Logotipos criativos são ótimos para agregar valor à qualquer marca.
E não é por acaso, já que 93% das pessoas observam o aspecto visual antes de consumir um produto ou serviço.
Foi o que revelou um estudo da comunidade de designers We Do Logos.
Talvez grande parte dos consumidores nem perceba isso de forma consciente, mas logomarcas criativas podem gerar identificação, passar credibilidade e até provocar sentimentos naquele que tem contato com ela.
Então, se a ideia é tornar a “cara da marca” inesquecível, um logotipo bem feito e alinhado com a proposta da empresa é indispensável.
Neste artigo, vou falar sobre a importância dessa identidade visual para sua empresa, além de apresentar ideias de logos criativos e inspiradores para você criar o seu.
Ficou interessado? Então, mãos à obra!
O que é e para que serve um logotipo?
Logotipo é a representação gráfica de uma marca por meio de símbolos, letras ou a combinação dos dois elementos.
Ele compõe a identidade visual da empresa e serve como referência para que o consumidor a diferencie das demais do mercado.
Em outras palavras, é como se fosse a assinatura da marca – e como toda assinatura, deve ser única.
Mais do que representar a marca graficamente, o logotipo traz toda uma personalidade própria às empresas.
Quando bem planejada, essa imagem tende a grudar na memória das pessoas como um ímã.
Para entender melhor o que estou falando, basta lembrar dos icônicos arcos dourados do Mc Donald’s e das famosas letrinhas cursivas da Coca-Cola.
Tudo isso não é feito da noite para o dia: é resultado de um trabalho complexo que envolve uma série de etapas importantes.
Então, para que possamos avançar um pouco mais sobre esse assunto, gostaria de falar agora sobre os principais tipos de logo que encontramos por aí.
Os 4 tipos de logotipos
Antes de conferir modelos de logo e aprender como criar logotipos criativos, veja só os seus principais tipos:
1. Wordmark
São logotipos compostos apenas por texto.
Por apresentarem um formato mais simples, como o próprio nome da empresa em fonte única, são bastante utilizados por marcas que ainda estão se lançando no mercado.
Mas isso não quer dizer que grandes empresas também não tenham optado por manter a simplicidade no visual da marca.
Basta lembrar de nomes como o Google, Yahoo e Pinterest para entender o quanto um modelo simples de logotipo pode ser fácil de memorizar e visualmente agradável, não é mesmo?
2. Lettermark
Assim como as Wordmarks, um logotipo Lettermark também é composto somente de texto.
A diferença é que, nesse caso, são destacadas apenas as iniciais ou a abreviatura do nome da empresa.
A ideia do Lettermark é tornar mais fácil o entendimento e a memorização da marca, sendo um logotipo muito comum em redes de televisão, por exemplo.
Afinal, é mais fácil pensar em SBT ou em Sistema Brasileiro de Televisão?
BBC ou British Broadcasting Corporation?
Portanto, se o nome da sua empresa for grande demais ou complicado de pronunciar, talvez essa seja a modalidade de logotipo mais adequada para você.
3. Brandmark
Aqui, o logotipo é feito apenas de símbolo.
É um caminho ousado!
Porém, quando bem pensado, essa forma de logotipo pode ser mais eficiente do que apenas a grafia do próprio nome da empresa.
Um caso bastante bem sucedido e atual é o símbolo da marca Apple.
Com design simples, porém sofisticado, a maçã mordida é reconhecida mundialmente – ainda que não tenha nada a ver com o que a empresa oferece.
Vale lembrar que essa estratégia pode ser uma opção um tanto quanto arriscada, geralmente usada por empresas já influentes e de alto nível.
O Microsoft Windows é outro exemplo bastante conhecido por seu símbolo, mas que optou por percorrer um caminho mais seguro.
Embora já tenha passado por uma série de modificações, a primeira versão do ícone do Windows costumava remeter imediatamente a uma janela (conforme a tradução literal do nome da marca).
O brandmark também é uma opção a se considerar caso o nome da empresa seja grande demais e suas iniciais não tenham lá a melhor a sonoridade.
De toda forma, para quem está começando, o ideal é que o símbolo da marca represente a proposta da empresa.
Caso contrário, o consumidor terá bem mais dificuldades para memorizar o logotipo.
4. Combination mark
É a modalidade mais comum de logotipo entre as marcas conhecidas.
Se refere à combinação de letras e imagens, como o nome da marca e um símbolo que a represente, por exemplo.
Sua elaboração é um pouco mais complexa, porém bastante eficiente, já que consegue transmitir o nome da empresa e o um ícone memorável de uma só vez.
A maior vantagem desse tipo de combinação é a possibilidade de usar o texto ou o símbolo separadamente, caso a situação exija, sem que isso prejudique seu entendimento.
É o caso da marca francesa de roupas Lacoste: só de ler esse nome você provavelmente já o associa, automaticamente, à imagem do crocodilo, acertei?
O mesmo acontece na situação inversa: quando você vê o símbolo do animal estampado em uma camisa, já sabe muito bem o que ele quer dizer.
Esse é um caso de logotipo originalmente combinado, mas que, conforme a marca foi ganhando espaço e reconhecimento no mercado, pôde optar apenas pelo uso do símbolo.
5. Emblema
É aquele logotipo que a gente vê dentro de formas geométricas.
Podem ser círculos, quadrados, brasões, selos e por aí vai.
São os típicos modelos usados em escolas, universidades e agências estatais, por exemplo.
Esses símbolos são fortes e com bastante personalidade, e, por isso, exigem um design complexo e cheio de detalhes.
Geralmente, o desafio nesse tipo desenho é fazer com que o nome da marca caiba dentro do símbolo, podendo não ficar tão bacana caso precise ser impresso em pequenos tamanhos.
Entre os exemplos mais conhecido dessa categoria, estão o logotipo da Harley Davidson e da Starbucks.
7 logotipos criativos para você se inspirar
Depois de conhecer as principais características dos logotipos, você deve estar curioso para saber como as empresas têm aplicado esses conceitos na prática.
Por isso, separei alguns modelos para lá de criativos para você se inspirar.
Confira:
1. Sushi
Este é um exemplo de Combination Mark, ou seja, temos aqui texto e símbolo representando a marca.
E que combinação!
Só de bater o olho nesta imagem tão simples, já conseguimos rapidamente identificar:
- O conceito da loja por meio do texto
- O que ela vende, tanto pelo texto quanto pelo ícone escolhido. Podemos ver, entre as letras S e I, a letra H representada pelo símbolo do hashi (aqueles palitinhos que usamos para comer sushi).
- A referência ao país de origem: observe o ícone que simboliza a letra H sob outra perspectiva e veja a bandeira do Japão, que é basicamente um retângulo branco com um círculo vermelho no centro.
Viu quantas informações nós conseguimos extrair a partir de um único logotipo?
2. Amazon
Você provavelmente já se deparou várias vezes com o logotipo da Amazon, mas já parou para observar essa setinha amarela entre as letras A e Z?
O significado é esse mesmo que você imaginou agora: uma loja tão completa que vende uma variedade enorme de produtos, desde A até Z.
Se prestar um pouco mais de atenção, vai reparar que a seta faz ainda referência a um smile, representando a satisfação do cliente que prioriza a marca.
Mais uma vez, simples e criativo!
3. Toyota
Todo mundo conhece o símbolo da Toyota, mas poucos já decifraram o significado implícito ali.
Você sabia que o logotipo da empresa inclui simplesmente todas as letras que compõem o nome da marca?
Se não, repare bem na figura com os detalhes.
Genial, não é mesmo?
4. Pinterest
O Pinterest é uma plataforma de imagens que permite ao usuário montar uma espécie de mural com as fotos de seu interesse.
No logotipo da marca, podemos notar que a letra inicial “P” remete à figura de um alfinete – desses que a gente usa para fixar imagens em um mural físico.
5. Artists United
Veja que interessante como esta empresa conseguiu construir o logo de Artistas Unidos (Artists United).
Repare que o as letras A e U se juntam (transmitindo a ideia de união) e ainda formam o desenho de um lápis, o que não poderia ser mais apropriado para representar o conceito de arte, concorda?
6. Run
Mesmo que você não fale inglês, acredito que consiga entender o conceito desta marca ao reparar na imagem.
Para quem não sabe, run significa correr, e a empresa resolveu brincar com a letra R para dar ideia de movimento no logotipo.
7. Unlock
Impressionante como uma simples figura geométrica combinada com a fonte adequada conseguiu passar o conceito da marca sem a menor dificuldade.
Unlock significa destrancar, desbloquear.
E não é que o quadrado no canto superior esquerdo combinado com a letra U formou um perfeito cadeado aberto?
Como criar um logotipo criativo para sua empresa?
Como já deu para notar, desenhar um logotipo não é tarefa simples.
Entre outros aspectos, envolve a combinação de diferentes cores com diversos elementos gráficos até atingir o formato ideal, que deve estar alinhado com a proposta da marca.
Tudo isso, obviamente, não é como uma receita de bolo, e requer uma dose extra de criatividade para que seja realmente eficaz.
Mesmo assim, alguns detalhes podem fazer muita diferença nesse processo – e não custa nada dar uma atenção especial a eles.
Faça pesquisas
É fundamental para que você cultive novas ideias.
Aqui no post, você acabou de conferir alguns exemplos bem legais, mas é preciso ir além.
Visite sites de design para se inspirar, pesquise mais a fundo sobre logos na sua área de atuação e não deixe de dar uma boa espiada na identidade visual de seus concorrentes.
Pratique sem medo
Nessa fase de testes, é importante experimentar todas as maneiras possíveis e imagináveis de dar a vida ao seu logotipo.
Combine símbolos e textos em diferentes posições, adapte novas fontes e cores de acordo com seu objetivo.
Há um universo de opções que podem ser exploradas.
Por isso, não deixe a preguiça tomar conta e refaça seu projeto quantas vezes for necessário.
Opte pela simplicidade
Lembre que, muitas vezes, menos é mais.
Na dúvida, é melhor apostar em um design simples e direto do que confundir o público com um monte de informações que só vão fazer sentido para você.
O que é mais importante no design do logotipo?
Embora não exista uma fórmula mágica para o sucesso do logotipo, as cores e a tipografia requerem atenção especial.
Então, confira as principais dicas para cada um desses elementos.
Cores
Você sabia que as cores podem transmitir e provocar diferentes sentimentos nas pessoas?
Foi o que revelou um estudo realizado em 2014 pela Universidade de Missouri, nos Estados Unidos.
De acordo com a pesquisadora Jessica Ridgway, os resultados demonstram que, para compor o logotipo, é importante levar em consideração que tipos de emoções você quer que o consumidor sinta quando tenha contato com sua marca.
Com a pesquisa, ela foi capaz de identificar as sensações que cada cor provocava nos entrevistados.
Confira o que eles responderam:
- Azul: segurança, sucesso e confiança
- Verde: consciência ambiental, resistência, durabilidade, masculinidade e sustentabilidade
- Roxo: feminilidade, glamour e charme
- Rosa: jovialidade, imaginação e bom gosto
- Amarelo: diversão e modernidade
- Vermelho: conhecimento e autoconfiança.
Tipografia
Muitas vezes, quando vemos a simplicidade estampada no texto de alguns logotipos – como o Google, por exemplo – dá até para pensar que foi tudo feito em um piscar de olhos.
Não se engane!
A escolha do tipo e do tamanho ideal da fonte é um processo longo, que compreende muitos erros e acertos.
Serão inúmeras tentativas frustradas até chegar no resultado final – mas é assim mesmo que funciona.
Portanto, não deixe de seguir estas dicas para evitar erros comuns:
- Dê preferência a uma única fonte: isso vai deixar a leitura mais uniforme e agradável
- Evite fontes batidas: fontes muito comuns, como o Comic Sans, podem passar a impressão de um logotipo amador
- Cuidado com as serifas: aquelas pequenas linhas que prolongam as extremidades das letras passam a impressão de tradição e seriedade. Portanto, se a sua marca tem uma proposta mais moderna, evite as serifas
- Seja original: para fugir do comum, você também pode criar sua própria fonte. É o caso da Coca-Cola. Ao apostar nessa opção, você demonstra personalidade e não corre o risco de ser confundido com nenhuma outra marca
- Busque o equilíbrio: enquanto uma fonte muito comum pode pecar pela falta de personalidade, por outro lado, uma muito rebuscada pode dificultar consideravelmente a leitura.
Seja qual for a sua escolha, tenha sempre em mente que o logotipo da marca deve de fácil entendimento ser legível, ok?
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Agora que você está devidamente inspirado, aproveite para colocar a mão na massa e criar seu próprio logotipo – e o melhor, sem gastar um tostão.
Conheça cinco programas super bem avaliados para você criar logotipos gratuitamente:
Conclusão
Toda marca quer ser reconhecida, e, para isso, nada como um apostar em uma identidade visual bonita e original.
Um logotipo criativo é, sem dúvida, um dos principais elementos que vão fortalecer o profissionalismo e a credibilidade da sua empresa.
Neste artigo, vimos que criar o logotipo ideal não é uma tarefa tão simples, mas certamente não é impossível – ainda que você não seja exatamente um expert na área.
Com as dicas que apresentei, um pouco de criatividade e as ferramentas adequadas, você pode se surpreender com os resultados.
Então, qual o tipo de logotipo preferido? Qual modelo mais agradou para se inspirar? Deixe seu comentário!
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