quinta-feira, 18 de junho de 2020

A saúde da população negra e a desigualdade racial

O assassinato de George Floyd, um homem negro americano, por um policial branco, reacendeu uma série de debates sobre o racismo. E o impacto da discriminação racial na saúde não poderia ficar de fora do podcast Detetives da SAÚDE.

Uma das convidadas, a enfermeira Edna Maria de Araújo, conta no episódio como séculos de discriminação inclusive culminaram em um número proporcionalmente maior de casos de coronavírus na população negra. Ela é professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA) e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho sobre Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Já a psicóloga da Universidade Federal do Rio de Janeiro Roberta Federico, que pesquisa o impacto do racismo no bem-estar mental, conta como precisamos humanizar urgentemente o atendimento dos profissionais de saúde para as pessoas negras. Ela também apresenta a chamada Psicologia Preta.

Durante o episódio, as duas ainda falam sobre o impacto do racismo estrutural nas diversas áreas da saúde, o que pessoas brancas podem fazer para a sociedade começar a reverter esse cenário… E mostram como, mesmo entre indivíduos de uma classe socioeconômica igual, os negros tendem a sofrer mais com problemas de saúde.

Continua após a publicidade

Você pode escutar o programa em diversas plataformas. Dá para clicar ali em cima e ouvir no nosso site mesmo. Também estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.

 

 


A saúde da população negra e a desigualdade racial Publicado primeiro em https://saude.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário