Aprender como montar uma loja virtual não tem mistério, mas exige bastante esforço.
A criação do e-commerce vai desde a pesquisa de mercado e o planejamento financeiro à definição do servidor e plataforma utilizados para colocar a loja no ar.
O primeiro passo é ter foco e atenção, pois se trata de um processo de várias etapas.
Afinal, criar um e-commerce demanda pesquisa de mercado, planejamento financeiro, definição de servidor, plataforma e template, divulgação e atendimento ao cliente.
Mas o esforço vale a pena.
De acordo com a pesquisa WebShoppers 2019, da consultoria Ebit, o Brasil é o país com maior faturamento de e-commerce na América Latina.
Acredite: 36% da população por aqui é digital buyer.
Em 2018, foram 133 bilhões de reais de faturamento.
Ou seja: é um tipo de comércio com potencial no Brasil.
Mas como abrir uma loja virtual de sucesso?
É o que você vai descobrir neste artigo.
Vamos nessa?
O que é uma loja virtual?
Conhecemos como loja virtual os negócios que usam da internet para o processo completo de divulgação e venda de seus produtos.
Para escolher os itens a comprar, o cliente precisa entrar no site ou aplicativo do estabelecimento, inserir as peças em um carrinho de compras online e pagar quando estiver pronto.
Ainda que, em alguns casos, exista a possibilidade de comprar pela internet e retirar pessoalmente, o mais comum é que o comércio eletrônico trabalhe com entregas por correios ou transportadora privada.
Também conhecido como e-commerce, esse modelo de negócio não é exatamente uma novidade – já existe no Brasil há, pelo menos, duas décadas.
A história das lojas virtuais no país começa entre 1995 e 2000, depois que a recém-chegada internet passou a ser utilizada para fins comerciais.
Com a popularização da web nos anos 2000, esse tipo de negócio ganhou força e grandes nomes surgiram – alguns desses continuam famosos até os dias de hoje.
Atualmente, o brasileiro tem diversas opções de lojas para comprar pela internet, acessando o website ou baixando o app do estabelecimento.
Por que as lojas virtuais estão se tornando cada vez mais importantes?
Nos últimos anos, a democratização do acesso à internet no Brasil e no mundo fez com que o número de lojas virtuais aumentasse.
Esse crescimento vem como uma consequência direta do progresso no número de usuários navegando na rede.
Atualmente, o comércio eletrônico conta com 80 milhões de consumidores brasileiros, o que faz do Brasil o terceiro país do mundo que mais realiza compras pela internet.
O cenário, que já era positivo para os negócios online, foi ainda mais intensificado em 2020.
No primeiro semestre do ano, vimos o início de uma crise de saúde global, com casos do novo coronavírus sendo registrados pelo mundo todo.
Impedidos de sair de casa para comprar no comércio tradicional, os brasileiros passaram a buscar muito mais o e-commerce desde então.
Segundo relatório do portal E-Commerce Brasil, o setor registrou um crescimento de 81% em abril deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2019.
Todos esses dados nos mostram a importância das lojas virtuais e como essa tendência deve continuar no futuro.
Vantagens de usar uma loja virtual
São diversas as vantagens que você pode observar ao investir em uma loja virtual para sua marca.
A primeira que posso citar, sem dúvidas, é a comodidade.
Ao montar seu negócio na internet, você corta muitas burocracias que teria com a instalação e manutenção de um estabelecimento físico.
Além do trabalho, que é muito menor, os custos de uma loja virtual também são mais leves.
De maneira geral, é possível dizer que existe um investimento inicial mais baixo para criar o e-commerce em comparação ao comércio tradicional.
Além disso, depois de montada a sua loja, você vai perceber que esse tipo de negócio tem um alcance muito mais amplo de clientela.
Como as vendas não estão limitadas a apenas uma localidade, o público de consumidores em potencial aumenta significativamente.
Outro ponto interessante é que as lojas virtuais funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que faz com que elas estejam disponíveis para o cliente comprar em qualquer momento.
Os custos de marketing também podem ser menores se você souber utilizar a internet a seu favor e segmentar o público de forma eficiente.
Por fim, os e-commerces oferecem uma experiência única tanto para o cliente, que consegue pesquisar de maneira rápida, quanto para o vendedor, que pode expor sua marca para uma audiência muito maior.
Qual é o custo para abrir uma loja virtual?
O investimento mensal para montar seu e-commerce pode variar de acordo com a plataforma escolhida.
Hoje em dia, existem diversos caminhos para abrir uma loja virtual, cada um com um custo diferente.
É possível encontrar soluções no mercado com investimento mensal a partir de R$ 30,00 e outras que podem chegar a custar R$ 10 mil de uma só vez.
Um dos caminhos mais simples para começar a vender online é por meio dos marketplaces.
O modelo já consagrado é disponibilizado hoje por gigantes do varejo eletrônico no país.
E-commerces como a Amazon e o Magazine Luiza oferecem suas plataformas para outras lojas que querem anunciar seus produtos.
Em troca, essas empresas ficam com uma porcentagem das vendas, que gira em torno de 16%.
Existem também algumas plataformas especializadas na criação de lojas virtuais, como o Magento e o Mercado Livre.
Por meio desses serviços, é possível montar seu e-commerce de maneira rápida e simples pagando uma mensalidade fixa.
Por último, há ainda a alternativa de contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de sites para fazer sua loja com domínio e servidor próprios.
Esse tipo de trabalho é um pouco mais complexo, pois geralmente envolve um time multiprofissional.
O preço aqui vai variar de acordo com as suas demandas e de quão complexo o seu projeto será no fim das contas.
O que é preciso para ter uma loja virtual?
Agora que você já entendeu a importância e as vantagens de uma loja virtual, pode estar se perguntando o que é preciso para ter a sua.
Na hora de abrir seu comércio eletrônico, é fundamental ter atenção a algumas questões para não meter os pés pelas mãos
Quer saber quais são elas? Confira o checklist:
- Plano de negócios: um bom plano de negócios pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua loja. Por isso, invista um tempo pensando nesse ponto, escolhendo bons métodos de pagamento e alternativas para entrega dos produtos
- Identidade visual: pode parecer cruel, mas, de fato, a primeira impressão é a que fica. Capriche na identidade visual e no design da sua comunicação. Esse é o melhor jeito de se destacar da concorrência e chamar atenção da clientela
- Boa fotografia: na internet, mais do que em qualquer lugar, uma foto vale mais do que mil palavras. Como o consumidor não tem acesso ao produto para avaliar com as próprias mãos, é importante oferecer em seu e-commerce uma experiência que seja a mais próxima possível da realidade, investindo em fotos vívidas e atrativas dos produtos
- Descrição otimizada: é inegável a influência das ferramentas de busca na forma como utilizamos a internet hoje. Assim, certifique-se de ter a descrição dos produtos otimizada. O texto deve fazer sentido para o leitor, mas também trazer bom ranqueamento nos resultados do Google
- Experiência integrada: o seu e-commerce estará completo quando você for capaz de oferecer uma experiência integrada aos clientes. Pense bem nos detalhes para disponibilizar opções de rastreamento do pedido, sugestão de produtos relacionados, notificações por e-mail, entre outras ações.
Como Montar uma Loja Virtual em 7 Passos
Para você montar a sua loja virtual, preparei um passo a passo detalhado com sete etapas.
São elas:
- Pesquisa de mercado
- Planejamento financeiro
- Montando a loja
- Fazendo a divulgação
- Foco no atendimento ao cliente
- Check list com pontos de atenção para a abertura da loja.
Tome nota das dicas, elabore seu planejamento e comece a vender!
Passo 1 – Comece pela pesquisa de mercado
Antes de criar uma loja virtual, você deve fazer uma pesquisa de mercado para entender quais produtos são interessantes para o consumidor.
Afinal, não adianta abrir um e-commerce se as pessoas não tiverem interesse no que você vende, certo?
Uma pesquisa de mercado ajuda a entender quais são as tendências de consumo e produtos em alta no momento.
Algumas ferramentas ajudam no mapeamento do mercado:
Trend Hunter
O Trend Hunter é um site com conteúdo voltado a tendências em diversos nichos de mercado.
Na página inicial, já é possível descobrir alguns segmentos, como moda, tecnologia, design e cultura, por exemplo.
Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta que mostra quais são os termos mais buscados no Google pelos usuários e a sua popularidade em diferentes períodos do ano.
É possível descobrir pesquisas em alta por região, temas em destaque e outros termos pesquisados que têm relação com um assunto específico.
Ecomhunt
Outro site útil é o Ecomhunt, que aponta produtos de e-commerce que estão em alta no momento.
Assim, é possível avaliar qual é a procura dos consumidores no nicho de mercado em que você atua, gerando uma base para montar a sua loja virtual.
Produtos mais vendidos da Amazon
A Amazon, enquanto uma das maiores empresas globais e líder no varejo online, é um bom termômetro para avaliar a popularidade dos produtos entre os consumidores.
A dica é verificar com frequência quais produtos figuram na lista de mais vendidos da plataforma, gerando insights sobre os itens que você deve incluir na sua loja.
Realizar pesquisa de palavras-chave
Outro passo importante é mapear as palavras-chave que são mais buscadas no Google referentes ao seu segmento.
É uma maneira de descobrir quais produtos despertam mais interesse no consumidor.
Além disso, o mapeamento dessas palavras é essencial para o planejamento de conteúdos e anúncios.
Algumas ferramentas que você pode usar são SEMRush, Ubersuggest e Google Keyword Planner.
De todas elas, eu recomendo usar a Ubersuggest e não apenas porque é a minha ferramenta, mas porque é tão completa quanto barata.
Passo 2 – Atenção ao planejamento financeiro
Uma loja virtual é um negócio.
E como qualquer negócio, demanda planejamento financeiro para dar certo.
Confira abaixo alguns pontos aos quais você deve ter atenção nesse momento.
Matéria-prima e Mercadoria
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é preciso buscar o equilíbrio entre oferta e demanda ao fazer a gestão de estoque.
A busca pelo equilíbrio deve ser feita por meio de indicadores de desempenho, como giro do estoque.
Só assim é possível otimizar a matéria-prima e a mercadoria, eliminando gastos desnecessários devido a erros na gestão do estoque.
“Os negócios virtuais são versáteis, permitindo e exigindo ajustes e adaptações com grande velocidade”, diz o Sebrae.
Capital de Giro
O capital de giro é um ponto fundamental do planejamento financeiro.
Trata-se do dinheiro que você precisa para que a empresa continue funcionando ao longo do tempo.
Esses recursos estão distribuídos em estoque, investimentos líquidos e dinheiro disponível em contas bancárias, por exemplo.
“Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital de giro”, alerta o Sebrae.
A dica da entidade, portanto, é manter estoques com níveis mínimos e saber o limite de prazo para conceder ao cliente.
Custos fixos
Colocar os custos na ponta do lápis é crucial para analisar a viabilidade da loja virtual.
Além dos custos iniciais, você terá despesas fixas, como a manutenção e hospedagem do e-commerce, mão-de-obra para produção de fotos de produtos e marketing, por exemplo.
Segundo o Sebrae, é preciso comparar e analisar os vários tipos de soluções existentes no mercado, e não começar com uma grande operação.
Passo 3 – Monte sua Loja Virtual em 7 Etapas
Depois da pesquisa de mercado e do planejamento financeiro, é hora de montar a sua loja virtual.
Para ajudar nesse processo, listei sete etapas fundamentais para criar o seu e-commerce com sucesso.
1. Registre o seu domínio
Para iniciar, você precisa ter um domínio, que o endereço do seu site - a URL.
Esse endereço vai identificar a sua loja virtual e permitir que as pessoas a acessem.
A dica é escolher um domínio que leve o nome da marca e, de preferência, uma palavra-chave relacionada ao negócio.
Invista em uma URL curta, simples e fácil de memorizar.
Não use caracteres especiais e palavras em outras línguas.
Quanto mais fácil for o domínio para o usuário, maiores serão as chances de ele acessar o seu site.
2. Escolha um servidor de qualidade
Depois de ter um domínio, é hora de definir qual servidor você vai usar para hospedar o seu e-commerce.
Existem vários serviços de hospedagem no mercado que você pode contratar.
É importante observar a qualidade do servidor, analisando fatores como capacidade de armazenamento, suporte, segurança, limite de tráfego e preço.
Afinal, você não quer um site com conexão instável, demora para carregar páginas ou sem segurança para o usuário, não é mesmo?
3. Estruture a plataforma da loja
O terceiro passo é escolher a plataforma da loja virtual.
A plataforma é a página que os usuários vão acessar para conferir os produtos.
Por isso, ela precisa entregar uma experiência de navegação excelente.
É primordial que a plataforma tenha boa navegabilidade, ofereça segurança de dados para que os usuários efetuam a compra e tenha um design responsivo, que se adapta a qualquer formato de tela.
Além disso, precisa dispor das funcionalidades básicas de uma loja virtual:
- Carrinho de compras
- Opções de pagamento
- Filtros para buscas de produtos
- Avaliação de produtos
- Cupons de desconto.
Confira algumas plataformas disponíveis no mercado:
Woocommerce
O Woocommerce é um plugin para WordPress (um dos melhores sistemas de gerenciamento de conteúdo) que integra um sistema de loja virtual à plataforma.
Com ele, você consegue publicar produtos para venda e processar pagamentos dos usuários.
Vtex
O Vtex é uma plataforma que permite unificar canais de venda, acompanhar pedidos em tempo real e acessar um CMS (content management system) exclusivo para gerenciar layout e conteúdo da loja.
Loja Integrada
Outra plataforma é a Loja Integrada, que permite criar e-commerce com design responsivo, usar templates prontos e integrar com grandes marketplaces.
Shopify
Fundado em 2004, o Shopify é uma empresa que desenvolve softwares para o comércio eletrônico.
A plataforma é conhecida no mundo todo por oferecer um pacote completo para e-commerce, agregando vários serviços em uma só mensalidade.
Além do recurso de vendas, disponibiliza soluções para a gestão, o marketing e o relacionamento com o cliente.
Nuvem Shop
A Nuvem Shop é mais uma opção para quem busca caminhos facilitados para lançar sua loja virtual.
Entre as soluções oferecidas, está a criação da loja virtual com uma gestão eficiente, que é capaz de agregar dados de anúncio e vendas pelo Facebook, Instagram e Google diretamente na plataforma.
4. Escolha um template adequado
Na hora de escolher a plataforma, preste atenção ao template, que é a apresentação visual do site.
Ele é fundamental para criar a identidade da sua marca, oferecer uma boa navegação no e-commerce e transmitir credibilidade para o usuário.
Você até pode usar templates prontos, mas o ideal é que faça personalizações para ter uma identidade própria em relação às demais lojas.
5. Defina as formas de pagamento
Quanto mais opções de pagamento você oferece, maiores são as chances de converter um usuário em cliente.
Boleto bancário, cartão de débito e cartão de crédito são as opções básicas para um e-commerce.
6. Faça um planejamento logístico
Uma logística eficiente é essencial em uma loja virtual.
Afinal, o consumidor quer receber o produto o mais rápido possível, sem transtornos e com os itens sem qualquer dano.
Então, selecione fornecedores de qualidade, que possuem boa reputação no mercado e cumprem os prazos estabelecidos.
Eles são verdadeiros parceiros de negócios e, como realizam a entrega, influenciam diretamente na satisfação dos seus clientes.
7. Cadastre os primeiros produtos
Seguiu todos os passos que eu citei acima?
Então, você já pode cadastrar os primeiros produtos na loja virtual e dar o start nas vendas.
Lembre-se de cadastrá-los com foto em alta resolução, ficha técnica, descrição e aba para avaliações e comentários de clientes.
Passo 4 – Divulgue sua loja e faça a primeira venda
Não adianta ter uma loja online se você não faz a divulgação dela.
Só assim é possível atrair usuários e convertê-los em clientes.
Escolha os canais de divulgação
O primeiro passo é escolher onde será feita a divulgação.
Essa etapa essencial para a elaboração do plano de marketing, onde você definirá as ações necessárias para divulgar o e-commerce.
Abaixo, confira os principais canais que você pode usar.
Mídias sociais
As mídias sociais são canais obrigatórios para fazer marketing.
Você precisa estar presente nas redes onde o seu público está.
Esses canais permitem não apenas a divulgação do e-commerce, mas ajudam na construção de relacionamento com os consumidores.
Como montar uma loja virtual no Instagram
É fácil montar uma loja no Instagram - e essa rede é potente para as vendas.
Para isso, é preciso criar uma conta comercial e ser administrador de uma página do Facebook e ter uma loja na plataforma, pois as contas precisam estar vinculadas.
Na parte superior do perfil no Instagram, clique em “Começar” e vá para a aba “Produtos”.
Depois, avance em “Continuar”, selecione um catálogo de itens que serão vinculados à sua conta comercial e clique em “Concluir”.
Aí, você já pode marcar seus produtos nos posts publicados no feed.
Anúncios Online
Vale reservar uma parte do orçamento para fazer anúncios online.
Use ferramentas como Facebook Ads e Google Ads para fazer anúncios, tanto em redes sociais quanto nos motores de busca do Google.
Isso ajudará a aumentar o fluxo de acessos na sua loja e converter clientes.
Blog (SEO)
Outro recurso importante é o blog, no qual você deve postar conteúdos relevantes e que resolvam algum problema do usuário.
Para criar os conteúdos, use as palavras-chave relevantes no seu segmento.
Mas, para isso, você deve investir em uma estratégia de otimização para motores de busca (SEO).
Dessa forma, quando o usuário fizer uma busca no Google, são maiores as chances de que ele acesse o seu site, principalmente se ele for bem posicionado.
Influenciadores
Influenciadores digitais também podem ser parceiros de negócios.
Mapeie quais pessoas são influentes para o seu público e que, de alguma forma, tenham a ver com o produto que você deseja vender.
O e-mail marketing é uma ferramenta potente para lojas virtuais.
Experimente enviar newsletters com promoções ou divulgação de produtos, ou mesmo para lembrar o usuário de que ele tem itens ainda no carrinho.
Que tal criar um canal de comunicação com o cliente no WhatsApp?
Aqui a ideia não é ficar mandando promoções e descontos, e sim fornecer um número de WhatsApp para que o cliente entre em contato com você se precisar de atendimento.
Passo 5 – Foco no atendimento
Oferecer um atendimento de excelência é um verdadeiro diferencial competitivo para e-commerce.
Chat no Site
Um recurso essencial é o chat no site, onde os usuários podem fazer perguntas diretamente à empresa.
Mas lembre-se de que não adianta ter essa ferramenta se você não é ágil e eficiente em oferecer uma resposta antes que o usuário saia do seu site.
Uso do WhatsApp
O ideal é não invadir o WhatsApp do usuário.
Mas oferecer o contato no aplicativo para que ele próprio fale com você, caso queira, é uma excelente estratégia.
Telefone
Outro recurso essencial é um telefone para a sua loja.
É importante tanto para transmitir segurança e credibilidade quanto para diversificar os canais de atendimento ao cliente.
Passo 6 – Pontos de atenção na abertura da loja virtual
Além de oferecer canais de atendimento ao cliente, você precisa prestar atenção a três aspectos fundamentais para o bom funcionamento de uma loja virtual.
Logística e Frete
A entrega das mercadorias pode ser feita tanto por correio quanto por transportadoras.
Também vale atentar para o frete.
Dependendo da região em que o cliente mora, o frete pode sair mais caro que o produto, como um livro, por exemplo.
Por isso, busque otimizar o preço do frete, negociando com os fornecedores.
Segurança
A preocupação com segurança deve ser prioridade em uma loja virtual, principalmente porque o usuário insere informações pessoais na plataforma, como dados cadastrais e bancários.
Então, a sua plataforma deve ser completamente segura.
Um recurso essencial é o certificado SSL (secure socket layer), que criptografa os dados inseridos pelos clientes ao serem enviados ao servidor, de modo que não possam ser roubados por invasores.
Exigências Legais e Específicas
Fique atento à legislação: não apenas ao Código do Consumidor, mas ao Decreto nº 7962, que regulamenta o comércio eletrônico.
Ele dispõe todas as regras a que lojas virtuais estão submetidas, como o fornecimento de informações claras sobre o produto, o atendimento facilitado ao consumidor e o respeito ao direito de arrependimento.
Perguntas Frequentes Sobre Lojas Virtuais
Sei que, mesmo com todas as informações acima, algumas dúvidas podem ter ficado para trás.
Por isso, apresento a seguir as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o tema.
Qual é a melhor plataforma de loja virtual?
A escolha da melhor plataforma para o seu e-commerce vai depender muito das funcionalidades que você busca e do quão automatizado precisa que o processo seja.
Além disso, a questão financeira também deve influenciar na sua decisão, já que os preços variam de empresa para empresa.
É preciso ter CNPJ para abrir uma loja virtual?
No Brasil, não existe nenhuma obrigação legal de emissão de um CNPJ para atuar no comércio eletrônico.
A abertura de uma empresa, porém, garante que seu negócio estará funcionando regularmente e poderá obter todas as condições que são exclusivas a pessoas jurídicas.
Além disso, lojas com CNPJ naturalmente têm maior credibilidade com o público, pois o documento passa a confiança de que tudo está sendo feito dentro da lei e com segurança.
Qual é o valor de um site de vendas online?
Para quem desenvolve sites, o valor de um e-commerce vai depender da complexidade da página e os caminhos utilizados para expor os produtos.
Mas, para o empreendedor, uma loja virtual tem um valor ainda maior.
Isso porque esse tipo de negócio digital é uma garantia de que as vendas poderão continuar mesmo em momentos que a circulação de pessoas é limitada.
Qual é a melhor plataforma para montar uma loja virtual de dropshipping?
Chamamos de dropshipping as lojas virtuais que trabalham como intermediárias da compra.
Elas anunciam e vendem o produto, mas o estoque e a entrega ficam a cargo do fornecedor.
A escolha da plataforma nesse caso também deve seguir os critérios de cada empresa, avaliando os serviços de acordo com as soluções oferecidas por cada um.
Qual é o melhor site de hospedagem de loja virtual?
Na internet, existem diversos servidores para você hospedar sua loja virtual.
Em geral, esse serviço é necessário quando você está construindo seu site do zero – as plataformas costumam incluir na mensalidade.
Seja qual for sua escolha, certifique-se de analisar bem a reputação e as funcionalidades oferecidas para não comprar gato por lebre.
Conclusão
Agora que você já sabe como montar uma loja virtual, que tal dar os seus primeiros passos nessa tarefa?
Siga todas as dicas que eu citei acima, pois assim nenhum detalhe importante vai ficar de fora.
Faça a pesquisa de mercado e o planejamento financeiro.
Tenha atenção especial à logística, segurança do site e atendimento ao clientes - fatores essenciais para ter sucesso nas vendas.
E siga o passo a passo da criação da loja virtual quanto aos termos técnicos, desde a criação da URL à escolha do template.
Depois, cadastre os primeiros itens e invista em uma estratégia de marketing para divulgar seu negócio.
Ficou com alguma dúvida?
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