Qual percentual do seu tráfego de busca é gerado pelas suas 10 principais páginas?
É provável que seja uma grande parte.
Dê só uma olhada na captura de tela abaixo. Você vai ver que minhas 10 páginas principais geram 28,7% do meu tráfego de busca.
Esse número pode não parecer muito alto, mas eu tenho 5.441 posts. Ou seja, 0,1% das minhas páginas correspondem a 28,7% do meu tráfego de busca.
Normalmente, em sites menores, os percentuais são muito mais altos com as 10 páginas principais correspondendo à maior parte do tráfego de busca.
Então, o que isso significa para você?
Você deve focar nas suas 10 páginas principais e ignorar o resto? Ou, pior ainda, focar simplesmente em cuspir mais conteúdo novo?
Qualidade é mais importante do que quantidade
Minha filosofia costumava ser “quanto mais, melhor”. Eu criava dezenas de posts por semana. Chegou a um ponto em que eu publicava dois posts por dia nesse blog.
Com o tempo, meu tráfego cresceu, mas não muito.
Eu estava gastando um tempão escrevendo e percebi que a maior parte do conteúdo que eu postava nunca ranqueava.
O que eu fiz, então?
Eu comecei a focar no meu conteúdo antigo e desatualizado para aumentar meu tráfego.
Pense da seguinte forma: toda semana eu posto um texto novo, mas minha equipe atualiza, em média, 23 posts antigos.
Quando eu escrevia com mais frequência, minhas 10 páginas principais correspondiam a 33% do meu tráfego de busca.
Desde então, eu aumentei meu tráfego de busca em 107% e diminuí minha dependência em relação às minhas 10 principais páginas em 13%.
E como eu fiz isso? Bom, como eu mencionei, eu direcionei meu time para focar em atualizar meu conteúdo antigo e desatualizado enquanto eu me concentro em criar conteúdo novo.
Veja exatamente o que eu pedi para minha equipe implementar, passo a passo.
Procure páginas que já foram curtidas
Com o Google Search Console, você tem acesso aos dados por um período bem mais longo. Você pode voltar até 16 meses.
Então eu quero que você compare os resultados desse mês com o mesmo período do ano passado.
Você pode fazer isso clicando em “data” e em “comparar”. Depois, selecione primeiro seu período mais antigo (que deve ser aproximadamente de um ano atrás) e depois selecione o período atual.
Eu já faço isso há algum tempo, então eu selecionei um período mais antigo para você ter uma ideia melhor dos meus dados, antes da minha equipe focar em atualizar o conteúdo antigo.
Você verá um relatório mais ou menos assim:
O que você deve fazer é procurar posts que recebiam bastante tráfego e agora têm menos. Pela captura de tela acima, você pode ver que meu post no Instagram tinha uma ótima performance, mas agora nem tanto.
Tenha em mente que eu selecionei primeiro o período de tempo mais antigo. Eu fiz isso para ver quais dos meus conteúdos antigos ranqueavam bem para ver se algum deles caiu ao longo dos últimos 12 meses.
Vamos agora procurar os conteúdos de que o Google nunca gostou.
Procure páginas de que o Google nunca gostou
Volte para o Search Console e procure páginas que tenham um número alto de impressões, mas nunca tenham conseguido muitos cliques de verdade.
A maneira mais fácil de encontrar essas páginas é configurar seu período de tempo para os últimos 28 dias e ver as métricas de uma perspectiva de impressão, cliques e CTR.
Configure a coluna de CTR em ordem ascendente (percentual mais baixo em cima, percentual mais alto embaixo).
Normalmente, as páginas no topo da lista são as que têm o maior potencial. Isso quer dizer que o Google está ranqueando você, mas você só não está obtendo muitos cliques.
Isso normalmente não está relacionado apenas à sua tag de título e meta descrição. Normalmente tem a ver com o conteúdo da página.
Agora é hora de criar uma lista das páginas com mais potencial.
É hora de priorizar
Normalmente, as páginas com mais potencial são aquelas que costumavam ranquear, mas não ranqueiam mais. O Google ranqueava e gostava delas, o que significa que se você der um pouco de carinho para essas páginas, você conseguirá facilmente que o Google volte a gostar delas.
O segundo grupo de páginas que têm potencial, mas não tanto quanto o primeiro, são aquelas com um alto número de impressões, mas um CTR bem baixo.
Essas páginas são mais difíceis de se resolver porque nunca tiveram um desempenho muito bom.
Como atualizar seu conteúdo antigo
Agora que você tem uma lista de páginas para consertar e melhorar seus rankings nos mecanismos de busca, eu quero que você entre no Google Search Console, encontre o artigo, clique nele, e depois em “consultas”.
Para as palavras-chave que não ranqueiam no top 5 ou não têm um número alto de impressões, eu quero que você vá até seu post que ranqueia e veja se ele é relevante para esse termo.
Se não, ajuste-o para pelo menos incluir o termo e abordar o assunto.
Para os termos para os quais você já ranqueia nas primeiras 5 posições, vá até o Ubersuggest, digite essas palavras-chave e clique no relatório de ideias de palavras-chave.
Você vai ver um relatório com todas as variações de cauda longa dessa palavra-chave.
Se você ajustar o artigo e incluir alguma das palavras-chave de cauda longa que o Ubersuggest te der, você vai ter aumentos de tráfego bem rápidos.
Ou seja, se você já ranqueia para o termo principal, não é difícil ranquear para a variação de cauda longa dele também.
Além de incluir as palavras-chave certas, você deve atualizar o post. Tenha certeza de que todas as informações são relevantes, que as fotos estão atualizadas, e se você puder incluir outras mídias (como vídeos do YouTube relevantes), você vai conseguir aumentar o tempo que seus visitantes passam no site.
Por fim, quando for atualizar seu conteúdo antigo, tenha certeza de que seu post é mais detalhado do que os de outros sites que ranqueiam para os termos que você está tentando ranquear.
Lembra do relatório de ideias de palavras-chave que eu pedi para você dar uma olhada no Ubersuggest? Do lado direito do relatório, você consegue ver todos os sites que ranqueiam para essa palavra-chave.
Você pode ver rapidamente quem está ranqueando no momento em cada país, entrar na página e garantir que vai criar algo melhor.
Métricas de usuário
Comportamento do usuário é um dos principais fatores do algoritmo do Google.
Quando você atualiza seu conteúdo antigo, você deve otimizar para sinais do usuário, isso vai ajudar a melhorar seus rankings.
Um ótimo exemplo de métricas de usuário é otimizar suas tags de título e meta descrição.
Por exemplo, se todo mundo buscasse uma palavra-chave no Google e clicasse no segundo resultado em vez do primeiro, isso diria ao Google que o segundo resultado é mais relevante e que ele deveria ranquear no primeiro lugar, e não no segundo.
E o Google acabaria fazendo essa mudança.
Se você conseguir usar textos persuasivos e convencer as pessoas a clicarem no seu resultado de busca em vez do seu concorrente, em algum momento sua posição no ranking vai subir. E você pode fazer isso seguindo esses dois posts:
Ao longo dos anos, eu fiz muitos testes de tags de título e meta descrição e também constatei que as seguintes palavras-chave ajudam a aumentar os cliques:
- Qual é
- Melhor
- Incrível
- [listas]
- Como
- Grátis
- Você
- Dicas
- Por quê
- Truques
- Ótimo
Você também pode usar ferramentas como o Clickflow para fazer testes A/B com as suas meta tags.
Não se esqueça de promover (de novo)
Agora que seu conteúdo está atualizado e você já otimizou suas meta tags para cliques, chegou a hora de promover seu conteúdo.
Eu sei o que você está pensando… Por que promover conteúdo antigo, certo?
Bom, tecnicamente ele não é mais antigo.
Antes de mais nada, você deve atualizar a data de publicação ou a data da última atualização no seu WordPress.
Assim, os mecanismos de busca vão saber que seu conteúdo está modificado, mais relevante e atualizado.
Em segundo lugar, você precisa promover o post. Ele é novo agora, então por que não compartilhá-lo com o mundo?
A coisa mais simples que você pode fazer é compartilhá-la nas redes sociais. Eu normalmente compartilho meu conteúdo no Facebook, Twitter, e no LinkedIn… Mas você pode escolher qualquer rede social que você tiver.
Embora o Google não preste atenção aos sinais sociais, o Bing presta. Além disso, algumas pessoas que visitam sua página pelas redes sociais podem decidir linkar para o seu post, o que ajuda com os rankings.
E se você quiser ir além, dê uma olhada no Meet Edgar. É o que eu uso para agendar meu conteúdo antigo para que ele seja sempre promovido nas redes sociais. Assim, eu não preciso fazer isso manualmente ou colocar lembretes.
Além dos compartilhamentos, você deveria pensar em enviar uma leva de emails em texto para o seu público promovendo seu conteúdo.
É uma ótima maneira de obter um crescimento rápido para o seu tráfego e dar um sopro de vida no seu conteúdo antigo.
Veja um exemplo de leva de emails em texto que eu envio para você copiar o formato.
Assunto: Como Gerar 10 mil visitantes com um Blog Novinho em Menos de Seis Meses
Se eu te disser para fazer 100 coisas para aumentar seu tráfego, eu sei que você não vai fazê-las.
Nossa, nem eu faria. É muito trabalho.
Em nome da simplicidade, faça só isso aqui e você vai alcançar 10.000 visitantes.
Eu vou até fazer um trato com você. Se você seguir e não chegar a 10.000 visitantes, e conseguir comprovar que seguiu, eu te ajudarei gratuitamente.
É o tanto que eu acredito que funciona.
Um abraço,
Neil Patel
Como você pode ver, emails simples em texto geram taxas de abertura de 30% e taxas de clique de 6%. Nada mal.
Você também pode usar ferramentas como o Subscribers para enviar uma notificação push. Sempre que eu atualizo um post, eu envio uma notificação. Veja meus números… Eu consigo facilmente gerar mais 7.000 visitantes com uma única notificação.
E não se esqueça de construir links
O último passo que você deve usar é o link building. Você pode usar o Backlinks para ver quem está linkando para posts dos seus concorrentes:
Você só precisa inserir a URL de um concorrente e selecionar “URL” no menu em cascata e você vai ver todos os sites que linkam para aquela página.
A partir daí, você deve entrar em contato com cada site e pedir para que eles linkem para você.
A maneira mais fácil de fazer isso é usar a técnica skyscraper e os passos neste post.
Conclusão
Depois que você atingir os 150 no número de páginas no seu site, você deveria focar a maior parte do seu tempo em atualizar conteúdo antigo em vez de criar conteúdo novo.
Se você tem mais de 1.000 páginas, você com certeza deve usar mais de 80% do seu tempo atualizando seu conteúdo antigo em vez de escrever conteúdo novo
O fundamental para ranquear seu conteúdo antigo e desatualizado é focar primeiro no conteúdo que ranqueava, mas não ranqueia mais.
Depois que você resolver essas páginas, você provavelmente vai obter resultados em um ou dois meses. Depois, você pode focar em páginas com um alto número de impressões, mas um baixo número de cliques.
E aí, você vai focar seu tempo em ranquear seu conteúdo antigo ou criando seu conteúdo novo?
The post Como ranquear seu conteúdo antigo e desatualizado appeared first on Neil Patel.
Como ranquear seu conteúdo antigo e desatualizado Publicado primeiro em
Nenhum comentário:
Postar um comentário