O press release é um dos formatos mais antigos de comunicação e uma peça-chave na relação entre empresas e imprensa.
Já disseram que seu fim estava próximo, mas ele sobreviveu à era digital e está se reinventando.
Quando você lê matérias sobre lançamento de produtos, eventos e novidades das empresas em geral, pode ter certeza de que o conteúdo saiu de um press release.
Então, que tal divulgar tudo o que acontece na sua empresa para os principais veículos de comunicação?
Neste artigo, vou ensinar você a produzir seu próprio release, com modelos e exemplos para facilitar sua vida.
Acompanhe as dicas e aprenda a se comunicar com a imprensa moderna.
O que é um press release?
Press release, ou comunicado de imprensa, é uma ferramenta utilizada pela assessoria de imprensa para divulgar lançamentos, novidades, eventos e outros assuntos relevantes para os jornalistas e mídia em geral.
Seu objetivo é despertar o interesse dos veículos de comunicação, inspirando matérias jornalísticas que ajudam a promover a empresa.
Geralmente, o responsável pela produção do press release é um assessor de imprensa ou profissional de relações públicas.
Seu formato clássico é o texto, mas os releases atuais podem conter elementos como imagens, infográficos, vídeos, links e outros recursos que enriquecem seu conteúdo e ampliam as possibilidades para os jornalistas.
Como você pode notar, esse comunicado para imprensa não é voltado ao público final, e sim aos veículos como jornais, revistas, sites, blogs, canais de televisão e mídias sociais.
Diariamente, os jornalistas e produtores de conteúdo recebem vários press releases em seus e-mails e decidem quais merecem um espaço na pauta.
Por isso, é importante criar comunicados atrativos, detalhados e ricos em informações, que rendam boas matérias para os profissionais de imprensa.
Por que o press release é importante?
O press release é a ponte que conecta as empresas à imprensa, servindo como uma fonte de informações oficial para facilitar o trabalho dos jornalistas.
Para os profissionais da imprensa, o release garante pautas sempre atualizadas e um fluxo de conteúdo constante para gerar matérias de interesse do público.
Para as empresas, é uma forma simples e prática de promover sua marca, eventos, produtos e serviços por meio de comunicados que valorizam os acontecimentos e novidades da organização.
Entre os possíveis temas de um press release corporativo, podemos citar:
- Lançamento ou atualização de produtos e serviços
- Novas promoções, campanhas e ações
- Rebranding
- Prêmios conquistados pela empresa
- Anúncio de parcerias importantes
- Lançamento de sites, blogs e novos canais de comunicação
- Respostas a polêmicas e crises
- Publicação de resultados de pesquisas, estatísticas, tendências e estudos do mercado
- Anúncios de eventos corporativos, como conferências, feiras, seminários e congressos
- Divulgação da data de lançamento de filmes, séries, jogos, livros e discos
- Divulgação de marcos importantes da empresa, como um novo posicionamento de mercado e resultados inéditos em vendas.
O press release também pode ser usado por figuras públicas para divulgar um acontecimento pessoal, como o nascimento de um filho de uma celebridade ou o anúncio de candidatura de um político.
Em resumo, o comunicado é muito versátil e pode ser utilizado para qualquer assunto que mereça ser divulgado – desde que a imprensa também reconheça esse valor.
De acordo com a pesquisa State of the Media Report 2019, realizada pela Cision, 71% dos jornalistas pesquisados no mundo todo afirmam que o press release é o principal tipo de conteúdo que desejam receber das empresas.
O resultado prova que o formato continua essencial nas relações públicas, desmentindo rumores sobre um suposto “fim do press release” na era digital.
Como fazer um press release eficiente
Se você quer aprender como escrever um press release eficiente, deve começar pelas regras básicas da escrita jornalística.
Esse tipo de texto tem como principais características a objetividade, clareza e apresentação das informações mais completas possíveis.
Logo, deve ser escrito com uma estrutura direta e sem ambiguidades, focando exclusivamente nos fatos.
O modelo essencial do press release é o da Pirâmide Invertida, que data do século 19 e permanece relevante na comunicação para a imprensa.
Nesse padrão, as informações mais importantes vêm sempre no primeiro parágrafo e introduzem rapidamente o assunto ao leitor, aprofundando os detalhes conforme ele avança na leitura.
Para seguir o modelo, basta responder às 6 perguntas essenciais do jornalismo, na seguinte ordem:
- O quê?
- Quem?
- Quando?
- Onde?
- Por quê?
- Como?
Geralmente, o press release traz as respostas para as quatro primeiras perguntas logo no primeiro parágrafo.
Veja o exemplo de um release recente da Apple em sua sala de imprensa:
“San Jose, Califórnia, 3 de junho de 2019 – A Apple anunciou hoje a prévia do watchOS 6, que permite que os usuários do Apple Watch acompanhem melhor sua saúde e atividades físicas, além de oferecer novos mostradores dinâmicos e a App Store direto no relógio.”
Como você pode ver, as perguntas essenciais foram respondidas logo de cara, de uma forma totalmente direta e informativa.
Na sequência, o release traz informações mais detalhadas sobre as novas funcionalidades do dispositivo, opiniões de colaboradores da Apple e atualizações importantes.
Se você vir alguma matéria sobre as novidades do Apple Watch desse período, saberá que a fonte original das informações é o release oficial da marca.
A seguir, vamos nos aprofundar na arte de escrever bons releases e inspirar jornalistas.
11 Dicas do que não pode faltar em um press release
Antes de começar a escrever seu press release, confira os elementos que não podem faltar no texto.
De bônus, incluí algumas tendências.
Título
Sabemos que os títulos são a linha de frente de qualquer conteúdo escrito, e no press release não é diferente.
Na verdade, o título do seu release é sua única chance de chamar a atenção do jornalista em meio a centenas de e-mails.
Esse é justamente o desafio, pois os profissionais da imprensa não se impressionam facilmente com chamadas.
Além disso, seu título precisa ser curto, claro, direto e totalmente fiel ao conteúdo, sem muitos recursos publicitários.
Não é o mesmo que criar títulos para blog, por exemplo, pois exige mais objetividade.
Podemos tomar como exemplo os títulos dos releases da Coca-Cola Brasil:
- AdeS volta à TV com o poder das sementes
- #FanFeat: Música ‘Hasta la Vista’ com Luan Santana, Simone & Simaria e Pabllo Vittar é lançada; confira
- Coca-Cola vai dar uma casa por semana em promoção da Copa do Mundo da FIFA 2018
São títulos informativos e com um toque criativo ao mesmo tempo, respeitando os limites do formato jornalístico.
A maioria dos releases também inclui um subtítulo de até duas linhas, que resume as informações do texto e possui um formato mais livre.
Local e data
Uma regra importante do press release é inserir local e data antes ou após o título.
Isso porque os jornalistas precisam saber imediatamente se o material é novo e como poderá ser inserido na pauta.
Tenha em mente que os profissionais de conteúdo trabalham basicamente com duas agendas: uma factual e a outra especial.
Alguns releases só valem por alguns dias e são extremamente datados, enquanto outros podem render matérias mais abrangentes por mais tempo.
Lead ou entrada
Aquele primeiro parágrafo do texto que responde às perguntas essenciais do jornalismo tem um nome próprio: lead ou entrada.
Via de regra, o lead ideal tem entre 3 e 4 linhas e resume as principais informações do texto.
Como vimos, é o momento de dizer o quê, quem, quando e onde, podendo acrescentar o por quê ou como, dependendo do assunto.
Se o jornalista gostar do título do seu release, seu próximo passo será ler rapidamente o lead para filtrar o conteúdo.
Por isso, é importante construir um parágrafo inicial claro, conciso e que forneça o máximo de informações possível de uma vez só.
Sobre a empresa
Depois do texto principal do press release, inclua sempre um “sobre a empresa” com as informações mais importantes da organização.
Esse parágrafo deve conter a área de atuação, posição no mercado, principais produtos e serviços, e também números atualizados que valorizem a empresa.
Usando a Coca-Cola como exemplo novamente:
“O Sistema Coca-Cola Brasil é o maior produtor de bebidas não alcoólicas do país e atua em nove segmentos – água, café, chás, refrigerantes, néctares, sucos, lácteos, bebidas esportivas e à base de proteína vegetal – com uma linha de mais de 152 produtos […]”
Por mais que a Coca-Cola seja mundialmente famosa, essas informações são essenciais para agregar conteúdo ao release e mostrar o momento da empresa.
Assim, o jornalista pode acrescentar os dados mais recentes e situar o leitor no contexto da organização.
Contato
No final do press release, é imprescindível que você deixe seus dados de contato, essencialmente nome, telefone e e-mail.
Tradicionalmente, as assessorias usam o título “Assessoria de Comunicação da Empresa X” e inserem o nome da empresa em seguida.
No caso de profissionais internos da empresa, basta deixar o e-mail ou site da área de imprensa.
O importante é oferecer um contato para que o jornalista busque mais informações e complemente suas matérias.
Relevância
Na pesquisa da Cision, que citei anteriormente, 75% dos jornalistas afirmam que menos de um quarto dos releases que recebem diariamente são relevantes.
Perguntados sobre os motivos, eles dizem que os profissionais de relações públicas e assessorias não conseguem entender a audiência das mídias que estão contatando, e simplesmente ignoram o que é interessante para o público.
O resultado mostra que o press release precisa melhorar sua relevância e impacto, trazendo informações pensadas para o público-alvo de cada veículo de comunicação.
Então, já sabe: escreva seu release pensando no que as pessoas realmente querem ler em cada mídia.
Autoridade
Autoridade é uma palavra-chave essencial no jornalismo, e o press release reflete toda a credibilidade da empresa.
Quanto melhor for sua reputação no mercado e na mídia, melhor será a repercussão dos seus releases na imprensa.
Além disso, quando um veículo importante publica uma matéria a partir do seu comunicado, ele agrega sua própria autoridade à empresa.
Logo, você deve escrever releases que fortaleçam a imagem da empresa, tragam informações confiáveis e promovam o valor da marca.
Clareza
Clareza é outro conceito essencial nos press releases, que diz respeito à facilidade de compreensão do conteúdo.
Pense que qualquer pessoa deve ser capaz de entender rapidamente sua mensagem, principalmente um profissional de imprensa em um dia a dia atribulado.
Por isso, a dica é evitar termos técnicos – ou explicá-los, se necessário -, não abusar de jargões e preferir a ordem direta na escrita (sujeito + predicado + complemento).
Personalização
Voltando à pesquisa da Cision, temos mais um dado impactante em 2019: 65% dos jornalistas dizem preferir os press releases customizados, em vez dos comunicados enviados em massa.
Um dos respondentes afirma: “Se você não tem tempo para entender o assunto das nossas publicações, eu também não vou ter tempo para abrir seu próximo e-mail”.
Ou seja: se quiser enviar releases eficientes, é melhor começar a personalizar o conteúdo para cada veículo.
Elementos visuais
Seu press release engajado precisa de elementos visuais para atrair os jornalistas.
De acordo com a pesquisa da Cision, estes são os conteúdos preferidos:
- Imagem (27%)
- Infográfico (18%)
- Análise de dados personalizada (16%)
- Vídeos (13%)
- Posts de mídias sociais (11%)
- Conteúdo gerado pelos usuários (8%).
Também apareceram nas pesquisas as enquetes online, GIFs animados e quizzes.
Então, lembre-se: o release da era digital deve ser multimídia, com apelo visual para despertar a atenção do jornalista.
Otimização para SEO
Pois é, seu press release também pode ser otimizado para SEO, seguindo as mesmas regras que você aplica em conteúdos para site e blog.
Comece pesquisando uma palavra-chave relevante e aplicando as boas práticas de SEO, como a inserção de links, subtítulos e recursos para facilitar a leitura do texto.
Assim, seu conteúdo tem mais chances de alcançar uma boa posição no Google e ser encontrado pelos profissionais em busca de pautas.
Modelo de Press Release para você se basear
Agora vamos aos exercícios de press release, para você começar a escrever o quanto antes.
Veja um modelo simples para se basear:
“Empresa X apresenta CodeXYZ: a nova tecnologia revolucionária para desenvolver apps
O CodeXYZ promete acelerar o desenvolvimento de apps de forma inédita no mercado
Cidade, Estado; dia, mês e ano – A Empresa X apresentou hoje uma prévia do CodeXYZ, uma tecnologia revolucionária para auxiliar desenvolvedores a criar apps com mais rapidez e segurança.
O sistema traz ferramentas avançadas para facilitar a criação de experiências de realidade aumentada, compatibilidade com o dispositivo Z e novos recursos de API que tornam muito mais simples a integração com o software X.
As novas tecnologias para desenvolver apps otimizam o trabalho do desenvolvedor e representam o futuro do mercado em todas as plataformas’, apontou Felipe Freitas, engenheiro de software da Empresa X.
(A partir desse ponto, você pode prosseguir com informações sobre o uso da tecnologia, suas vantagens, aplicações e previsão do lançamento oficial.)
Sobre a A Empresa X
A Empresa X está presente em 25 países e lidera a inovação em tecnologia pessoal com seus computadores pessoais, tablets, smartphones e dispositivos inteligentes.
Suas quatro plataformas de software – Software X, Y, Z e W – fornecem experiências perfeitas em todos os dispositivos X e oferecem serviços exclusivos.”
Contato de imprensa
Juliana Souza – juliana_souza@empresax.com | +55 (11) 7777-7777”.
Se você pesquisar por “press release” no Google, exemplos como esse não faltam.
Entendeu a essência do comunicado para a imprensa?
Então, só falta saber como distribuí-lo.
Release pronto: Como e para quem enviar?
Depois de produzir seu release seguindo todas as dicas, surge a dúvida: como e para quem enviar?
A primeira regra é nunca atirar para todos os lados, ou seja, disparar seu release para listas de e-mail de mídias sem qualquer segmentação.
No caso das empresas, o ideal é contar com uma assessoria de imprensa especializada ou equipe de relações públicas que tenha um relacionamento próximo com os veículos.
Quando você conhece os jornalistas e tem uma boa relação com eles, é muito mais fácil saber para quem enviar o release e como personalizar o conteúdo para aumentar as chances de publicação.
Na hora de escrever o e-mail, use um assunto chamativo o suficiente para se destacar em uma caixa de entrada lotada.
Deixe claro que o conteúdo é exclusivo para os leitores do veículo, ressalte seus pontos mais importantes e aja como um parceiro estratégico da imprensa, que está disposto a contribuir com boas pautas.
Você também pode apostar nos distribuidores de release online, que são plataformas pensadas para facilitar o envio de press releases para vários veículos.
Esses distribuidores possuem redes de sites parceiros, mailings segmentados e ferramentas para automação de campanhas de e-mail.
Conclusão
Se alguém disser “defina press release”, você já tem a resposta na ponta da língua.
Como vimos, escrever um bom release exige conhecimento do público-alvo, análise das mídias e talento na redação.
Nenhum desses conceitos é novidade para nós, não é mesmo?
A diferença é que os releases geram repercussão a baixíssimo custo – praticamente uma publicidade espontânea – , o que é uma grande vantagem para qualquer negócio.
Então, se eu fosse você, pensaria em considerar o release como parte da sua estratégia de marketing digital.
Mas isso é assunto para um próximo post.
Por enquanto, quero saber de você: gostou das dicas para escrever seu release?
Acha que pode melhorar sua relação com as mídias daqui para frente?
Opine nos comentários e aguarde minha resposta.
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