares de maneiras pelas quais você pode adaptar seus anúncios para melhorar seu alcance.

A chave é ter tempo para analisar sua base de clientes e formar compradores.

Quando você tem ideia do que seu público gosta, seus anúncios vão ficando melhores ao longo do tempo.

Promova sua página fora do Facebook

Se você quiser melhorar o engajamento na sua página do Facebook, você precisa encontrar maneiras de trazer circulação para ele.

Usar postagens e anúncios pagos podem destacar sua página para usuários do Facebook que estão na plataforma.

E os usuários que nem sabem que você tem uma página no Facebook?

Inclua um link para sua página do Facebook (e outras contas sociais) em seu site.

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Coloque na parte inferior dos seus emails.

Coloque também em suas outras ferramentas de marketing.

Deixe suas postagens compartilháveis no Facebook.

Are Snapchat Ads Worth Your Investment Here s How to Find Out

Inclua links em seus cartões de visita. Afinal, o foco em ter uma URL pessoal é o compartilhamento.

Você pode dar às pessoas um motivo para se tornarem seu seguidor no Facebook.

Ofereça ofertas, conteúdos ou promoções exclusivas que os induzam a seguir você.

Isso dá um incentivo para realmente se envolverem com sua marca no Facebook.

Faça parceria com influenciadores

Se você está buscando engajamento no Facebook, faça parceria com alguém que já tenha feito isso.

O marketing de influenciadores pode realmente aumentar seu engajamento se você fizer isso direito.

O truque é encontrar influenciadores que já estão por perto e que desejam trabalhar com você.

Tente usar uma ferramenta como o BuzzSumo ela pode te ajudar a encontrá-los. Com os influenciadores certos e recursos de divulgação, você pode procurar cada um usando palavras-chave relevantes para sua empresa.

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Infelizmente, não há nenhum recurso de pesquisa que o ajude a encontrar influenciadores diretamente no Facebook devido às suas configurações avançadas de privacidade.

Mas você pode encontrar influenciadores em outros sites sociais como o LinkedIn ou o Twitter e depois pesquisar cada um deles manualmente usando a barra de pesquisa do Facebook.

No LinkedIn, você pode inserir palavras-chave específicas na caixa de pesquisa para abrir conexões de segundo grau e usuários diretamente relacionados à sua pesquisa.

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As ferramentas de análise do Twitter vão ajudar você a identificar tópicos de tendência e hashtags relacionados à sua marca, o que também pode indicar que você esteja na direção certa.

Quando você encontra o influenciador que deseja alcançar, passe um tempo cultivando esse relacionamento.

É um método de marketing lento, mas que funciona.

Você pode se surpreender com a quantidade de compromissos que você pode criar simplesmente pedindo ajuda aos outros.

Marque outras pessoas/páginas

Fechou uma nova parceria ou simplesmente experimentou um novo produto ou conteúdo que mereça ser compartilhado?

Faça um post sobre o assunto e marque outras pessoas ou páginas relacionadas.

Além de levar um conteúdo bacana para seus fãs, você também gera visibilidade para outras marcas e faz com que um novo público passe a notar a sua empresa.

Responda a todos os comentários

Ninguém gosta de ser ignorado.

Além disso, o seu público é a razão pela qual sua fanpage existe, e merece toda a atenção do mundo.

Reserve uns minutos para interagir com seus fãs e responder os comentários.

Isso gera engajamento para sua página e ainda faz com que eles se sintam ouvidos.

Você também tem muito a aprender com eles.

Realize concursos

Todo mundo adora participar de concursos.

E o Facebook traz essa possibilidade de forma muito simples.

Você pode aproveitar o lançamento de um novo produto ou a chegada de uma data especial para presentear os usuários.

Em troca, vale pedir para marcarem amigos, curtirem ou compartilharem o post para dar aquela força para sua página.

Todo mundo sai ganhando.

Use hashtags

As hashtags são grandes aliadas para direcionar pessoas interessadas pelo seu conteúdo até você.

Então, a cada publicação, não deixe de usar a palavra-chave nas hashtags e tudo o que for relacionado a ela.

Responda as mensagens rapidamente

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Quanto mais rápido você responde às dúvidas dos usuários, mais eles percebem que sua marca se preocupa com eles, gerando confiança e um bate papo mais personalizado.

Além disso, o Facebook costuma mostrar aos usuários quanto tempo uma determinada página leva, em média, para responder uma mensagem.

Caso sua reputação não seja das melhores nesse quesito, isso pode desestimular novos visitantes a entrarem em contato com você.

Lembre que a pessoa que faz esse tipo de interação está mais propensa a adquirir seus produtos ou serviços.

Basta incentivá-la da maneira correta e as chances de ganhar um novo cliente ficam bem maiores.

Fixe postagens importantes

Antigamente, quando um post fazia sucesso, ele logo se perdia entre as novas atualizações até desaparecer para sempre na linha do tempo.

Agora, porém, é possível fixá-lo e deixá-lo bem destacado no topo da sua página para todo mundo ver.

Caso o post tenha perdido a importância, basta desfazer a ação.

Descubra os melhores horários para postar

Com tanta informação publicada no Facebook o tempo inteiro, a rede social tende a priorizar os posts mais recentes na linha do tempo dos usuários.

É por isso que você deve procurar postar nos horários em que seu público-alvo está ligado na rede.

Se você já sabe tudo sobre ele, completar essa missão será mamão com açúcar.

Se, por acaso, sua persona for uma pessoa idosa, publicações tarde da noite provavelmente não terão visibilidade alguma.

Já um público mais jovem tende a acordar e dormir mais tarde.

Há ainda pessoas que costumam usar o Facebook durante o expediente. Outras, no horário de almoço.

Viu quantas possibilidades temos aqui?

Não deixe de dar uma olhada no meu artigo sobre melhores horários para postar no Facebook.

Fique atento à frequência das publicações

Nem demais, nem de menos.

Se, por um lado, queremos nos manter presentes e gerar conteúdos de qualidade com a freqüência que o público espera, por outro, “floodar” a linha do tempo do usuário de publicações não é nada interessante.

Preze pelo equilíbrio.

Acerte as dimensões das imagens

Na hora de configurar suas fotos de perfil e capa, fique atento às dimensões exigidas pelo Facebook.

Se o conteúdo fugir muito das especificações, a imagem poderá apresentar um aspecto amador, pixelada ou esticada demais.

Lembre que os usuários, mesmo que sem perceber, são diretamente impactados pela qualidade das fotos que você escolhe para representar sua empresa.

Conclusão

Apesar das recentes mudanças na publicidade do algoritmo, o Facebook pode ser uma ótima ferramenta de marketing para a maioria das empresas.

A chave para o sucesso é focar em uma combinação de alcance orgânico e anúncios pagos.

Ao mesmo tempo, você pode aproveitar o marketing de influenciadores.

Ter uma abordagem eclética vai melhorar seu envolvimento ao longo do tempo.

Uma das coisas mais importantes para se lembrar sobre publicar no Facebook é que você precisa otimizar.

Otimize sua página de negócios do Facebook, otimize suas fotos, otimize seus links e otimize seus vídeos. Otimize tudo.

Não publique apenas por publicar.

Esteja certo de que o conteúdo que você produz no Facebook realmente importa, e você vai ver os resultados.

Então, antes de ir embora, deixe um comentário: quais são suas estratégias favoritas de marketing no Facebook?

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