quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

O Futuro do Ubersuggest

* Por favor, leia o post inteiro, eu tenho boas notícias no final, mas elas não vão fazer sentido se você não ler o post inteiro. 

Sabe por que eu comecei a trabalhar com SEO?

Pouca gente sabe disso, mas eu cresci na classe média norte-americana, e queria uma vida melhor para mim e para os meus pais.

Quando eu tinha 16 anos, eu trabalhei em um parque temático chamado Knotts Berry Farm, onde eu recolhia lixo, lavava os banheiros e limpava vômito todo santo dia.

Eu não me importava, porque a vida é assim e eu precisava do dinheiro.

Aos 16 anos, eu percebi que eu era muito novo para ter um trabalho que pagasse bem, então eu procurei a melhor alternativa… Abri meu próprio negócio.

Mas ganhar US$5,75 a hora recolhendo lixo não era suficiente para promover meu negócio. A única solução que eu conseguia pensar era SEO, porque, se você gasta tempo e esforço, você consegue tráfego sem gastar nada.

Essa é também a principal razão pela qual eu me apaixonei pela coisa… Dá aos pequenos a chance de competir com os grandes.

E, ao longo dos anos, eu quis retribuir e ajudar todos os empreendedores e pequenas empresas para que eles possam conseguir a mesma coisa: sucesso sem gastar tanto dinheiro.

Então, o que eu fiz?

Ao longo dos anos, eu produzi um monte de conteúdo gratuito, vídeos e guias que ajudam empreendedores e profissionais de marketing de todos os portes a obterem sucesso.

E, em fevereiro de 2017, eu decidi levar isso adiante comprando o Ubersuggest por US$120.000.

Logo que eu comprei, eu sonhava em criar uma ferramenta de SEO que pudesse competir com os grandes players que cobravam mais de US$ 100 por mês, mas, claro, oferecendo tudo gratuitamente.

Os meus desenvolvedores na época estimaram que eu conseguiria fazer isso com um orçamento mensal entre US$30.000 e US$45.000. Estava perfeito, já que tudo bem para mim perder esse dinheiro todo mês.

Mas conforme fomos indo, e incluindo mais funcionalidades, nossas despesas foram escalando. Veja só o que eu gastei no último mês…

Eu gastei US$89,930 com hospedagem até agora em janeiro, com uma estimativa de gasto de US$128.680 para fevereiro. Mas vamos nos ater a janeiro…

Meus gastos com desenvolvimento back-end do Tryolabs foram de US$47.885 em janeiro.

Meus feeds de dados do SEO Power Suite, Data For SEO, e Shared Count totalizaram US$75.253 em janeiro.

E, claro, meus desenvolvedores front-end, bem como minha equipe dev-ops do Netlabs, que me custaram US$22.700.

Depois, incluindo custos variados, como suporte, design e gerenciamento de projetos, foram mais US$11.450.

Ao todo, eu gastei US$247.218 ao longo do mês de janeiro de 2020.

Tenha em mente que meus custos estão sempre aumentando. Conforme a ferramenta se torna mais conhecida, ela fica mais cara para mim.

Uma das principais razões para as despesas com o servidor são os rastreadores.

Acredite se quiser, muitas empresas estão rastreando nossos dados e o tempo todo trocando de IPs e criando contas falsas, o que aumenta nossos gastos com servidor. Principalmente quando se leva em consideração que elas buscam termos vagos de SEO ou domínios que não estão cacheados em nosso sistema.

Não se sinta mal por mim

O objetivo desse post não é fazer você se sentir mal ou culpado (a não ser que você esteja me rastreando). Eu só queria ser transparente em relação à minha situação.

Inicialmente, eu esperava converter uma parte da base de clientes do Ubersuggest para a minha agência, mas conforme fomos evoluindo e trabalhando com marcas maiores, a taxa de conversão de um visitante do Ubersuggest para um cliente pagante de consultoria vem sendo baixa.

Como isso não funcionou do jeito que eu queria, o que eu percebi 11 meses atrás, foi ficando cada vez mais difícil para mim arcar com os custos conforme eles iam crescendo e eu não tinha como pagar por eles sem me valer dos meus próprios recursos.

Então eu comecei a buscar por soluções, como transformar o Ubersuggest em uma organização sem fins lucrativos e angariar dinheiro de fundações para cobrir os custos. Eu tentei isso por cinco meses e não consegui muita tração.

Eu também tentei conseguir patrocinadores para a ferramenta, o que ajudaria a cobrir os custos, mas isso também não funcionou bem. O que aconteceu foi que muitos deles tentaram comprar a empresa por milhões de dólares (alguns, por dezenas de milhões), mas eu não queria vendê-la, porque eu sabia que o objetivo deles seria transformá-la em mais uma ferramenta que custaria US$ 100 por mês, o que eu não acho legal.

Depois de ficar sem opções, eu não tive escolhas que não fazer algumas mudanças no Ubersuggest (não se preocupe, não vai acabar). Mas você deve adivinhar quais são essas mudanças.

Mas não se preocupe

Antes de mais nada, meu objetivo é dar o máximo de recursos gratuitos que eu puder. Com o Ubersuggest, você ainda vai poder fazer muita coisa gratuitamente…

Criando projetos

Você sempre vai poder criar projetos e monitorar seus rankings. E, como sempre, o número de palavras que você pode monitorar é limitado, e isso se dá, claro, por causa dos custos.

Pesquisa de palavras-chave

No app, você ainda vai poder ver os dados de pesquisa de palavras-chave.

Você vai ver uma tabela com os dados dos últimos meses sobre volume de tráfego, volume de busca mobile x desktop, dados demográficos e até recomendações de palavras-chave.

E você pode sempre encontrar novas palavras-chave para utilizar.

Claro, parte dos dados vai estar bloqueada, mas sabia que só 14,3% das pessoas criam uma conta gratuita para ter acesso a esses dados?

Ou seja, a maioria de vocês nunca nem se cadastrou porque a ferramenta mostra o suficiente gratuitamente sem nem precisar de cadastro.

Ideias de conteúdo

Como antes, você também pode ver sugestões de blogs populares para determinada palavra-chave.

Você também vai poder ver as principais palavras-chave para as quais um post ranqueia e os backlinks que referem àquela URL.

Mais uma vez, tenha em mente que a maior parte de vocês só vê os 10 primeiros resultados, já que só 14,3% se cadastraram para uma conta gratuita para ter acesso a mais dados.

Análise de Tráfego

Você ainda vai poder buscar qualquer domínio e obter métricas sobre ele.

Os dados históricos foram bloqueados, mas você pode ver os últimos meses, o que é suficiente para a maioria.

Você também vai poder ver as principais páginas para qualquer domínio e as palavras-chaves que aquela página ranqueia, bem como os backlinks.

O mesmo se aplica às palavras-chave para as quais qualquer domínio ranqueia.

Parte dos dados está bloqueada, mas, como nas outras seções, só 14,3% de vocês se cadastraram para visualizar esses dados. O que significa que 85,7% de vocês estão satisfeitos com os dados gratuitos.

Análise de SEO

Não mudou muita coisa por aqui, você ainda pode analisar mais de 100 páginas no seu site e ver quais são os erros que você tem.

Informação interessante: sabia que a média dos sites que usa o Ubersuggest só tem 48 páginas?

O número médio de páginas de um site no nosso sistema foi próximo, 43 páginas.

E, claro, tem o relatório de backlinks, que agora mostra os links novos e perdidos, bem como o crescimento histórico de links.

Da mesma forma como eu mencionei acima, poucas pessoas realmente buscaram as informações bloqueadas, já que apenas 14,3% de vocês se cadastraram.

Meu sonho

Meu objetivo na vida é ajudar as pessoas a gerarem mais tráfego. E eu acredito que o Ubersuggest pode conseguir melhores resultados e te dar uma chance maior.

Eu também quero continuamente melhorar a ferramenta. Por exemplo, por que SEO não pode ser automatizado? Se podem existir carros autônomos, não tem razão para não automatizar SEO com inteligência artificial e machine learning.

Mas com o aumento das despesas, eu fiquei com duas opções: acabar com a ferramenta (o que não é uma opção para mim) ou encontrar uma maneira de cobrir meus custos.

No longo prazo, eu não posso continuar perdendo US$247.218 para sempre, principalmente considerando que esse número só aumenta (são praticamente 3 milhões de dólares por ano).

Minha equipe e eu chegamos a um conceito interessante que achamos ser justo, e espero que vocês não fiquem chateados.

Lembram que eu disse que só 14,3% das pessoas se cadastram para terem acesso a mais dados, mas 85.7% nunca se cadastram, por estarem satisfeitas com os dados gratuitos?

Bom, nada vai mudar para 85.7% de vocês.

Quanto aos 14.3% que se cadastram para criar projetos e rastrear palavra-chave, vocês ainda podem fazer isso gratuitamente. Mas se quiserem adicionar mais projetos ou rastrear muito mais palavras-chave, vocês podem fazer o upgrade para um plano pago.

O mesmo se aplica para a pesquisa de palavras-chave. Se você quiser ter acesso a ainda mais dados, você pode pagar pelos dados bloqueados. Ou, se você quiser analisar milhares de páginas no seu site através da auditoria de site, você também pode fazer o upgrade.

Mas não se preocupe, eu ainda estou seguindo minha missão original.

Eu prometo manter o Ubersuggest sempre acessível (e majoritariamente gratuito). Eu decidi usar a abordagem Netflix/Amazon e tentar ter um preço bastante acessível (já que meu objetivo é apenas cobrir meus custos).

Além disso, eu criei um teste gratuito de 7 dias, para, então se você precisa dos dados por apenas alguns dias, você pode simplesmente cancelar e não vai ser cobrado. Você pode fazer isso na página de configurações.

Você também vai ver que os preços variam por país, uma vez que meus custos variam por país. Em lugares como Índia e Brasil, quando alguém se cadastra, cria um projeto e rastreia palavras-chave, minhas despesas são bem mais baixas do que se alguém dos Estados Unidos  cria um projeto e rastreia palavras-chave.

O mesmo se aplica à mão de obra. Minha equipe de atendimento na Índia e outras regiões custa consideravelmente menos do que a equipe nos Estados Unidos ou no Reino Unido.

E também, se você pagar anualmente, você consegue dois meses grátis, para economizar ainda mais.

E, como eu falei acima, eu quero manter minha missão original, que é ajudar as pessoas a gerarem mais tráfego sem ter que gastar muito dinheiro.

Vai sempre haver um plano gratuito bastante generoso, e eu espero que eu possa cobrir meus custos cobrando pro uma parte da ferramenta.

O que vem por aí?

O Ubersuggest só tem a melhorar.

Para te recompensar, ao longo do próximo mês ou dois, eu vou lançar uma extensão do Chrome que vai te dar vários insights gratuitamente. E, claro, se você quiser um pouco mais, você pode pagar.

A extensão gratuita vai ser assim…

Sempre que você fizer uma busca no Google, você vai poder ver o volume para qualquer termo de busca em qualquer país. E, se você clicar no link “ver tudo”, você vai ter mais dados sobre aquela palavra-chave.

Você também vai ver a pontuação de domínio média pra qualquer página que estiver ranqueando e o número de links que você precisa para ranquear entre as dez primeiras páginas.

Conforme você for descendo e passando por todos os resultados do ranking, você vai ver a pontuação de domínio para cada URL, compartilhamentos nas redes sociais e os backlinks que direcionam para aquele resultado da busca.

Você pode até aperfeiçoar a busca e ver os principais links apontado para cada URL.

E, se você for até a barra lateral, você vai ver uma lista de palavras-chave relacionadas, bem como dados sobre as 10 principais recomendações de palavras-chave.

Se você descer um pouco mais, você vai ver um gráfico que mostra quantos backlinks cada resultado tem, vendo assim aproximadamente quantos backlinks você precisa para ranquear no top 10.

Lá embaixo da página de resultado de buscas, você vai ver os dados das palavras-chave relacionadas.

Com o tempo, vai haver não só a extensão, mas eu vou incluir cada vez mais funcionalidades gratuitas.

Conclusão

Peço desculpas por precisar começar a cobrir meus custos, mas ao mesmo tempo espero que vocês me entendam.

Pelas minhas projeções, vou precisar de mais ou menos 6 meses para atingir o equilíbrio, então eu vou ficar sem uma quantia decente de dinheiro pelos próximos seis meses… Mas, é a vida.

Eu não estou buscando recuperar meu investimento original, e eu não me importo de sofrer essa perda, mas depois que eu me equilibrar mensalmente, eu vou continuar a criar mais coisas gratuitas ou tentar baixar o preço, se possível.

Mais uma vez, eu lamento muito, mas espero que vocês entendam que não é sustentável para mim gastar US$247.218 por mês indefinidamente.

Estou aberto a ouvir seus pensamentos e ideias. Eu também quero dizer que eu fico muito feliz com tudo que vocês fizeram para apoiar o Ubersuggest e o meu site.

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