O marketplace é o lugar ideal para você estar nas principais plataformas de vendas sem gastar muito com isso.
Você, como empreendedor, já deve ter percebido que o comércio eletrônico vem ganhando força há algum tempo.
O que antes era tendência, virou requisito básico para qualquer empresa, e ferramentas que podem otimizar esse comércio eletrônico vem surgindo, como o marketplace, por exemplo.
Apesar de ser uma ferramenta para o comércio na web, não é obrigatório que você tenha loja virtual. O marketplace tem todas as funcionalidades necessárias para você começar a vender online já!
Essa ferramenta é extremamente útil para pequenos empreendedores que não sabem como aumentar o tráfego sem gastar muito.
Aliás, se você quer saber mais sobre como aumentar o seu tráfego online, confira o meu artigo sobre Como Aumentar Ainda mais o tráfego Para os Seus Principais Posts.
Pesquisas feitas pelo estudo Panorama dos Marketplaces no Brasil, realizado pela Precifica e Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), levantaram que o número de vendedores em marketplaces chegou a 6.246 já ao final de 2016.
E esses números estão em franca ascensão.
O investimento inicial para ser visto por clientes do Walmart, Netshoes, Lojas Americanas e muitas outras é ZERO. Sim, você entendeu bem! Não tem investimento inicial para ingressar em um marketplace consolidado.
E eu garanto que muitos vendedores não perceberam ainda o quão vantajosa é essa ferramenta. E esse mercado ainda tem bastante espaço para crescer.
Os brasileiros são, naturalmente, mais desconfiados em relação ao comércio digital, e estar em plataformas conhecidamente seguras e solidificadas é uma alternativa bastante interessante.
A visibilidade, baixo custo, segurança e praticidade são os desejos de todos os empreendedores. Mas, como toda gestão online, é preciso ter bastante atenção com a administração de todos os itens.
Com esse artigo você saberá o passo a passo para colocar os seus produtos nos principais marketplace, e como gerenciar a sua cadeia de vendas e enfrentar os principais desafios dessa tendência.
Parece bem interessante, certo? Continue lendo para saber tudo o que você precisa para não ficar fora dessa.
Boa leitura!
O Que é Marketplace?
A terminologia marketplace não é exatamente nova no mercado. Ela começou a ser mais utilizada em 2012, mas ainda é um termo um pouco novo para os consumidores.
Uma das maiores nesse mercado é a B2W – fusão feita entre Lojas Americanas e Submarino e que, hoje, incluem também a Shoptime e Sou Barato.
Você pode achar que essa palavra é nova e se trata de comércio virtual, mas, na verdade, marketplace é um local onde os vendedores se concentram para disponibilizar seus produtos e serviços, tanto no ambiente virtual, quanto em estabelecimentos reais.
Marketplace é, na realidade, uma junção de palavras: market (mercado, em inglês) e place (lugar, em inglês).
É, basicamente, um lugar onde se faz comércio. O termo, em sua essência, é usado tanto para mercados de rua e feiras, quanto para os mercados virtuais e de negócios.
Na prática, o termo é mais usado para e-commerce colaborativo.
É uma tendência recente e que alguns profissionais chamam também de e-marketplace, onde lojas virtuais formam um conglomerado e anunciam seus produtos e serviços em um único site.
Neste artigo, vou me referir a marketplace no sentido mais atual da palavra – como e-commerce colaborativo. Então, sempre que o mencionar, entenda que estou me referindo ao e-marketplace, certo?
Você pode considerar que o marketplace é uma espécie de shopping.
Existem alguns que são um conglomerado de vendedores de produtos do mesmo segmento – que vendem apenas roupas ou apenas eletrodomésticos, por exemplo.
Há outros que são como uma espécie de feira, com vários departamentos em um único site.
Você pode ter acesso a este “shopping virtual” de duas formas distintas: como vendedor ou como comprador.
Se o marketplace for segmentado, o vendedor pode oferecer o produto específico daquele nicho e o comprador entra e analisa qual ofertante melhor lhe convém.
Já se o marketplace abranger diversos itens, os vendedores podem ser de diferentes mercados e, inclusive, podem ofertar todos os produtos com os quais trabalham.
Por fim, o comprador terá uma espécie de catálogo com todos os itens oferecidos – desde comida, até móveis, e tudo em um único site.
O pagamento é feito como se fosse para um fornecedor e um único frete é pago, mesmo que a compra seja feita com diversos vendedores.
Isso tudo porque a navegação é feita em um único site, ou seja, você não é encaminhado para outra plataforma quando clica em produtos diferentes.
Como funciona um marketplace
O funcionamento dos marketplace é muito simples e, em alguns casos, completamente gratuito.
Esse ambiente virtual reúne em um só lugar produtos de diversas lojas, além daqueles que são comercializados pela própria rede que oferece o espaço de marketplace.
É possível encontrar na Amazon, por exemplo, produtos vendidos pela gigante americana e também outros comercializados por varejos menores.
Além da venda dos produtos, o marketplace, muitas vezes, também se responsabiliza por gerenciar o pagamento e o frete do produto até o cliente final, oferecendo até mesmo garantia em alguns casos.
Por mais que não haja um investimento inicial, é importante dizer que muitas dessas plataformas cobram uma comissão (em percentual) sobre cada venda realizada pela loja parceira.
Ou seja, ao aderir a um marketplace, talvez você não precise gastar nada para começar, mas sua margem será menor a cada venda.
O que é um marketplace de serviços?
Além das lojas virtuais que reúnem em um só lugar produtos de diversos varejistas, existe no mercado outro tipo de marketplace – este dedicado especificamente para quem trabalha com a prestação de serviços.
O funcionamento aqui é bem parecido.
Ou seja, uma marca conhecida reúne e anuncia em sua plataforma o serviço de diversos profissionais diferentes.
Como o prestador de serviço geralmente trabalha sozinho ou com uma estrutura pequena de profissionais, essa solução pode ser bastante interessante para inserir seu nome no mercado e ajudá-lo a atrair clientes.
O marketplace também é especialmente interessante para o consumidor, que consegue solicitar orçamentos e comparar preços em um só lugar.
Ainda, existe a possibilidade de escolher um profissional a partir dos comentários e de avaliações deixados por outros usuários da plataforma, o que oferece mais segurança à tomada de decisão de compra.
Quais os principais tipos de marketplace
No mercado de marketplaces, existem alguns tipos diferentes, que têm foco em atuar com diferentes segmentos do mercado.
O primeiro são os negócios B2C, que é o tipo mais conhecido pelo público geral.
A sigla em inglês para Business to Consumer significa que, nesse tipo de comércio, as transações acontecem entre uma empresa e o consumidor final, pessoa física.
Alguns exemplos desse modelo são Netshoes, Casas Bahia, Dafiti, Amazon e Lojas Americanas.
Do outro lado, temos os negócios Business to Business, ou B2B, que são empresas que vendem para outras empresas – pessoas jurídicas.
Aqui, entram exemplos como Nimbi e Alluagro.
No mercado, há também alternativas para pessoas físicas que querem vender algum produto para outras.
Os marketplaces Consumer to Consumer (C2C) têm foco em conectar compradores e vendedores para a negociação de itens de segunda mão ou novos com estoque limitado.
As plataformas que podem ser utilizadas aqui são Mercado Livre, OLX, Enjoei, entre outras.
Existem ainda as opções de marketplace de nicho, que podem ser interessantes para quem tem um produto que atende a um público muito específico e quer focar seus esforços.
Alguns exemplos desse tipo são Instacarro, Parafuzo, Moda It e Iguanafix.
Os marketplaces de nicho não são exatamente um tipo, podendo ser classificados também em B2B, B2C ou C2C.
Mas, com essa amostra, você consegue entender melhor como estamos falando sobre um mercado já amplo e que cresce cada vez mais.
Qual é a Importância de um Marketplace?
Hoje, você dificilmente vai encontrar uma empresa que não esteja na internet.
Cada vez mais, os gestores estão atentos às mudanças dos consumidores em preferir comprar online do que ir pessoalmente às lojas.
No Brasil, ainda existe uma resistência considerável por parte dos consumidores em comprar online devido à falta de confiança, mas é um setor claramente em expansão.
No dia 23 de agosto de 2017, a consultoria Ebit fez um levantamento que mostrou que lojas online no Brasil faturaram R$ 21 bilhões no primeiro semestre do ano (2017) – um crescimento nominal de mais de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior (2016).
Você, como gestor, deve acompanhar essas oportunidades e investir nessa tendência.
Se a sua empresa não está online, eu sugiro que você coloque isso no seu planejamento estratégico urgentemente.
Inserir o seu e-commerce em um marketplace pode aumentar ainda mais os seus resultados de vendas. Ele proporciona um aumento na visibilidade e credibilidade da sua empresa, principalmente para empresas pequenas e pouco conhecidas.
A internet tem um ponto positivo que é a liberdade para entrada de qualquer empresa. Mas isso, para as próprias empresas, é um fator negativo, afinal, a concorrência pela atenção dos consumidores é bastante acirrada.
Ao inserir a sua empresa em um marketplace, a pequena empresa pode se beneficiar com a publicidade do site para aumentar o tráfego e fazer isso a baixo custo de investimento em marketing.
A pequena empresa ganha visibilidade sem a preocupação dos altos custos com publicidade e, dessa forma, alavanca as vendas.
Um dos pontos mais interessantes disso tudo é que não é necessário ter o know-how de programação, TI e custo com montagem de site e manutenção. O próprio site do marketplace já cuida dessa área.
Outro ponto extremamente positivo é a escalabilidade que o marketplace proporciona às empresas. O gestor pode aumentar o portfólio e sempre mostrar novos produtos para os clientes.
Outro benefício é fornecer ao cliente uma boa experiência com a compra, o que faz com que ele pense na sua marca com mais atenção na próxima compra, ou seja, as chances de fidelização são maiores.
Manter sua loja online também é muito mais simples. Normalmente, a logística de um marketplace é mais prática, com facilidade na hora de criar os meios de pagamento, transporte e cadastro de produtos.
Dessa forma, inserir o seu e-commerce em um marketplace pode maximizar suas receitas e minimizar algumas despesas, o que pode aumentar consideravelmente o lucro da empresa.
O marketplace é uma ferramenta benéfica para todos os participantes.
Você conferiu acima as vantagens para o vendedor, mas todos os participantes das transações podem se beneficiar com a ferramenta.
Por exemplo, para o administrador, além dos benefícios acima, é possível aumentar o faturamento através da comissão por venda.
O comprador tem uma gama enorme de produtos em um só site, facilidade e praticidade de pagamento e frete único, além de preços mais competitivos.
Esses benefícios são os exclusivos para o marketplace, mas é bom lembrar que ele também agrega todos os pontos positivos de um e-commerce, como utilizar métricas que identifiquem tendências, práticas mais adequadas e soluções de problemas de planejamento, auxiliando, inclusive, na análise SWOT da empresa, afinal você está em um ambiente virtual com concorrentes.
Lojas virtuais também facilitam a participação da empresa em eventos na internet, como promoções e feirões que oferecem ao consumidor preços ainda melhores.
Sabemos que promoções e ofertas podem melhorar a visão do cliente em relação a sua marca, estimulando-o a comprar novamente.
Esse tipo de evento é mais simples de se organizar virtual do que fisicamente, e pode fazer com que um possível cliente compre pela primeira vez o seu produto devido aos atrativos, tornando-o um cliente fiel.
Outra possibilidade que o marketplace fornece é que a sua empresa esteja em mais de um local ao mesmo tempo. Se você selecionar 2 marketplaces que correspondam ao nicho do seu público-alvo você pode até dobrar o poder de alcance da sua marca.
Além disso, dois sites “divulgando” o seu nome dá uma segunda chance para o seu público se interessar pelo produto ou serviço ofertado. Afinal, sabemos que nem todas as call to action ganham os consumidores à primeira vista.
Diferença Entre Marketplace e E-commerce
Bom, você já entendeu o significado de marketplace, mas pode estar confuso em relação às diferenças dessa ferramenta para o próprio e-commerce.
É natural a confusão, afinal, são termos um pouco recentes para a maioria dos consumidores.
À primeira vista você pode achar que ambos desempenham o mesmo papel, mas existem diferenças consideráveis entre eles.
O e-commerce é administrado pela empresa A, com os fornecedores da empresa A, e enviados pela transportadora que a empresa A escolher.
Pode acontecer da empresa A ser multimarcas e disponibilizar, no estoque, produtos de outras marcas, mas ela continua sendo uma empresa só – que possui a mesma linha de preços, estratégias, equipe e gestores, etc.
Essa é a principal diferença entre marketplace e e-commerce. Quando você tem à sua disposição diversos produtos, mas apenas uma empresa no comando, não vai existir competição, um leque muito grande de variedades ou de visão empresarial.
Já o marketplace comporta diversos lojistas – do mesmo nicho ou não –, dependendo do posicionamento do site.
Por exemplo, você está no e-commerce da loja B de roupas e acessórios femininos fazendo compras de natal, e precisa comprar quatro presentes: uma roupa para sua filha, uma roupa plus size para sua tia, um sapato para o seu pai e uma bolsa para sua mãe.
Se a loja for voltada apenas para o público feminino e não tiver como visão a moda plus size, você vai ter que visitar, no mínimo, mais dois sites, pagar separadamente cada um, além do frete em cada loja.
Já se você entrar em um marketplace que comporte empresas de nichos variados, a possibilidade de você comprar todos os presentes que precisa de uma única vez é maior. Além de encontrar algo que não estava procurando, como um presente pessoal.
Apesar de ambos serem plataformas de divulgação e promoção de produtos e serviços online, você percebe que, enquanto o primeiro é limitado, o segundo é variável em todas as esferas.
Você pode encontrar dentro do marketplace empresas sustentáveis, empresas voltadas para moda plus size, algumas mais modernas e outras mais clássicas.
Vamos fazer uma analogia. O e-commerce é como se fosse uma loja de roupas na rua. Essa loja pode atrair pessoas que passam, quem já é cliente e quem pesquisou e encontrou aquela loja.
Já o marketplace funciona como uma loja de shopping. Você pode atrair quem veio exclusivamente para comprar em outra loja, quem veio comprar no concorrente, mas encontrou mais vantagens no seu produto, cliente fies e quem o encontrou na web.
Percebe que a variedade de pessoas que pode se interessar pelo seu produto é infinitamente maior?
Isso não quer dizer, de forma alguma, que você deva descartar seu e-commerce! Pelo contrário, as vantagens que mencionei no tópico anterior continuam válidas. A minha dica é que você coloque a sua marca em um marketplace e, se possível, tenha um e-commerce.
Lembre-se: quanto maior o número de vezes que seu cliente visualizar a sua marca, mais chances você terá de conquistá-lo!
Vantagens de um marketplace
Talvez a mais óbvia vantagem de utilizar um marketplace para suas vendas online é a grande exposição que esse modelo de negócio oferece.
Nele, lojas pequenas desfrutam do público de uma marca que já está consolidada no mercado digital.
Junto à maior exposição, a dinâmica das grandes lojas garante também uma maior retenção de público.
Por estar repleto de produtos e informações, é comum que esses sites de vendas consigam prender a atenção do cliente por mais tempo, para que ele analise o produto com calma.
Outra vantagem a se considerar na hora de escolher um marketplace é que o modelo é, além de tudo, econômico.
Quem vende seus produtos em uma loja já consolidada precisa gastar bem menos com ações de marketing.
Por fim, todos esses benefícios são capazes de conferir um crescimento exponencial para a loja que utiliza o marketplace para alavancar suas vendas.
Desvantagens de um marketplace
Por outro lado, também existem desvantagens em vender por meio de um marketplace.
A primeira coisa que precisa ser observada são os custos cobrados pela plataforma.
Para que a conta feche, os gastos com a marketplace precisam ser menores do que a economia que você está fazendo ao não ter de pagar pelo desenvolvimento e divulgação de site próprio.
Outro ponto negativo de utilizar esse serviço é que, muitas vezes, a loja fica dependente de outra marca gigante e nunca consegue se posicionar de maneira independente no mercado digital.
Quem anuncia seus produtos em lojas de terceiros acaba abrindo mão do controle dos aspectos técnicos do seu marketing.
E isso nos leva a outra desvantagem: o branding.
Ao vender seus produtos exclusivamente em ambientes de marketplace, você acaba abrindo mão de fortalecer sua marca em troca de uma exposição imediata.
Assim, o branding acaba fraco e, sua empresa, pouco conhecida junto ao público.
Como definir um nicho de mercado para o marketplace
Para ter bons resultados em seu negócio digital, há algumas etapas obrigatórias.
Entre elas, o ponto de partida talvez seja definir o nicho de mercado.
Portanto, antes de criar sua loja, estude bem quem é o público-alvo e, sempre que possível, elabore estudos de persona para guiar sua comunicação.
O comércio nichado pode ser uma boa estratégia para o sucesso dos negócios, já que parte de uma pesquisa do público para definir sua área de atuação junto a uma demanda identificada.
Apesar de parecer limitante em um primeiro momento, a escolha de um nicho de mercado garante maior assertividade em seus investimentos de marketing.
Em outras palavras, você gasta menos para ter mais resultados.
Por isso, a dica que eu deixo para você é investir em estudo de mercado, verificando a viabilidade da ideia e ouvindo seus potenciais clientes antes de investir pesado.
Tenho um artigo sobre análise de mercado que pode ajudar você a cumprir essa etapa.
Inserir o Seu Produto no marketplace em 3 Passos
Depois de compreender o que de fato é marketplace e a importância para o seu negócio, quero lhe ensinar o passo a passo de como inserir a sua marca e os seus produtos nesta tendência.
Você está pronto para utilizar essa plataforma para alavancar suas vendas? Então, vamos lá!
Passo 1: Definição do Marketplace
Hoje, existem inúmeros marketplaces na internet, tanto gerenciados no Brasil, quanto no exterior. É natural que você, empreendedor, fique um pouco confuso sobre qual escolher e como fazer essa inserção nesta tendência.
Quero falar neste tópico sobre esse primeiro contato que você vai ter ao entrar em um marketplace.
Encontrando os Melhores Marketplaces
Sabemos que um dos fatores essenciais para uma empresa é a pesquisa de mercado. Entender o ambiente e o público alvo são fatores chave para criar estratégias eficientes.
Em se tratando de inserir o seu e-commerce ou a sua loja física no ambiente do marketplace, esse fator é ainda mais importante.
Como falei anteriormente, existem marketplace setorizados, ou seja, que aceitam apenas lojas de determinado segmento em seu portfólio; e outros que possuem em sua vitrine diversos nichos.
A primeira decisão que você deve tomar é qual deles você considera mais viável para a sua empresa. Conhecer o seu público-alvo é o primeiro passo para tomar essa decisão de uma forma mais assertiva.
Por exemplo, se você escolher um marketplace que tenha desde produtos de limpeza, decoração até eletrodomésticos, mas o seu público são os consumidores de obra de arte, não faz o menor sentido colocar os seus vasos, quadros e enfeites neste marketplace.
Agora, se você tem uma loja de enfeites de led, por exemplo, e o seu público alvo costuma acessar marketplaces de roupas modernas, eletrônicos e decoração, seria interessante inserir o seu e-commerce em um ambiente com essa variedade.
Após entender o segmento no qual a sua empresa está inserida, o comportamento do mercado, o público alvo e o consumo dos seus produtos e serviços, você já está com dados suficientes para escolher o marketplace certo para a sua empresa.
Os principais marketplaces no Brasil são: Walmart, Netshoes, Mercado Livre, Amazon, Dafiti, Submarino, Americanas, Magazine Luiza, Pontofrio, Kanui e muitos outros. Para saber a lista completa basta acessar o site Market Place BR.
Brainstorm
O brainstorm faz parte do processo de escolha do marketplace ideal. Trabalhar com ideias é sempre uma ótima solução para criar estratégias de sucesso.
Existem algumas táticas inteligentes para você entrar nesse mercado da melhor forma possível. Pensar em quais feriados o seu público-alvo costuma comprar mais e quais promoções e ofertas mais combinam com a sua empresa, por exemplo.
Essa etapa é essencial para a escolha correta do marketplace.
Crie um Ranking Com Todos Eles
Com o brainstorm feito, a próxima etapa é elencar os marketplaces, segundo as ideias que surgiram.
É interessante fazer um ranqueamento com todos aqueles que forem atrativos para alavancarem suas vendas.
Vale avaliar os que o seu público alvo mais acessa, os que podem abrir novas perspectivas, e aqueles que estão em franca ascendência dentro do seu nicho.
Escolher os 3 Melhores
A primeira listagem pode ter quantos marketplaces você quiser, mas o próximo passo deve ser tratado com muito mais objetividade.
Seja extremamente seletivo e monte uma lista com os 3 melhores que você puder elencar.
Testar e Coletar Feedbacks
É interessante fazer uma pesquisa com clientes e clientes em potencial para verificar quais destes três são, definitivamente, os mais interessantes para a sua estratégia.
Dê uma conferida em sites que possibilitam que os compradores transcrevam suas impressões – sejam elas positivas ou negativas. Esse feedback é extremamente importante para você não manchar o nome da sua marca.
Afinal, da mesma forma que você pode se beneficiar com a visibilidade e nome do marketplace, uma visão negativa também será transferida para a sua empresa.
Foque nos Melhores
Não perca tempo, de forma alguma, com marketplaces medianos ou pouco visitados. Você quer alavancar sua marca e não fazer qualquer coisa apenas para seguir essa tendência.
Falo sempre sobre agregar valor à sua marca, e, para isso, é fundamental manter o foco apenas nas melhores opções.
Aproveite Datas e Feriados Comemorativos
Como mencionei no brainstorm, existem táticas que você pode utilizar para aproveitar melhor as oportunidades. Entrar em um marketplace antes da Black Friday, por exemplo, é uma ótima estratégia.
Feriados de final de ano e datas comemorativas que costumam alavancar as vendas no comércio podem ser boas datas para você inserir a sua marca.
Pense bem quais datas são as melhores para os seus negócios.
Por exemplo, se você possui uma empresa de ferramentas, querer aproveitar o dias das crianças é uma estratégia inútil, afinal, o seu público alvo não estará propenso a comprar mais do que em outras datas.
Passo 2: Disponibilizando o Seu Produto
Bom, após selecionar um ou mais marketplaces que você quer, definitivamente, inserir a sua loja, o próximo passo é partir para a parte prática.
Vamos ao passo a passo dessa inserção.
Entrando em Contato Com o Marketplace
A primeira etapa é entrar em contato com o marketplace. Basta acessar o site e fazer uma solicitação.
Alguns sites fornecem um formulário, como o Mercado Livre; e outros que solicitam que você entre em contato por e-mail, como a Netshoes.
Você pode fazer a solicitação para entrar em quantos preferir.
Efetuando o Cadastro
Caso o marketplace escolhido forneça um formulário, ele vai ser mais ou menos como a imagem abaixo.
Depois de preenchê-lo, é normal solicitarem mais alguns dados pessoais e informações sobre o seu CNPJ.
Para os marketplaces que solicitam o contato por e-mail, você pode informar o interesse em efetuar o seu cadastro e o contato é feito direto com o administrador ou alguém da equipe.
Documentação Necessária
Existem algumas variações dentro de cada marketplace, mas alguns documentos são fundamentais na maioria deles.
Veja a lista abaixo:
- CNPJ: dificilmente você conseguirá entrar em algum marketplace se a sua empresa não estiver cadastrada.
- e-CNPJ: esse item é o seu CNPJ digital, e é um documento essencial para a assinatura do contrato com o marketplace.
- CNAE: é a sua classificação como varejista, Classificação Nacional de Atividades Econômicas.
- Certidão negativa de débitos: é o documento que ratifica que a sua empresa não possui quaisquer pendências no CNPJ. Consulte a situação da sua empresa no site da Receita Federal.
- Sintegra: é o registro no Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. É um item essencial para que você possa emitir nota fiscal. Caso não tenha esse registro, procure o seu escritório de contabilidade.
E alguns outros como: Comprovante de Inscrição Estadual; Declaração do regime de tributação; Certidão Negativa de Falência e Concordata; Contrato Social atualizado.
Alguns marketplaces dispensam alguns desses itens e outros pedem alguns outros, mas a maioria segue essa listagem acima. Ter todos esses documentos em mãos facilitará o cadastro, afinal não queremos que essa parte demore mais do que o necessário.
Após a confirmação dos dados e o aceite do marketplace, você receberá um login e senha de acesso.
Integração Loja Virtual + Marketplace
O próximo passo é realizar a integração do seu e-commerce com a plataforma do marketplace.
Se a sua empresa tiver uma gama grande de produtos, fazer a integração de forma manual será um trabalho um pouco complexo. Você sabe que esse tipo de coisa pode resultar em erros e você não quer perder vendas por falhas assim, certo?
O que eu aconselho é que você utilize um integrador (Marketplace Hub) para que as informações de ERP sejam mantidas, além de facilitar o alinhamento destas informações com as plataformas e canais que a sua empresa utiliza.
Esse é um passo importante para que o seu estoque seja controlado da forma correta, além da precificação e quantidades de produtos adequadas.
Aprovação do Produto
Bom, o passo seguinte é fazer o upload das fotos dos produtos selecionados com as suas descrições e funcionalidades. Com um integrador, esse passo é feito automaticamente.
Essa etapa é um pouco mais burocrática em alguns marketplaces porque eles precisam fazer uma conferência dessas informações. Entenda que é preciso manter a credibilidade e qualidade do que está sendo ofertado.
Produtos ilegais, que não estejam com a descrição correta ou que não estejam de acordo com as normas do marketplace não serão aprovados.
É importante você facilitar essa etapa cumprindo com os requisitos estipulados. O prazo máximo para a aprovação – ou rejeição – do produto é de 30 dias. Alguns marketplaces, como o Mercado Livre, possuem prazos menores.
Faça o seu planejamento com o prazo máximo para não correr o risco de perder seus prazos ou atrasar alguma etapa importante.
Venda do Produto
Pronto, seu produto já está na vitrine do “shopping” marketplace. E você estará disponível para que o consumidor veja a sua oferta e compre o produto.
No momento da integração do seu e-commerce com o marketplace você selecionou as formas de pagamento de acordo com a sua política e a do marketplace.
Existem algumas plataformas de marketplace que a venda, emissão de nota e faturamento são feitas todas por você; e outros que fazem o processo de venda e depois transferem o valor na conta do seller.
O produto aparece como pertencente à sua loja, mas a venda é efetuada diretamente na página do marketplace.
Contato Após a Venda
Ao preencher o formulário e entrar em contato com o marketplace, os administradores pedirão os dados do seu contato, e será através dele que você poderá contatar o cliente.
Alguns marketplaces estão implementando uma ferramenta pela qual você pode se comunicar diretamente com o cliente, bastando abrir um chamado dentro da venda efetivada. Você pode comunicar se houve algum imprevisto com a entrega ou o estoque do produto, por exemplo.
Passo 3: Administrando as Tarefas Diárias no Marketplace
O marketplace facilita muito a questão das tarefas diárias, tanto que você consegue terceirizar algumas coisas que ficam a cargo da política do próprio site.
Aqui, é essencial criar estratégias e rotinas que sejam congruentes com as suas internas, mas também tenham itens diferenciados, afinal, é uma plataforma diferente e pode seguir alguns itens diferentes da sua loja física ou do seu e-commerce.
Performance de entrega
Uma das atividades que está normalmente em suas mãos é o envio do produto. Alguns marketplaces possuem prazo médio de entrega e outras, como a B2W, deixam a seu encargo a escolha do prazo.
Então, você escolhe qual o prazo máximo que você enviará o produto e isso é computado junto com os prazos das transportadoras ou dos correios.
Você deve colocar o seu prazo máximo, e tente não ultrapassá-lo. Lembre-se que a sua principal função é trazer valor para a experiência do cliente na compra.
Ultrapassar prazos vai fazer com que sua nota decaia, e alguns marketplace, como o Mercado Livre, podem travar o seu recebimento e você terá grandes problemas para resolver. Outros, como as Lojas Americanas, fazem um termômetro em relação aos seus atrasos, e podem entrar em contato com a sua empresa caso isso se repita muito.
A grande maioria desativa o seu perfil caso você não melhore o desempenho. Então, é extremamente importante computar o tempo de envio corretamente, inclusive vale colocar nesse cálculo possíveis surpresas.
Reclamações e chamadas no SAC
As reclamações e o SAC serão feitas para o próprio marketplace. Existe um campo na própria página do produto que possibilita fazer comentários a respeito do produto, vendedor ou da compra.
Após efetivar a compra, o cliente tem a possibilidade de avaliar e fazer reclamações. Fique de olho nessa questão para responder e resolver esses problemas o mais rápido possível. Atender bem e sanar atritos com clientes pode cooperar para que eles voltem a comprar em sua empresa.
Avaliações e nota mínima
Os marketplaces costumam solicitar ao usuário que ele conte a experiência dele com a compra, avaliando alguns itens com notas entre 0 e 5, e comentando a respeito da experiência que teve com essa transação.
Alguns marketplaces categorizam as avaliações em relação ao estoque, produto, prazo de entrega, etc., ou seja, o cliente pode julgar cada item separadamente. Ficar com uma nota abaixo de 3 pode ser extremamente prejudicial para a imagem da sua marca.
Essa avaliação vai refletir sobre o seu posicionamento no seller box e buy box. Alguns, inclusive, solicitam uma nota mínima para você permanecer entre as principais ofertas. Fique de olho nisso!
Você pode ter o perfil desativado se não ficar atento às más avaliações.
Porcentagem de produtos que são buy box
Buy Box ou Seller Box ou Caixa de Compra é o local que destaca os principais sellers de um determinado produto. É necessário cumprir alguns requisitos para entrar nesse grupo seleto de vendedores, como prazo de entrega, reputação, preço e estoque.
Essa área aumenta a visibilidade e, consequentemente, pode corroborar para o aumento de vendas daquele produto. Acompanhe a porcentagem dos seus produtos dentro do portfólio que estão na buy box. Acompanhe essa métrica semanalmente.
Precificação do produto
Os preços dentro do marketplace são mais competitivos, isso, somado à comissão, deve ser algo a se considerar antes de precificar o seu produto.
Produtos que possuem, devido ao mercado, margens de lucros menores podem ser retirados da sua vitrine nessas plataformas. Além dos seus custos, é preciso computar a comissão, que varia de 8 a 20%. Lembre-se sempre que o ambiente é muito competitivo.
O preço é fundamental para ficar na buy box e converter as vendas. Considere sempre os custos fixos e variáveis, margem e faturamento, além, é claro, de analisar os preços dos seus concorrentes diretos.
Oscilação da posição de seus principais produtos no marketplace
É natural que as empresas possuam mais de um produto de destaque – aqueles que recebem mais pedidos, e, muitas vezes, se preocupam tanto em estar na buy box, que não percebem as oscilações de posição e número de vendas.
Por exemplo, pode ser que um dos seus produtos seja o segundo colocado – mais caro, mas gera o mesmo número de vendas que a primeira colocação. O será que você precisa fazer para ficar em primeiro?
Analisar esse tipo de oscilação e como ele influencia nas vendas é essencial para maximizar seu faturamento de uma forma mais inteligente.
Itens ou categorias mais vendidas
Fique de olho na lista dos produtos mais vendidos. E eu sugiro que você faça isso sempre – seja diariamente ou no máximo semanalmente. Essa métrica é importante para entender o comportamento dos usuários em relação aos seus produtos.
O resultado dessa análise pode nortear a sua equipe a criar estratégias diferentes para produtos que demandem mais atenção.
Dicas Para Utilizar Junto ao Marketplace
Fique atento aos itens essenciais do seu negócio dentro do marketplace.
Quero dar algumas dicas para que você possa usufruir dessa ferramenta o máximo possível.
Estratégia Para Analisar a Viabilidade do Seu Marketplace
Existem muitas plataformas de marketplace hoje em dia. O mais importante é você pesquisar o tanto de informações quanto possível. Analise o quão viável é aquele marketplace para a sua empresa. Algumas perguntas que você deve responder:
- A sua empresa está crescendo?
- O que as ferramentas do Google Analytics estão mostrando?
- Os clientes voltam a comprar?
- Você está tendo prejuízo com algum produto?
A minha dica é: fique de olho nas métricas e trace suas estratégias em cima delas.
Conquiste a Confiança dos Consumidores
Sabemos que os brasileiros ainda são muito reticentes em relação às compras online, afinal, os crimes cibernéticos são muito recorrentes aqui.
Procure passar para o cliente o máximo de profissionalismo possível, desde as imagens dos produtos, passando pela descrição deles e, por fim, o envio e embalagem. Sim, você precisa ganhar a credibilidade dele mesmo após a venda.
Não deixe, em hipótese alguma, de responder perguntas e faça isso o mais breve possível. Eu sempre digo: não basta ser seguro, é preciso parecer seguro.
Os marketplaces costumam passar mais credibilidade por serem empresas grandes, conceituadas e conhecidas no mercado. Faça a sua parte para corroborar essa imagem!
Controle Bem o Estoque
Mencionei no item sobre integração que administrar o estoque é um item importante para a sua empresa. Quando o empreendedor tem uma loja física, um e-commerce, e faz parte de um marketplace, mas sem integração, acaba por se perder em relação ao estoque.
E esse item pode causar uma má interação com o seu cliente
Tenha Atenção ao Sistema de Entregas
Não atrase! Esse é meu conselho fundamental. Tenha contratos com os Correios ou transportadoras que não vão lhe deixar na mão. Tenha transportadoras reservas e fique de olho em possíveis greves.
Falhas no estoque também podem gerar atrasos. Não deixe que isso aconteça.
Como Lidar Com Compras Reclamadas
Reclamações são o calcanhar de Aquiles para muitos empreendedores, e ainda mais com a possibilidade de dispersar esse tipo de informação via web.
A minha dica é: seja o mais rápido possível para sanar quaisquer reclamações que surgirem. Entre diretamente em contato com o cliente e procure resolver a situação da forma mais tranquila e solicita possível.
Lembre-se que ele precisa ter uma boa experiência com a compra para avaliar bem, transmitir sua opinião positiva a outras pessoas e voltar a comprar na sua empresa.
Administrando o Fluxo de Caixa
Sabemos o quão importante é o fluxo de caixa para qualquer empresa. Dentro do comércio digital não é diferente. Muitos empreendedores acabam falindo porque acreditam que o comércio digital não precisa de muitas coisas.
Pode parecer lógico, mas o primeiro passo é verificar se você não está gastando mais do que ganhando. Muitas empresas acreditam que comprar um produto por 50 reais e vende-lo por 100, o lucro será de 50 reais. Não cometa esse erro.
Existem fornecedores, transportes, investimentos.
Ter um fluxo de caixa organizado pode ser fundamental em épocas de crise e em oportunidades de investimento. Não descuide dessa área administrativa. O seu comércio digital deve ser administrado com a mesma seriedade de uma empresa física.
Modelo de negócio para marketplace
Quem é empreendedor sabe que a escolha de um modelo de negócios pode ser decisiva para a trajetória da empresa e, inclusive, para os resultados que virão pela frente.
Por isso, pense bem antes de optar por um ou outro caminho.
Se você está planejando o lançamento de um marketplace, busque antes entender qual é a demanda do público que o seu comércio se propõe a suprir.
Lembre o que falei antes sobre a importância de estudar o mercado e ouvir seu público para entregar a ele o que procura, da forma que deseja.
A partir disso, você terá uma boa noção do modelo de negócio que deverá ser seguido e, inclusive, do tipo de marketplace a investir, se B2B, B2C ou C2C.
Um bom estudo de público e mercado pode indicar ainda qual nicho tem maior potencial de consumo para que o seu negócio possa se desenvolver de maneira escalável e exponencial.
Indico a você a leitura do meu artigo sobre modelos de negócio, com dicas para colocar sua estratégia em prática.
Estratégias de marketing digital para atrair clientes para marketplace
Hoje em dia, é difícil encontrar um negócio digital que não conte com estratégias de marketing no ambiente virtual.
E não tem como ser diferente, já que é na web que os consumidores estão pesquisando, comparando e comprando.
O melhor de tudo é que não faltam ações a escolher. Com certeza, alguma delas combina com seus objetivos e com sua audiência.
Você pode otimizar conteúdo para se destacar nas buscas e no Google Shopping.
Também pode apostar em propagandas segmentadas que vão mostrar o produto certo para quem de fato se interessa.
Dentro das estratégias, é importante incluir também campanhas de remarketing para garantir que o cliente que visualizou o produto do seu marketplace vai retornar para a compra.
E, para quem já é cliente, é importante contar com ações para manter o relacionamento, com notificações sobre a compra e disparos de e-mail marketing sobre as ofertas mais recentes da plataforma.
Exemplos de Marketplace de Sucesso
Bom, falei sobre todos os aspectos que circundam o tema marketplace. Chegou a hora de você saber quem são os maiores exemplos de sucesso.
O grupo segue em um crescimento acelerado, posicionando-se como líder no mercado de varejo. Apenas no último trimestre de 2014, a companhia apresentou um crescimento de 31% nas vendas e alcançou a receita bruta de R$ 9,1 bilhões.
Nos últimos 3 anos, o grupo praticamente dobrou de tamanho nas vendas e reduziu pela metade a quantidade de reclamações, conquistando, assim, o título de melhor atendimento ao cliente da internet brasileira.
Marketplace Americanas
Um dos nomes mais conhecidos do varejo físico e online no país, as Lojas Americanas oferecem sua estrutura para parceiros que querem anunciar seus produtos no B2W Marketplace.
Com milhões de acessos mensais em seus sites, a plataforma inclui ainda exposição em outras duas lojas do grupo – Submarino e Shoptime – e cruza as informações do usuário para melhorar sua estratégia de vendas.
Os dados são muito impressionantes:
No site, o B2W informa que não cobra taxa de cadastro, apenas uma comissão fixa de 16% sobre o valor total da venda.
Marketplace Submarino
Em relação à confiança dos clientes, a Submarino tem uma gama consistente de clientes que confiam plenamente nas compras dentro dessa plataforma.
Marketplace Magazine Luiza
Os mais de 220 mil itens que são expostos no marketplace do Magazine Luíza recebem 35 milhões de acessos. Com uma grande variedade no portfólio, você pode encontrar desde móveis até eletrônicos.
Marketplace Walmart
O marketplace do Walmart, rede americana, tem em seu portfólio mais de 1 milhão de produtos. Os preços extremamente competitivos geram 11 milhões de visitas. A plataforma faturou em 2014 mais de R$ 25 bilhões só em solo brasileiro.
A rede varejista Walmart tem um histórico muito positivo com os clientes. Veio para o Brasil em 1995 e, em 2002, a Revista Fortune a declarou como primeiro lugar entre as 500 maiores empresas do mundo.
Como funciona o marketplace do Facebook?
Fora dos sites especializados no comércio eletrônico, as redes sociais são mais uma opção para quem quer aproveitar o fluxo de um grande portal para expor seus produtos.
Ativo no Brasil desde 2018, o marketplace do Facebook oferece uma experiência que usa a geolocalização para conectar vendedores e compradores que estejam próximos.
Por enquanto, a plataforma atende apenas vendas C2C e funciona como um serviço de classificados – isso significa que o pagamento e a entrega ficam por conta do vendedor.
O potencial dessa plataforma é gigante e não dá para ignorar, especialmente se você tem algo a vender.
Segundo dados atualizados do Statista, são mais de 2,7 bilhões de usuários ativos em todo o mundo.
Quais os maiores marketplaces do mundo?
Quando o assunto é marketplace, nós temos vários exemplos de sucesso pelo mundo todo.
Talvez o mais conhecido seja a Amazon.
Não é a toa que seu fundador, Jeff Bezos, se tornou recentemente a primeira pessoa do mundo a acumular mais de US$ 200 bilhões em patrimônio.
Outros grandes nomes mundiais incluem também eBay (C2C), AliExpress (B2C e C2C), AirBnb (C2C e B2C) e Craigslist (C2C).
No Brasil, a Americanas é o que podemos chamar de gigante das vendas, consolidada pela compra do Submarino e do Shoptime.
Por aqui, temos ainda OLX (C2C), Mercado Livre (B2C e C2C), Magazine Luiza (B2C), Netshoes (B2C), entre outros nomes de destaque.
Conclusão
Pronto para apresentar a sua empresa para milhões de clientes em potencial?
Você deve ter notado que o marketplace é útil para todos os envolvidos, e extremamente democrático. Você pode colocar uma empresa de pequeno porte, com produção em pequena escala, junto com monstros do mercado.
Neste artigo mencionei quais são os principais benefícios desta ferramenta, como:
- Visibilidade
- Escalabilidade
- Fidelização
- Competitividade
- Variedade
- Confiabilidade
Não cometa o erro de achar que é algo para ser gerido com menos pulso. Pelo contrário, ter uma loja física, virtual e estar em um marketplace demanda do gestor uma capacidade de controle e planejamento intensa com estoque, prazos, qualidade e atenção com o cliente.
Lembre-se que a internet da voz para todos, e essa voz tem o poder de se alastrar com muita facilidade. Qualquer deslize durante o processo de venda pode não só lhe render um cliente frustrado, como também uma queda nas notas de avaliações.
Essa queda pode fazer com que possíveis clientes não queiram correr o risco de comprar com a sua marca, e sabemos o quanto esse tipo de falha pode prejudicar a sua empresa. Foque no gerenciamento de vendas e, se necessário, use integradores para manter suas informações de ERP e controlar de forma eficiente seu estoque, seus prazos e pagamentos.
Escolha os marketplaces conforme o seu portfólio, comportamento do seu público-alvo, e leve em conta, principalmente, as taxas de comissões e as margens de lucros mínimas e máximas dos seus produtos.
E, se você puder, participe de mais de um marketplace. Você pode dobrar o poder de alcance da sua marca e atrair novas conversões.
Mas, como falei, atente-se para o gerenciamento dessa ferramenta. Itens que demandam mais atenção:
- Fluxo de Caixa
- Prazos de despacho e entrega
- Precificação
- Estoque
- Contato direto com o consumidor
Existem facilitadores no mercado, e ter um diálogo com o seu gerente dentro do marketplace pode facilitar – e muito – alguns dos itens acima.
E você? Já participou ou ainda participa de algum marketplace? Obteve bons resultados? Deixe um comentário.
Obrigado por ler até aqui!
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