Quer entender melhor o que é Instagram?
De fato, vale a pena compreender o funcionamento, as características e as tendências dessa rede social.
Afina, o Instagram é um dos aplicativos mais queridos e populares do Brasil e do mundo.
Se para os usuários essa mídia é o local favorito para curtir e compartilhar fotos e vídeos, para empresas representa uma oportunidade para se aproximar do público.
Segundo o Sprout Social (2019), são mais de 1 bilhão de usuários ativos com números impressionantes de engajamento: 15 vezes mais que em outras plataformas.
O Brasil é o país que ocupa a segunda posição no ranking de usuários.
São mais de 50 milhões de brasileiros (2017) cadastrados na ferramenta.
As empresas também não fazem feio.
Conforme o próprio Instagram, há mais de 25 milhões de perfis corporativos.
Nesse cenário, 8 a cada 10 usuários seguem empresas pelo aplicativo.
Os números são impressionantes, não é mesmo?
Por isso, é natural que empreendedores e profissionais de marketing desejem extrair todo o potencial que o aplicativo permite.
Se é o seu caso, pode dar o like.
Neste artigo, ensinarei tudo que você precisa saber sobre a rede social que domina os smartphones atualmente.
Continue a leitura e aprenda o que é Instagram e como usá-lo para revolucionar o marketing digital do seu negócio.
O que é e para que serve o Instagram?
O Instagram é uma rede social na qual o usuário rola o feed de notícias para ver fotos e vídeos das pessoas a quem segue.
Assim como no Facebook, novos posts aparecem no feed à medida que são publicados.
De modo similar ao Twitter, essas atualizações dependem dos perfis que o usuário segue na plataforma.
A característica que mais chama a atenção é o foco, voltado ao conteúdo visual.
Assim, o usuário pode compartilhar suas fotos e contar com seguidores, que são aquelas pessoas que decidem receber as suas atualizações.
E em meio a essa relação, estão as interações.
Entre as ações permitidas pelo Instagram, destacam-se as curtidas, comentários e marcações.
Elas são as principais responsáveis por guiar o algoritmo e trazer conteúdo útil ao usuário.
Apesar da ideia originalmente consistir na entrega rápida de imagens, a aplicação passou por muitas mudanças.
Hoje o Instagram acumula diversas funcionalidades.
Além disso, recebe atualizações constantes para melhorar ainda mais a experiência do usuário.
E, às vezes, integrar novos recursos.
Como qualquer outra rede social, o Instagram tem o objetivo de agregar pessoas, fazer com que compartilhem momentos e se aproximem.
Como efeito colateral, há a inserção das marcas na plataforma.
Assim, o Instagram torna-se também uma ferramenta para alimentar estratégias de marketing de empresas de todos os tamanhos.
Como se cadastrar no instagram?
Fazer o cadastro no Instagram é bem fácil.
Antes de usar o aplicativo, será solicitada a criação de uma conta gratuita.
Nesse caso, há duas opções.
A primeira é fazer o cadastro manualmente.
Serão solicitadas informações como e-mail ou número do celular, nome completo, nome de usuário e senha.
Depois disso, basta conectar-se.
A alternativa é conectar diretamente com a sua conta do Facebook.
Nesse caso, basta selecionar a opção “entrar com o Facebook” e seguir para a próxima página.
Customizando um perfil no Instagram
As opções de customização do Instagram são opcionais, mas recomendadas.
Assim, as pessoas poderão reconhecê-lo para iniciar as interações.
Primeiramente, insira o seu nome e sobrenome.
A seguir, escolha uma foto para complementar o seu perfil.
Por fim, redija um pequena biografia de, no máximo, 150 caracteres.
Esse é um dos poucos locais do Instagram no qual você poderá inserir um link clicável.
Use-o com sabedoria.
Feito isso, você está pronto para começar a seguir pessoas e trocar experiências no Instagram.
Mudando para um perfil corporativo no Instagram
Muitas pessoas entram no Instagram para fazer negócios.
Nesse caso, recomenda-se a mudança do perfil pessoal para uma conta business.
Para realizar essa ação, vá até o menu de configurações do aplicativo.
Ele está localizado na aba do perfil (a que contém a sua foto) e pode ser acessado clicando no ícone de menu no canto superior direito. A engrenagem está no pé da página.
Depois disso, selecione a opção “conta”.
A seguir, clique em “mudar para conta comercial”.
Esse recurso abre novas funcionalidades, como a localização da loja, dados analíticos de seguidores e a possibilidade de criar anúncios na plataforma.
Vale lembrar que também é possível integrar fanpages do Facebook com contas do Instagram.
Para isso, você precisa acessar a opção “contas vinculadas” no aplicativo e ceder as devidas permissões.
Como entrar e sair do Instagram?
Às vezes, é necessário logar e deslogar do Instagram.
Se for o caso, siga os seguintes passos.
Para entrar no aplicativo, selecione-o no dispositivo de sua preferência.
Depois de aberto, insira os dados cadastrados normalmente.
Agora, para fazer o logout, clique sobre a sua foto no menu inferior do aplicativo.
Depois, selecione o menu no canto superior direito da tela.
A seguir, toque sobre a engrenagem e acesse as configurações.
Arraste até o fim da tela e escolha a opção “sair de nomedaconta”.
Alternando entre contas no Instagram
Também é possível alternar entre perfis do Instagram sem a necessidade de deslogar.
Para tal, siga os passos do tópico anterior e selecione “adicionar conta”.
Insira os dados da nova conta e clique em “entrar”.
Se quiser alternar entre os perfis, vá à aba de perfil e clique sobre o nome de usuário na parte superior da tela.
Depois escolha a conta desejada.
Configurando a privacidade do Instagram
A conta do Instagram vem configurada com a padronização aberta.
Isso significa que qualquer pessoa terá acesso ao conteúdo que você posta e poderá segui-lo.
Para fazer um filho dos perfis que podem segui-lo, vá ao menu de “configurações” e clique em “privacidade”.
A seguir, selecione “privacidade da conta” e ligue a chave para ativar a conta privada.
Há ainda diversas outras opções relacionadas ao tema, como contas bloqueadas, silenciadas e permissões para marcações, comentários e atividades no app.
Usando o Instagram no computador
Embora seja menos usual, muitas pessoas acessam o Instagram pelo computador.
Fazer isso é bem fácil.
Acesse o www.instagram.com e realize o seu login normalmente.
A interface é um pouco diferente, mas tem as mesmas funcionalidades da versão móvel.
Como postar no Instagram?
Depois de configurar o seu perfil do Instagram e começar a interagir com outras contas no aplicativo, é hora de criar a sua primeira postagem.
Para fazer isso, abra o aplicativo e clique no símbolo de “+” na parte central de baixo da tela.
A seguir, escolha a imagem ou vídeo que deseja postar.
Você pode clicar em “avançar” duas vezes seguidas e em “compartilhar” para publicar a imagem sem editá-la.
Caso contrário, siga os seguintes passos, que são opcionais.
Redimensionando imagens
Clique no botão esquerdo no canto inferior da imagem para ajustar automaticamente o seu tamanho.
Para o redimensionamento manual, toque a tela com os dois dedos e expanda ou retraia a foto.
Criando colagens
Se quiser criar uma montagem com diversas fotos em um único quadro, clique no ícone de “colagem” na parte central-inferior da foto.
Pode ser necessário baixar um layout.
Postando múltiplas fotos
Você pode postar fotos em sequência no formato de carrossel.
Para isso, clique em “selecionar vários” no canto inferior direito da foto.
Na sequência, selecione até 10 arquivos para compartilhar em seu feed de notícias.
Editando filtros
Selecione um dos filtros sugeridos pela própria ferramenta do Instagram.
Você poderá visualizar o efeito ao clicar sobre ele.
Se quiser modificá-los, role até o fim dos filtros e clique em “gerenciar”.
A seguir, faça as alterações.
Criando uma legenda
Digite uma legenda que complemente o conteúdo visual.
Hashtags podem ser incluídas.
Marcando amigos
Selecione “marcar pessoas” e toque em um ponto específico da imagem para marcar um amigo.
Na aba de buscas, digite o nome de usuário do perfil desejado e conclua a ação.
Adicionando localização
Clique em “adicionar localização” para marcar a sua posição geográfica.
O próprio aplicativo trará uma lista de lugares próximos por meio do GPS.
Compartilhando em variadas redes sociais
Se a sua conta estiver vinculada com outras redes sociais, você poderá compartilhar simultaneamente o seu post.
Apenas ative os marcadores para publicar também no Facebook, Twitter ou Tumblr.
Como postar no Instagram Stories?
Muita gente ainda não sabe o que é o Instagram Stories.
Esse é outro formato de postagem muito popular.
São vídeos e fotos que desaparecem após 24 horas de exibição.
Seu objetivo principal é o compartilhamento de micromomentos, situações que você não deseja que fiquem permanentemente em seu álbum.
Depois de abrir o aplicativo, clique no ícone de câmera no canto superior esquerdo do seu feed de notícias.
Você pode tirar uma foto no momento ou selecionar uma imagem da sua biblioteca.
No segundo caso, arraste a tela deslizando o dedo para cima para ter acesso à galeria.
Depois, escolha a foto que deseja postar.
A seguir, é possível inserir filtros, figurinhas e outros recursos do Instagram.
Falarei mais sobre eles adiante.
Feito isso, clique em “Enviar para” e escolha entre três opções: compartilhar com todos os seus seguidores, apenas com melhores amigos ou usuários individuais.
Recursos do Instagram
O Instagram tem uma série de recursos e funcionalidades.
Isso torna o aplicativo muito mais dinâmico e adapta-se ao perfil de cada um dos usuários e marcas.
A seguir, veja quais são alguns dos principais mecanismos disponíveis para utilização.
Edição de imagem no Instagram Stories
O Instagram Stories traz uma vasta gama de recursos para incrementar as fotos e vídeos do usuário.
Texto
Com foco no conteúdo escrito, traz diferentes planos de fundo coloridos como complemento.
Boomerang
É um efeito de “vai-e-volta” utilizado em vídeos.
Superzoom
É um efeito que aproxima a imagem e cria filtros divertidos.
Foco
É um recurso que privilegia rostos, muito usado para selfies.
Rebobinar
É um efeito que mostra o vídeo “de trás para a frente”.
Mãos livres
É um recurso que grava vídeos em sequência, permitindo histórias “mais longas”.
Filtros
Os filtros alteram o design dos Stories.
Há mudanças significativas, como novos elementos acoplados à imagem, e outras sutis, como a alteração da paleta de cores.
Figurinhas
Os stickers são elementos extras adicionados à imagem, como GIFs, hashtags, menções, localização, enquetes, perguntas, contagens, marcadores, testes, temperatura, emojis e outros.
Desenho livre
É um recurso que permite ao usuário utilizar o dedo para criar desenhos livres.
Curtidas
As curtidas são ações simples dentro do Instagram.
Ao se deparar com um post do qual gosta, o usuário simplesmente toca a tela com o dedo duas vezes seguidas para curti-lo.
Uma alternativa é o clique direto no coração logo abaixo das postagens.
Essa atividade é medida pelo Instagram para personalizar o feed de notícias do usuário, que recebe mais ou menos conteúdos de acordo com o índice de engajamento com perfis e páginas.
Por isso, as curtidas são um dos mais importantes medidores da plataforma.
Comentários
Os comentários são permitidos em fotos e vídeos postados pelos usuários.
Também podem ser respondidos ou curtidos.
De modo similar às curtidas, também têm grande importância na hora de mensurar o engajamento entre perfis.
Por meio desse item, podem ser inseridas marcações e hashtags, mas os links não são permitidos.
Seguidores
Quando um usuário segue uma conta no Instagram, passa a receber atualizações do mesmo em seu feed de notícias.
Ao contrário de outras mídias sociais, como o Facebook e o LinkedIn, por exemplo, essa ação não precisa ser acordada.
Nesse quesito, se assemelha mais ao Twitter, plataforma na qual uma pessoa pode seguir outra sem reciprocidade.
Marcas com contas corporativas também podem seguir e ser seguidas por usuários de contas pessoais.
Explorar
A aba “explorar” é representada pelo ícone da lupa.
Nela, o usuário pode tocar na barra de buscas para buscar manualmente por contas, tags ou locais no Instagram.
Também é possível navegar pelas sugestões do Instagram, que traz uma série de posts de acordo com o seu comportamento no aplicativo.
Por fim, há a segmentação por categorias. Para acessá-las, basta selecionar uma das opções no topo da aba de exploração.
Marcação em fotos
Quando alguém posta uma foto com pessoas, é possível marcar o perfil dela.
Assim, quando quem visualiza dá um toque na tela, pode chegar à conta do indivíduo.
Alguns perfis permitem, ainda, que terceiros façam a marcação.
Mensagens diretas ou inbox
O Instagram também apresenta o recurso de aplicação de comunicação.
Por meio dessa funcionalidade, usuários trocam textos, imagens e vídeos de maneira particular.
Também existe a possibilidade de responder Stories e curtir as mensagens inbox.
Localização
Um usuário pode incluir a própria localização ao tirar uma foto.
A própria ferramenta de GPS pode sugerir locais com base nas atividades de outros usuários.
Vídeo ao vivo
Uma pessoa pode criar um vídeo ao vivo e compartilhar momentos em tempo real por meio do Stories.
Seus seguidores são notificados e podem interagir por meio dos comentários nas lives.
Instagram verificado
Um usuário pode solicitar a verificação de sua conta.
Se aprovada, recebe um selo de autenticidade ao lado do perfil, que indica que o perfil representa oficialmente a uma figura pública notável, celebridade, marca global ou entidade.
IGTV
O IGTV é uma alternativa no aplicativo para vídeos longos.
Por meio dessa funcionalidade, o recurso audiovisual pode alcançar até uma hora de duração.
Feed
O feed de notícias é o local onde ficam localizadas as postagens verticais na versão mobile.
Como dito, é influenciado por variáveis do algoritmo para dar prioridade a publicações valiosas para cada usuário.
Instagram Analytics
O Instagram Analytics é uma ferramenta disponível na versão business.
Com ela, o administrador tem acesso a dados de suas contas e o comportamento de seus seguidores.
Há ainda outras ferramentas disponíveis na web, caso prefira.
Engajamento
O engajamento é uma métrica valiosa para o algoritmo do Instagram.
Diante das interações, os algoritmos identificam quais posts são relevantes para o indivíduo.
Destaques
Os destaques são Stories antigos que podem ser inseridos de maneira definitiva sobre o álbum de fotos do usuário.
É possível categorizá-los de acordo com o interesse do administrador.
Melhores amigos
Um usuário do Instagram pode criar uma lista de melhores amigos e, assim, compartilhar conteúdo somente com eles.
Galeria
O Instagram salva automaticamente todas as publicações e Stories do usuário.
Posteriormente, ele pode acessá-las para reaproveitar os posts da maneira que bem entender.
Hashtags
As hashtags servem para agrupar conteúdos em categorias distintas.
Qualquer pessoa pode usar uma etiqueta para classificar os posts próprios ou dos amigos.
Favoritos
Ao observar um post que agrada, o usuário pode favoritá-lo.
Para isso, basta tocar no símbolo de bandeira logo abaixo das postagens no feed.
Conclusão
É difícil negar o poder do Instagram.
Não há dúvidas que o apelo visual, fácil utilização e constante manutenção são fatores responsáveis pelo sucesso do aplicativo.
O avanço das tecnologias móveis é responsável por mudanças nos hábitos e costumes dos consumidores.
Afinal, a inovação ocorre todos os dias e todas as horas.
Com isso, surge a necessidade de adaptação por parte de empresas e profissionais.
É uma era na qual a grande vantagem competitiva está na maneira de se relacionar com os consumidores.
De um simples conceito, o Instagram tornou-se uma das maiores plataformas sociais do mundo.
E não dá indícios de que vai parar por aqui.
Agora que você já sabe o que é o Instagram, seus recursos e sua importância para o marketing digital, deixe um comentário contando como pretende usar essa rede social no seu trabalho.
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