Como você usa o chatbot no Facebook? Ou ainda não utiliza essa poderosa ferramenta?
Devo dizer que as oportunidades que a tecnologia gera são bem interessantes.
E o melhor: estão ao seu alcance.
Está certo que, até pouco tempo atrás, chatbot parecia pura utopia.
Eu concordo que interagir com robôs era coisa de filmes futurísticos, uma ficção que demoraria bastante tempo para se tornar realidade.
Mas uma das redes sociais mais inovadoras de todos os tempos colocou essa tecnologia ao alcance de empresas de todo o mundo.
Contrariando palpites e suposições, disponibilizou a criação de chatbot no Facebook Messenger.
Aproximou aquela realidade distante e revolucionou a fidelização de clientes por meio da plataforma.
É só mais um avanço impressionante para facilitar a vida de consumidores inseridos na famosa rede social de Mark Elliot Zuckerberg.
O assunto me deixa realmente empolgado. E quero dividir a razão para isso com você.
A propósito, já ouviu falar em chatbot, mas ficou em dúvida sobre como automatizar respostas no Facebook?
Bem, aqui está o conteúdo certo. No texto de hoje, vou explicar tanto o que é um chatbot até como funciona e como criar o seu.
Preparado para aproximar o seu negócio da transformação digital ao usar chatbot no Facebook? Então, aperte os cintos e vamos nessa que os robôs (bots) estão à nossa espera!
O que é um chatbot no Facebook?
Antes de falar sobre o que é um chatbot no Facebook, é preciso definir o conceito, a fim de que fique mais fácil de entender como isso funciona.
Chatbot é uma palavra que se origina da junção do prefixo “chat”, que quer dizer conversa, e “bot”, que significa robô.
Ou seja, um robô de conversação capaz de interagir com as pessoas, responder perguntas e sugerir alternativas em tempo real.
Embora pareça uma tecnologia nova, na verdade, isso não é tão recente assim.
Apenas como curiosidade: os primeiros programas de conversação artificial online datam de meados de 1995.
É o caso do Verbot, chamado de Kit de Desenvolvimento de Software de Inteligência Artificial para a plataforma Windows – e que ainda existe, vale dizer.
Atualmente, os bots estão disponíveis, inclusive, em ferramentas específicas para criar chatbot no Facebook.
Agora, em relação à rede social mais usada no mundo, o chatbot representa a oportunidade para que as empresas possam automatizar respostas aos clientes.
Ou seja, enviar mensagens automáticas por meio de comandos pré-definidos.
Pode parecer futurista demais, mas não é difícil de entender o processo.
O robô do Messenger cria uma simulação quase perfeita de diálogos reais com os usuários.
Digo “quase” porque, obviamente, não é possível automatizar respostas para todos os tipos de dúvidas dos consumidores ativos na rede.
Mas já é possível responder à maioria delas, o que é fantástico, pois eleva a qualidade do atendimento e gera resultados ainda melhores em vendas.
E gosto de reforçar que não é só em textos automáticos que a sua estratégia tem a ganhar.
Um chatbot pode enviar imagens, links, textos, vídeos e, inclusive, botões com chamadas para ação.
Para que o robô de conversação seja iniciado, o usuário só precisa clicar no botão “Enviar mensagem” em sua fanpage.
Tudo simples, rápido e eficaz!
Assim que os usuários clicam, são abordados com uma saudação programada pela sua empresa ou com um menu de opções para resolver suas dúvidas e problemas.
Apenas como exemplo, dê uma olhada na minha página no Facebook e observe no detalhe como o chatbot o recepciona:
7 vantagens de criar um chatbot do Facebook para seu negócio
Ainda tem dúvidas se realmente vale a pena aproveitar as oportunidades abertas pelo uso de chatbots para fortalecer o relacionamento com o cliente?
Então, chegou a hora de conhecer as vantagens de ter um chatbot na página do seu negócio no Facebook.
Vamos lá?
1. Atendimento ao consumidor
Já parou para pensar sobre o quanto os bots estão transformando o atendimento ao cliente?
Agora, eles podem responder às principais dúvidas dos consumidores e interagir com eles 24 horas por dia, 7 dias por semana.
É realmente incrível!
Um chatbot permite à sua empresa responder automaticamente às perguntas frequentes dos clientes e satisfazer as suas necessidades.
Assim, o atendimento é personalizado, e as respostas desejadas, obtidas em tempo real.
2. Suporte
Com a ajuda de chatbots, até mesmo o processo de suporte ao cliente é melhorado.
Por mais estressado que o consumidor esteja ao interagir com a sua marca, os robôs sempre o tratarão da melhor forma possível – o que também aumenta a satisfação do cliente pelo suporte recebido.
E não pense que enviar mensagens automáticas no Facebook quer dizer que você e seu time vão deixar de interagir com o cliente.
Basta programar os bots para que eles possam encaminhar solicitações mais urgentes para uma pessoa real.
Assim, a equipe de suporte economiza tempo e pode ajudar em tarefas mais importantes.
3. Interação
Quanto maior for o engajamento de uma empresa no Facebook, maiores as chances de aumentar as vendas.
Por isso mesmo, usar o chatbot no Facebook é também uma forma de oferecer conteúdo visual para atrair, causar interesse e fidelizar clientes.
4. Geração de leads
Usando os princípios da automação de marketing, os chatbots armazenam dados valiosos sobre o consumidor, como faixa etária, histórico de compras, localização, entre outros.
Com isso, os robôs podem enviar mensagens personalizadas e gerar valor ao potencial cliente por meio da oferta de conteúdo relevante.
Isso funciona como um amigável “empurrão” para que avance pela jornada de compra.
A cada lead gerado, você pode, de maneira prévia, avaliar e filtrar leads que não sejam interessantes para manter relacionamento.
Tudo isso contribui para que as taxas de conversão sejam mais altas e, assim, mais leads qualificados e vendas sejam gerados.
5. Pesquisa de mercado
Como você já deve estar percebendo, o chatbot no Facebook é como a galinha dos ovos de ouro do relacionamento com o cliente.
Traz uma série de benefícios para os negócios, além de servirem como ferramenta para coletar o feedback de clientes.
Com o envio de algumas perguntas simples de pesquisa de mercado, você pode identificar o que precisa ser melhorado em produtos, serviços ou na própria página.
Se você coloca um chatbot dentro do seu site, por exemplo, pode descobrir até mesmo por que os clientes estão saindo de uma página sem comprar.
Ou seja, identifica as causas da alta rejeição em suas páginas.
Basta programar o robô para entrar em contato com aqueles que não tomam nenhuma ação na página de conversão.
6. Agendamento e reservas
Falando em tomadas de ações, outra vantagem de usar chatbot no Facebook do seu negócio é facilitar a vida do consumidor. E, claro, economizar o tempo de trabalho da sua equipe.
Com apenas alguns comandos, os bots podem automatizar tarefas comuns como agendar visitas ou serviços ou reservar produtos ou viagens.
Isso resulta em maior produtividade para você.
7. Vendas
A sétima vantagem é uma das mais poderosas porque diz respeito às vendas.
Identificar as dúvidas mais comuns dos consumidores e respondê-las rapidamente é a melhor forma de aproximá-los da decisão de compra.
Então, tenha em mente que chatbots funcionam como um atendente sempre disponível para dar assistência ao consumidor em uma loja real.
A diferença é que o bot está invariavelmente pronto para solucionar seus problemas e a responder suas dúvidas, sejam elas sobre pagamento, entrega ou produtos.
Assim como a Samara, ele nunca dorme.
Como funciona um chatbot do Facebook?
Agora que você se inteirou sobre as vantagens de usar, vou te explicar como funciona um chatbot do Facebook.
A mágica acontece por meio da API (Interface de Programação de Aplicações) do Facebook Messenger.
É através dela que sua empresa pode escolher um chatbot para chamar de seu e, assim, interagir de modo diferenciado com prospects e clientes.
Os chatbots, em geral, funcionam de duas formas diferentes: com base em regras programadas ou com o uso de inteligência artificial.
A primeira opção é a mais básica e limitada, pois depende de comandos específicos.
Então, basta o usuário escrever uma palavra que não esteja no banco de dados programado que o robô não entende o que ele quer dizer e prejudicar a comunicação.
Por isso, é uma opção que precisa de uma programação inteligente para oferecer um atendimento igualmente inteligente.
É como uma sessão de perguntas e respostas que funciona com base em um conjunto de regras, em tempo real.
Já a segunda opção funciona como a famosa Siri, do iPhone: usa a inteligência artificial para que os usuários possam fazer perguntas mais complexas.
Baseada em seus próprios algoritmos e processadores de linguagem, entende o que o usuário quer dizer para oferecer uma experiência de atendimento mais humanizada.
Se você tem, por exemplo, uma pizzaria, e o usuário escreve o termo “promoção”, você pode configurar o chatbot para enviar as ofertas do dia.
Isso agiliza muito o atendimento ao cliente e, claro, a venda dos produtos promocionais.
Como criar um chatbot no Facebook: 9 ferramentas para você usar
Para automatizar respostas no Facebook é preciso configurar o chatbot para responder ao público de acordo com a programação desejada.
Para facilitar as coisas, o próprio Facebook oferece um passo a passo completo com tudo o que precisa para aprender a incorporar essa tecnologia ao Messenger.
Sim, o chatbot no Facebook é grátis – você só investe tempo na tarefa.
E para descomplicar mais ainda esse processo, selecionei as 9 melhores ferramentas para criar chatbot no Facebook.
A maioria delas também não tem custo nenhum.
Confira:
1. ManyChat
Com o diferencial de oferecer a criação de chatbot em menos de 2 minutos e sem codificação, o ManyChat tem uma estrutura simples.
Você faz seu cadastro, escolhe a página na qual quer configurar o chamado Manychat e, em seguida, já pode começar a programar mensagens de boas-vindas aos usuários.
Entre as principais funcionalidades da ferramenta, destaco a análise de dados e o recebimento de notificações, caso precise que alguém da sua equipe intervenha na conversa.
2. Botsify
Se você tem domínio do inglês e quer fazer uso de uma ferramenta que também é utilizada por gigantes como a Apple, a recomendação da vez é o Botsify.
É uma alternativa mais avançada, com funcionalidades como aprendizado de máquina para ensinar novas respostas ao robô, integração analítica e interferência humana.
Como é mais completa, permite apenas 30 dias de teste gratuito da versão premium. Mas, caso você goste, vale a pena o investimento.
3. ChatFuel
Gratuito e com fácil acesso, o ChatFuel tem como proposta facilitar a construção de chatbot.
Os robôs dessa ferramenta trabalham com inteligência artificial e permitem a criação de chatbots mesmo que você não entenda nada de programação.
Usada por equipes da NBA e editores da Forbes, também oferece teste gratuito por tempo limitado.
4. Facebook Messenger Platform
Muita gente não sabe, mas também existe uma ferramenta do próprio Facebook que permite a criação de chatbots integrados ao Facebook Messenger.
Com o Facebook Messenger Platform, você tem acesso a vários recursos, estudos de caso, guias completos e fórum para desenvolvedores.
5. BotKit
Se tem um desenvolvedor à sua disposição, uma recomendação interessante é o BotKit.
Essa ferramenta permite mapear a interação com o usuário e criar diálogos e cenários semelhantes ao mundo real.
6. ChatClub
O ChatClub é uma ferramenta brasileira bastante completa e ao mesmo tempo indicada para iniciantes.
Permite a programação de chatbots de conteúdo e de FAQ (dúvidas mais frequentes dos clientes).
Entre suas principais funcionalidades, dispõe de chat em grupo, contato com a página, enquete, envio de conteúdo, inteligência artificial e quiz.
Já foi usado, inclusive, pelo cantor brasileiro Luan Santana, que tem milhões de seguidores no Facebook e recorre à ferramenta para se aproximar dos fãs.
7. BlueLab
BlueLab é outra opção made in Brazil que vale a pena ser testada.
Colecionadora de cases, já foi usada por marcas como Frost&Sullivan e Revista Época.
Permite a configuração de perfil de acesso para diferentes usuários, oferece dados que podem ser exportados para planilha, painel de desempenho, entre outros.
8. Blip
Com a vantagem de conseguir criar chatbot no Facebook Messenger, SMS, Skype, Telegram, app e site, o Blip é prático e rápido.
Oferece tanto análises customizáveis quanto aprendizado de máquina, automatização e personalização de mensagens.
Com versão gratuita limitada a 5 chatbots e envio de 10 mil mensagens, também tem versão paga.
9. ChattyPeople
Assim como o BotKit, o ChattyPeople demanda a ajuda de um desenvolvedor para a criação de chatbots.
O mais interessante dessa ferramenta é que ela cria textos e bots de voz.
Mas também possui analytics, suporte e soluções personalizadas de acordo com os seus objetivos de negócio.
10. Morph
Para concluir, vale falar do Morph, outra ferramenta bacana por ser bem completa.
Funciona não apenas como chatbot no Facebook, mas em outras redes sociais.
O mais legal é que não demanda grandes conhecimentos em programação e facilita o trabalho de migração de outra plataforma para ela.
Ainda gera relatórios sobre os atendimentos e agiliza o contato com o usuário tão logo ele clique em “enviar mensagem”.
Conclusão
Se entusiasmou com a oportunidade de criar seu primeiro robô para o chatbot no Facebook Messenger? Então, só falta escolher a melhor ferramenta para atender às suas necessidades e iniciar os testes.
Só não se esqueça de programar diálogos naturais para alcançar melhores resultados. Eles devem seguir o mesmo tom de voz da sua marca (brand voice).
Tudo pronto para oferecer a melhor experiência de atendimento digital aos seus prospects e clientes? A largada para a fidelização acaba de ser dada!
Que o uso do chatbot no Facebook traga as melhores oportunidades de negócio para você!
Curtiu este conteúdo? Não deixe de comentar aqui no post contando sobre as suas expectativas ao levar o chatbot para dentro de sua fan page! Também aproveite para compartilhar este artigo nas redes sociais! Seus amigos podem se interessar pelo tema!
The post Chatbot Para Facebook: O Que é e 10 Ferramentas Para Você Usar appeared first on Neil Patel.
Chatbot Para Facebook: O Que é e 10 Ferramentas Para Você Usar Publicado primeiro em
Nenhum comentário:
Postar um comentário