O marketing tradicional está recebendo uma plástica.
Não do tipo assustadora, onde você não consegue mais mexer as sobrancelhas – mas do tipo em que você parece descansado e 10 anos mais novo, e ninguém consegue adivinhar por quê.
Organizações inteligentes reconhecem a necessidade de mudar o modo como gastam seu tempo e dinheiro para aumentar a exposição de marca e se destacar no mercado.
Cada estratégia e cada dólar gasto devem apontar para um objetivo: crescimento.
O consumo digital de informações pelos consumidores está em ascensão. Com isso vem um aumento prolífico na concorrência para organizações de todas as idades e tamanhos.
Os consumidores estão se afogando em opções.
Então, como empresas como a Slack podem ser bem-sucedidas no mercado competitivo atual de SaaS?
Todos nós testemunhamos suas histórias de Cinderela e queríamos saber seu segredo.
A verdade é, não é um segredo;
É uma combinação de trabalho duro e saber onde e como encontrar seu público.
Aqui estão 12 técnicas de growth hacking que você já pode começar a fazer para ver resultados imediatos e deixar a concorrência comendo poeira.
1. Faça blog como se sua marca dependesse disso(porque ela depende)
Os consumidores não podem amar você se não conseguem encontrá-lo.
Se você ainda não começou um blog, faça um agora e comece a escrever hoje.
Ter um blog é uma das maneiras mais baratas e simples de alcançar um público e se conectar com influenciadores.
O consumidor de hoje vai direto para a internet para conseguir informações no início do processo de compra, antes mesmo de pensar em conversar com um ser humano.
Encontre-os lá.
Mas, por favor, faça um favor a todos: não lance um ótimo blog com um conteúdo incrível por algumas semanas e depois deixe de escrever qualquer coisa.
Depois de engajar seus leitores, eles vão querer atualizações regularmente.
Quanto mais conteúdo eles lerem sobre sua marca, mais provável que eles confiem em você, escolham você e o recomendem aos amigos.
Se você desaparecer, os seus leitores também vão.
2. Realize experimentos
Agora que você tem uma estratégia de blog e o seu site está ativo, é hora de observar como os consumidores estão respondendo (ou não) a você.
Então tire aquele bico de Bunsen do armário, growth hacker – é hora de experimentar. Você ficará feliz por fazer isso.
Seja fazer um teste A/B no conteúdo da sua página principal ou ver quais linhas de assunto de email funcionam com seus leitores, a experimentação pode descobrir soluções rápidas que levam a grandes resultados.
Aqui está um exemplo do mundo real: o InsightSquared recentemente avaliou seus formulários longos e os dados solicitados aos leitores.
Depois de remover um mísero campo (número de telefone), eles viram um aumento de 112% nas conversões.
Um ajuste simples. Grande impacto.
Precisa de ajuda para começar seu primeiro experimento? Confira o modelo de experimentação de crescimento de marketing do HubSpot para se inspirar.
3. Não tenha vergonha de se autopromover
Vince Lombardi disse “A confiança é contagiosa. A falta de confiança também.”
Peça oportunidades de guest posting e backlinks. E seja gentil ao fazer link de volta e promoção cruzada com outros especialistas da área.
É intimidador apresentar seu conteúdo para as pessoas e marcas que você admira, mas lembre-se de que você é o maior especialista nos seus produtos e serviços.
Ninguém sabe o que você faz como você.
Sua confiança não vai passar despercebida pelos influenciadores e sua presença chamará a atenção dos clientes em potencial.
Esteja em todos os lugares.
É publicidade gratuita para sua marca com o “efeito halo” adicional, que vem de estar no mesmo clube com influenciadores já estabelecidos.
Confira comunidades e fóruns online relacionados ao seu negócio e comece a publicar ativamente informações úteis. Mas não tente vender. Você está lá apenas para ser útil.
A confiança vem em primeiro lugar. As ofertas vêm depois.
E lembre-se, depois que você crescer no mundo dos “alguém digitais”, não deixe de ajudar outras pessoas que estão apenas começando. Faça alguns backlinks e dê oportunidades de guest posting.
Os relacionamentos são uma das moedas mais valiosas no growth hacking.
4. Encontre o que for mais fácil
Periodicamente, é aconselhável dar um passo atrás em sua estratégia de marketing para checar o quadro geral.
Quais áreas precisam ser revistas?
Onde você poderia melhorar o engajamento?
O Buffer recentemente fez um teste para ver qual variante de um título de blog criaria o maior interesse.
Ao adicionar um dado ao título original, eles aumentaram as taxas de cliques em mais de 40%.
Mas, ao descobrir táticas que não estão funcionando da maneira que gostaria, não entre em pânico. Não há necessidade de parar tudo e começar do zero.
Com alguns ajustes incrementais e um pouco de teste A/B, você pode transformar esses pequenos atrasos em estrelas brilhantes.
A chave é mergulhar fundo nos seus dados e usá-los para agir.
Comece dando uma olhada no seu funil de leads.
- Você está facilitando o suficiente para os clientes em potencial fornecerem suas informações no topo do seu funil?
- O que você faz com esses leads quando eles estão no funil? Certifique-se de que não está deixando-os escapar pelas fendas. Eles podem não ser todos bons leads, mas não os descarte para futuras campanhas de nutrição.
- Por fim, você sabe onde exatamente os leads saem do seu funil? Quando os clientes em potencial deixam de engajar com você?
Procure os furos no seu processo e comece a tapá-los com novas táticas.
Agora pare, teste seus resultados e observe um aumento no crescimento.
O hacking de funil não é uma ciência exata, mas a equação básica tende a seguir um modelo de “identificar, ajustar, repetir”.
Embora o hacking de funil e os testes A/B sozinhos não possam impulsionar o crescimento imediatamente, eles destacarão seus pontos fracos para melhorar sua estratégia ao longo do tempo.
5. Crie um estoque de email
O marketing de email é a arma secreta do growth hacker e ainda é um dos canais de marketing que cresce mais rápido.
Mais de 91% dos consumidores verificam seus emails pelo menos uma vez por dia e mais de dois terços desses compram como resultado direto de um email que recebem.
O marketing de email tem um ROI médio de quase $44 para cada $1 gasto.
Louco, né?
Do ponto de vista da geração de receita, o email é o caminhão monstro dos veículos de compra. E o melhor de tudo, é relativamente simples e barato de usar.
Aqui está a chave: sua estratégia de marketing de email é tão boa quanto sua lista de emails.
Não sabe por onde começar?
Primeiro de tudo, você está pedindo endereços de email?
Comece a pedir. Ninguém vai oferecer essa informação.
Os consumidores são entupidos com emails que não pediram e que não vão ler.
Eles se apegam às suas informações de contato como uma Kardashian com a juventude. Seu trabalho é convencê-los a dá-las a você.
Se você não tem um formulário de inscrição claro e visível no seu site e blog, adicione um hoje.
Para chamar ainda mais atenção, adicione um formulário educado pop-up ou de intenção de saída com uma oferta que eles não podem recusar (como conteúdo gratuito ou um desconto).
Essa também é uma maneira fácil de testar pontos de conversão.
Você está recebendo inscrições em determinadas páginas da web e em outras não?
Está perdendo leitores assim que chegam à página inicial?
Pesquise os dados para descobrir onde você é fraco e, então, instigue seu público a lhe dar uma chance.
Brinque com diferentes tipos de conteúdo.
Seus leitores preferem infográficos? Eles gostam de um pouco mais de texto?
Você já tentou incorporar vídeo? Segundo a Hootsuite, mais de 72% das empresas que usam vídeo dizem que isso aumentou suas taxas de conversão do site.
Novamente, não tenha medo de experimentar um pouco para encontrar sua arma secreta.
Outro vencedor de acumulação de email é a mídia social.
Facilite para que os leitores se inscrevam na sua lista de assinantes com um clique. Peça um endereço de email em todos os lugares em que você interage com seu público.
Depois de conseguir reunir essa linda pilha de endereços de email, use-os com sabedoria.
Cada email que você enviar deve fornecer valor e deixar seus leitores querendo saber de você novamente.
6. Cutuque seu público na massa cinzenta
Estudos mostraram que, quando os leitores recebem uma pergunta, eles se sentem quase obrigados a responder. Por que isso acontece? (Viu o que fizemos aqui?)
O cérebro humano é estimulado por perguntas e pelo desejo de respondê-las.
A gamificação sempre foi um canal de marketing eficaz graças ao desejo humano básico de estar certo e vencer.
Use isso em sua vantagem, atraindo seu público com quizzes e pesquisas para estimular engajamento e camaradagem com sua marca.
Torne o conteúdo divertido, mas lembre-se do mantra de fornecer valor.
Essa é sua chance de libertar a bandeira esquisita da sua marca. Mostre sua personalidade. Seja um ser humano real com um senso de humor real. Seja memorável.
E depois de engajar seu público e reunir suas informações, certifique-se de que seu quizz ou pesquisa é compartilhável com outros em um clique.
Bons quizzes oferecem gratificação imediata ao público e lhes dão uma chance de se sentirem bem por um momento.
Mais exposição para você, diversão para seus leitores e uma forma simples de criar discussões sobre sua marca.
7. Não odeie, integre
Com certeza, você sabe que seu produto é a melhor coisa criada desde o pão fatiado.
Mas e se você subisse essa maravilha de nível fazendo uma parceria com uma empresa que complementa a sua?
Você recebe acesso a uma nova base de clientes e seu parceiro de integração pode estender o que sua solução pode fazer para resolver problemas e atrair novos compradores.
Mais valor para os clientes, mais marketing cruzado para sua marca e mais portas se abrindo para possíveis novos mercados.
E melhor ainda se você conseguir integrar com uma plataforma de mídia social.
Isso não apenas torna o acesso e uso do seu produto muito mais fácil para os consumidores, mas abre portas para conteúdo compartilhado, engajamento do público e um crescimento mais rápido.
Confira esse exemplo de uma integração de mídia social do RevNGo.
Eles têm um call to action forte, benefícios bem definidos e um processo de inscrição simples:
Você não precisa de um orçamento de marketing gigante para aproveitar as mídias sociais.
Sua acessibilidade nivela o campo de atuação do orçamento de marketing. Até a menor das empresas tem o potencial de se tornar viral com um post oportuno e compartilhável.
Se você conseguir integrar seus esforços de marketing de email ao seu alcance nas mídias sociais, receberá ainda mais benefícios pelo seu investimento em marketing. Dobre o alcance da exposição e do conteúdo
E não se esqueça de exibir sua prova social com widgets sociais embutidos que comprovam sua popularidade nas mídias sociais e apontam os usuários para os amigos que já amam sua marca.
8. Seja contagioso (do jeito bom)
Qual é a característica predominante de um loop? Ele nunca acaba.
Os loops virais funcionam da mesma maneira.
Um usuário recomenda ou faz um “loop” em outro; eles fazem “loop” em mais algumas pessoas e, antes que você perceba, sua base de usuários explodiu em crescimento exponencial.
Para fazer o barco andar (ou o loop… loopear?), você pode oferecer aos usuários um incentivo para fazerem amigos ou colegas de trabalho participarem.
Para as empresas de SaaS, um ótimo lugar para começar é apresentar o valor da sua solução aos tomadores de decisão nas organizações.
Ofereça uma avaliação gratuita para que algumas equipes usem sua solução e, então, peça para ser a solução escolhida para todo o negócio.
Em média, seis em cada dez avaliações gratuitas convertem para assinaturas pagas.
Os líderes e administradores de TI estão cansados de ferramentas comerciais desonestas que são difíceis de acompanhar e que não conectam seus funcionários.
Seu trabalho é tornar-se a solução “oficial” e criar esse loop viral de crescimento à medida que novos funcionários e empresas entram em cena.
Para soluções sociais ou individuais de consumidores, adicione uma camada de gamificação em que os usuários “vencem” ao convidar novos usuários e ganham medalhas online ou serviços gratuitos.
Vá ainda mais longe apelando para as consciências sociais.
Ofereça doações para instituições de caridade ou outras boas ações em troca dos usuários compartilharem sua solução para outras pessoas se inscreverem.
Isso cria boa vontade com seu público, e, literalmente, torna o mundo um lugar melhor.
Conclusão: loops virais são difíceis de realizar.
Mas isso não significa que você não deva tentar. Especialmente se você é uma empresa de SaaS com um processo de inscrição fácil e os incentivos e referências corretos.
Pode demandar alguns testes para ver ao que seu público responde, mas depois de pegar o ritmo, o céu é o limite.
9. Faça seus clientes se divertirem
Pode parecer básico, mas cada experiência ruim do consumidor é um prego no caixão de crescimento do seu negócio.
Não deixe que uma base desleixada derrube sua estratégia de growth hacking.
-
- Primeiro de tudo: como está a velocidade do seu site? As páginas e gráficos demoram uma eternidade para carregar? Se sim, conserte isso. Agora. Você tem uma janela muito curta para atrair a atenção de seus leitores. Não desperdice isso com velocidades lentas. Execute algumas análises rápidas para avaliar o desempenho atual do seu site.
- Em segundo lugar, como está a página inicial? Se você tem texto suficiente para entendiar Tolstoi, é hora de apará-lo. Basta dizer quem é você e como vai resolver os problemas dos seus clientes. Você não precisa colocar o conteúdo de um site inteiro na sua página inicial.
- Por fim, lembre-se dos seus clientes atuais com a experiência do usuário. Facilite a navegação para o conteúdo que eles precisam e mantenha os ganchos brilhantes de marketing para novos clientes separados. Se você anunciar um fórum de desenvolvedor para clientes, mostre o caminho. Você oferece uma biblioteca de API aberta? Facilite o acesso de seus clientes.
Reveja cada passo da experiência do seu consumidor, novo e atual, como se estivesse vendo a informação pela primeira vez e preste muita atenção na impressão que você está causando.
Depois de fazer alguns ajustes necessários, peça a outra pessoa (ou um cliente útil) para analisar a experiência e oferecer uma opinião sincera.
Selecione alguns usuários e peça entrevistas usando uma ferramenta como o modelo de Feedback do site do Survey Monkey.
E seja casca grossa. Você aguenta. Você é um growth hacker.
10. Recicle tudo
Você é responsável socialmente e ambientalmente. Você está ciente da sua pegada de carbono. Você reduz, reutiliza e recicla.
Tiro o chapéu para você, meu amigo ecológico, mas há outro tipo de reciclagem que leva a um crescimento rápido: reciclagem de conteúdo.
69% dos profissionais de marketing dizem que não têm tempo suficiente para criar ótimos conteúdos.
Hora de redirecionar.
O que tem o maior engajamento? O que é compartilhado, citado e adorado de forma consistente pelas massas?
Use o Ubersuggest para encontrar o seu conteúdo que tem maior desempenho.
Passo nº1: Insira seu URL e Clique em “Pesquisar”
Passo nº2: Clique “Páginas Principais” na Barra Lateral Esquerda
Passo nº3: Analise os Resultados
Aqui é onde você encontrará o conteúdo que deseja reciclar. Você já sabe que seu público adora esses posts do blog, então, faz sentido adotar uma abordagem parecida com futuros conteúdos.
Junto com a lista de páginas principais, os resultados também exibem:
- O número estimado de visitantes mensais na página
- O número de backlinks para a página
- O número de compartilhamentos sociais no Facebook e Pinteres
Por exemplo, o resultado principal, Marketing de Afiliados Simplificado: Um Guia Passo a Passo.
Com 887 backlinks e mais de 2.300 compartilhamentos sociais, é um dos meus posts mais populares avaliados por tráfego, backlinks e compartilhamentos sociais.
Um ótimo conteúdo pode ser moldado de várias maneiras diferentes para atrair muitos tipos de consumidores.
Não limite suas grandes ideias a um orçamento de marketing. Veja quantas vezes você pode reformar a mesma ótima ideia para mantê-la atualizada e funcionando bem para sua marca.
11. Crie comunidade, não tirania
Uma das técnicas de growth hacking mais negligenciadas é simplesmente permitir que seus clientes promovam sua marca para você.
As comunidades sociais são uma maneira fácil de ajudar seus usuários a engajarem com sua marca e entre si.
O truque para promover uma comunidade de sucesso é permanecer engajado sem ser intrusivo.
Você vai precisar iniciar conversas (especialmente no começo) e responder rapidamente às perguntas, mas tente ficar fora do caminho e deixe sua comunidade crescer por si própria. Veja o Buffer, por exemplo. Eles são grandes apoiadores da comunidade, com defensores leais para comprovar.
Seu trabalho é oferecer suporte, ser querido com os membros da comunidade oferecendo descontos ou ganhos periódicos e direcionar novos usuários para sua próspera tribo.
Por mais tentador que seja levar o grupo para certa direção, não faça isso.
Quando seus usuários estão investidos na sua marca, eles irão engajar voluntariamente com outros usuários. Dê a eles boas razões para continuarem investidos e então recue.
Clientes felizes contam sua história melhor do que você conseguiria.
12. Aproveite o brilho dos elogios
Empresas podem falar o dia inteiro sobre a magnificência de seus próprios produtos e serviços. Mas depois de um tempo (e bem rápido), é apenas ruído.
Em vez disso, os growth hackers mais experientes sabem que o caminho mais rápido para o coração de um possível cliente é um bom depoimento de cliente.
Aqui está o problema – embora você queira que clientes felizes forneçam esses endossos, você não pode de jeito nenhum incentivá-los, suborná-los, coagi-los ou fazer com que se sintam culpados para dizer coisas legais com as quais não concordam.
Não seja esse tipo de empresa.
É extremamente óbvio quando um cliente está sendo induzido a fazer uma avaliação positiva (para não dizer incrivelmente desanimador).
Em vez disso, encontre os clientes com quem você fez um ótimo trabalho.
Aqueles cujas implementações e experiências de usuário foram tranquilas. Os que se sentem à vontade para procurá-lo quando há algum problema, porque sabem que você o consertará.
E, então, deixe-os contar a história do seu jeito.
A legitimidade falará por si mesma e a credibilidade que você ganhará com os clientes em potencial valerá muito mais do que um depoimento falso jamais faria.
Conclusão
Nas palavras do grande Bob Dylan, “os tempos estão mudando“.
O growth hacking não é apenas um chavão que você pode ignorar enquanto agita seu punho para o céu e ajeita as calças mais alto.
A concorrência, especialmente entre empresas de SaaS, está em todo lugar, e os consumidores têm mais opções do que nunca. Você não pode se dar ao luxo de escrever alguns documentos e relaxar.
Faça tudo com o objetivo de resolver problemas, aumentar seu público e ampliar sua marca.
Ótimos produtos e serviços certamente ajudam a vender, mas você precisa dar início a esse plano de crescimento.
Recrute clientes evangelistas. Faça parceria com empresas com ideias parecidas. Crie conteúdos com paixão. Destaque-se com um suporte ao cliente incrível.
Com tantas maneiras simples de iniciar o crescimento, nunca houve um momento mais emocionante para ver o que sua marca pode realmente fazer.
Quais técnicas de growth hacking funcionaram para o seu negócio?
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