O podcast é um programa de áudio transmitido pela internet que você ouve a qualquer hora, por meio de um player ou app. Você também pode fazer seu próprio podcast sobre o assunto que preferir e alcançar milhares de ouvintes.
Se você ainda não prestou atenção ao podcast, está perdendo uma audiência de 50 milhões de brasileiros.
Desses, 16 milhões são ouvintes fiéis, destacando a importância dessa mídia estratégica em plena ascensão.
Os resultados são da última pesquisa do Ibope, realizada em maio de 2019 e publicada no Meio & Mensagem.
Quem diria que o podcast voltaria com toda a força?
Considerado um formato “underground” dos anos 1990, ele foi promovido a uma das estratégias mais promissoras do marketing digital.
A explicação é simples: as pessoas adoram ouvir conteúdo relevante a qualquer hora e lugar, com um simples toque no botão play.
Melhor ainda se for sobre um assunto específico de seu interesse, que é a aposta dos podcasts atuais.
Como sempre, preparei um guia completo para sintonizar você nessa tendência.
Quer aprender a criar um podcast do zero em apenas 5 passos?
É só continuar lendo e preparar a voz.
O que é podcast?
Podcast é um programa de áudio ou vídeo transmitido pela internet e criado pelos próprios usuários, em formato de episódios sob demanda.
Sua principal característica é a distribuição podcasting: um meio de publicação de arquivos de mídia digital por meio de feed RSS.
Assim, os usuários recebem atualizações regulares do podcast e conseguem baixar as edições sempre que quiserem.
Para isso, basta utilizar um dos agregadores de podcasts disponíveis, como o SoundCloud, WeCast e, mais recentemente, o Spotify.
A maioria dos podcasts é criada somente em áudio, pois a ideia é ter um formato leve, acessível e rápido de consumir conteúdo.
Por essa razão, encaramos essa mídia como uma rádio online e estamos acostumados a ouvir podcasts.
Quando incluem também as imagens, são chamados de videocasts.
Inclusive, eles se encaixam perfeitamente na rotina corrida, acompanhando as atividades diárias.
Resumindo, é uma forma prática e divertida de se manter informado e aprender a qualquer hora e lugar.
Origem do termo
O termo podcast é uma junção de Pod, do iPod, e cast, de broadcast (radiodifusão).
O primeiro a usar o conceito podcast foi Adam Curry, um empresário e ex-VJ da MTV norte-americana que ficou famoso nos anos 1990 por inventar a transmissão de áudio pela internet.
Ele criou o primeiro agregador de podcasts do mundo usando Applescript (linguagem de script para o sistema operacional da Apple) e disponibilizou o código na internet.
Foi, então, que o programador Dave Winer incluiu o RSS no podcast para distribuir melhor o conteúdo.
Nesse momento, o podcast ganhou seu diferencial em relação às outras mídias online, que é justamente a forma de transmissão.
A explosão do podcast só ocorreu alguns anos mais tarde, em 2004, quando várias redes de comunicação começaram a produzir o formato.
Além disso, o lançamento da versão 4.9 do iTunes, em 2005, foi decisivo para ampliar o alcance dos podcasts, graças à seção na loja dedicada ao serviço.
Percebe como o podcast é uma mídia jovem?
No Brasil, o formato chegou em 2004, com o pioneiro Digital Minds, de Danilo Medeiros.
Hoje, o podcast é considerado uma mídia de nicho, mas sua comunidade está crescendo cada vez mais.
Como e Onde ouvir Podcasts?
Já adiantei algumas dicas de aplicativos para você se aventurar no mundo dos podcasts.
Mas também há dois modos muito simples de ouvir os programas: acessar o post ou página divulgando o episódio e clicar no player.
Se você não quiser ir até o site ou blog, é só utilizar um dos agregadores, que são aplicativos e plataformas que reúnem vários podcasts.
Basicamente, você pode escolher entre várias opções disponíveis para PC, Android e iOS.
As plataformas de streaming de músicas, como Spotify e Deezer, por exemplo, já entraram na onda e incluíram seções específicas para essas mídias.
Os gigantes Apple e Google também criaram seus próprios aplicativos de podcasts: o Google Podcasts e o Apple Podcasts.
Já o app Castbox é famoso por reunir os podcasts mais famosos do país, com um player que inclui temporizador e uma comunidade exclusiva para comentar os episódios.
Outro aplicativo popular é o TuneIn, que oferece estações de rádio e canais de podcasts nacionais e internacionais.
Por fim, o SoundCloud é uma das plataformas mais tradicionais de podcast, que permite a interação, compartilhamento e criação de playlists.
Cada serviço tem suas características, mas você vai encontrar algumas funções básicas como:
- Podcasts organizados em categorias (política, notícias, saúde, etc.)
- Planos pagos e gratuitos
- Função de salvar episódios e organizar playlists
- Seleção dos podcasts em destaque
- Player que permite avançar, retroceder e programar a reprodução do podcast
- Opção de fazer upload do seu próprio podcast e compartilhar
- Fóruns e comunidades para discutir os podcasts.
Vá testando as opções e descubra qual plataforma atende melhor às suas necessidades.
Como criar um podcast em 5 passos
Depois de ouvir podcasts e se inspirar, você já pode começar a criar o seu.
Afinal, o podcast é a plataforma mais democrática para produção de conteúdo atualmente.
Quem afirma isso é Cris Bartis, cofundadora do Mamilos Podcast (um dos maiores do Brasil), em entrevista à Meio & Mensagem.
Então, vamos ao passo a passo.
1. Planejar
O planejamento do seu podcast seguirá os mesmos princípios de qualquer outra mídia, partindo de um público-alvo e tema central.
Use o roteiro abaixo para não esquecer nenhum detalhe.
Público
Como já comentei, o podcast é uma mídia de nicho.
Isso significa que os conteúdos são altamente segmentados, ou seja, voltados a públicos muito específicos.
Para revelar o perfil dos ouvintes de podcast, a Associação Brasileira de Podcasters (ABPOD) lançou a PodPesquisa.
Segundo a PodPesquisa 2018, a audiência é majoritariamente masculina (84,1%) e na faixa de 30 a 39 anos (31,4%).
No entanto, a pesquisa mais recente do Ibope já mostra uma realidade diferente: 45% de homens e 36% de mulheres, com maioria jovem.
De qualquer forma, podemos ver que o público é muito diverso a partir dos podcasts mais famosos, que abordam desde o universo geek até política, gastronomia e esportes.
Cabe a você mapear seu público-alvo e construir suas personas, de acordo com o assunto que pretende abordar.
Concorrência
Essa é a hora de fazer o benchmarking, comparando estratégias da concorrência para descobrir o que funciona no podcast.
Não deixe de acessar os campeões de audiência, como Nerdcast, Não Ouvo, Mamilos e Anticast.
Você pode se inspirar nos grandes podcasts para criar seu formato e coletar insights dos concorrentes diretos para tratar o tema.
Tema
As possibilidades de tema para o seu podcast são infinitas.
Para começar, escolha um assunto que você realmente domina, para criar um conteúdo que vá além do básico e realmente agregue valor.
Depois, leve em conta o perfil do público-alvo que você mapeou para decidir a melhor abordagem.
Há podcasts sobre tecnologia, livros, filmes, culinária, moda, ciência, games, profissões e tudo que você imaginar.
Conteúdo
Você também vai precisar organizar o seu conteúdo em um planejamento de pauta, da mesma forma que fazemos com blogs e redes sociais.
Para isso, parta do tema central para criar episódios, separando os tópicos mais importantes sobre o assunto.
Esse planejamento também depende do formato escolhido, que pode ser um bate papo com convidados, entrevistas, narrações, debates, etc.
Trilha sonora
A trilha sonora também é interessante para ambientar seu podcast e dar ritmo ao programa.
Ela será inserida na etapa da edição, no volume correto para não cobrir a voz e atrapalhar o conteúdo.
Uma trilha original é sempre um diferencial e tanto, mas você também pode usar músicas gratuitas de plataformas como Free Music Archive.
Além disso, é interessante usar efeitos sonoros, que podem ser encontrados em sites como o Freesound.
Convidados
Contar com a participação de convidados é uma estratégia eficaz para aumentar a relevância do seu podcast.
Por isso, você já pode incluir influenciadores, especialistas e outras figuras interessantes no seu planejamento.
Ilustração
Quando digo ilustração, me refiro à capacidade de ilustrar cenários por meio da fala, para compensar a ausência da imagem.
Para cativar seus ouvintes, você precisa construir falas que descrevam o contexto e incentivem a imaginação.
Frequência
Aqui, vale a regra básica das mídias sociais: você precisa planejar uma frequência regular para fidelizar seus ouvintes.
Para isso, tenha um calendário fixo e procure segui-lo religiosamente.
Assim, você aumenta as chances de conquistar uma audiência fiel e acostumada ao modelo episódico.
Página
Não basta estar presente nos agregadores de podcasts.
Você também precisa ter sua própria página ou mesmo uma landing page, com uma identidade visual própria e informações do podcast.
Assim, você garante um espaço com a sua cara e consegue trabalhar melhor sua marca.
Roteiro
Depois de concluir todas as etapas, você já pode abrir seu editor de texto e começar a escrever o roteiro.
Aqui, você terá liberdade para criar o formato mais adequado para o programa que imaginou.
Veja um exemplo básico.
Exemplo de roteiro
- Apresentação dos integrantes: apresente cada integrante do podcast, sua função e alguma curiosidade para descontrair
- Apresentação do tema: introduza o assunto que será abordado e estimule o ouvinte com pistas do que vem por aí
- Subtemas em específico: mencione os subtemas que podem ser relevantes para a discussão
- Curiosidades: complemente com algumas curiosidades ou polêmicas
- Opiniões dos participantes: abra para a participação dos convidados e medie as falas de cada um, fazendo comentários
- Jabá e contato do convidado: dê um espaço para que o convidado divulgue seu trabalho e deixe o contato (o famoso jabá, que é sua moeda de troca)
- Finalização: termine o programa agradecendo ao ouvinte, estimulando a interação e deixando um teaser para o próximo episódio.
2. Gravar
Com o roteiro pronto, é só partir para a gravação, que não tem mistérios no caso do podcast.
Veja a seguir o que não pode faltar nessa etapa.
Equipamentos essenciais para gravação do seu Podcast
Para gravar um podcast de qualidade, você precisa de três coisas: um ambiente silencioso, um bom microfone e softwares adequados.
Na falta de uma sala com isolamento acústico, você pode procurar um cômodo isolado para reduzir ao máximo os ruídos (ainda assim, terá que corrigi-los na edição).
Em relação ao microfone, há inúmeros modelos no mercado que dão conta do recado, daquele de lapela ao USB.
Dica: a Shure tem um microfone específico para esse fim, o Motiv para Podcasters.
Já o software de gravação pode ser o clássico Audacity, que é gratuito e também serve para edição do áudio.
Com o tempo, você pode adquirir equipamentos mais sofisticados, aprimorar sua edição e alcançar um novo patamar de qualidade.
Atenção à voz
Todo o poder de comunicação do podcaster está na voz.
Por isso, você precisa caprichar na dicção e encontrar o tom de voz perfeito, que transmita a personalidade do seu podcast.
Para melhorar o desempenho, lembre-se de beber bastante água e fazer exercícios vocais antes de cada gravação.
Mas, quando errar, não se preocupe: continue como se nada tivesse acontecido e deixe para corrigir o problema na edição.
3. Editar
Com o material gravado, é hora de começar a edição.
Se você nunca usou um software do tipo, é normal que tenha dificuldades no início.
Mas o conceito é simples: você terá o áudio representado em uma linha de tempo com o desenho das frequências.
Então, é só ir testando os efeitos, cortes, equalizações e diversas ferramentas que esses programas oferecem, ouvindo novamente a cada alteração.
Você terá que montar seu programa com base no roteiro, garantindo a ordem correta, cortando erros e eliminando ruídos que prejudiquem a qualidade.
Além disso, é muito importante garantir o equilíbrio entre o volume das vozes, efeitos sonoros e trilha musical.
No menu “Effect” do Audacity, por exemplo, você já pode brincar com a amplificação, redução de ruídos e equalização automática.
Ferramentas para edição de Podcast
Além do Audacity, também vale testar as seguintes ferramentas:
- Soundtrap for Storytellers: ferramenta oficial de podcasts na nuvem da Soundtrap (empresa da Spotify)
- Spreaker: permite criar podcasts em menos de 10 minutos com ferramentas intuitivas
- Buzzsprout: ferramenta freemium para desktop que permite gravar, editar e enviar podcasts.
4. Publicar: Mostre o seu podcast para o mundo!
Finalmente, é hora de publicar seu podcast e se juntar a essa imensa comunidade chamada podosfera.
Depois de fazer o upload, aposte nos esforços de divulgação para alcançar seu público.
Confira as plataformas mais usadas.
Soundcloud
O SoundCloud é uma das plataformas mais populares e conta com uma ferramenta específica para enviar podcasts: a Creators.
Você só precisa criar uma conta, preencher seu perfil e hospedar seu podcast, que poderá ser compartilhado livremente.
A plataforma também suporta o Feed RSS, para que seu podcast seja lido pelos aplicativos agregadores.
E o melhor: para até três horas de áudio, você não paga nada.
Spotify
O tradicional Spotify também conta com seu serviço para envio de podcasts: o Spotify for Podcasters.
A ferramenta está em versão de testes e permite que você faça upload direto do seu arquivo, desde que tenha uma conta na plataforma e um feed RSS.
Você também pode usar seu serviço de hospedagem para enviar o podcast.
A vantagem aqui é ter seu programa na maior plataforma de streaming do mundo, com canais exclusivos para podcasts.
5. Vender: Como fazer dinheiro com o seu podcast
Já que você teve todo esse trabalho para criar um podcast incrível, que tal ganhar dinheiro com ele?
Segundo um estudo de 2018 sobre o áudio digital no Brasil, feito pela Audio.ad, 63% dos ouvintes de podcast já compraram produtos e serviços anunciados em seus programas preferidos.
Nos EUA, a previsão é de que a receita de publicidade dos podcasts chegue a US$ 659 milhões até 2020, de acordo com o eMarketer.
Logo, as principais formas de monetizar seu podcast são:
- Vender espaço para anúncios em spots e testemunhais
- Realizar programas temáticos de um anunciante
- Inserir o podcast na sua estratégia de marketing de conteúdo.
Como parte do marketing digital, o podcast é excelente para conquistar a confiança dos ouvintes e gerar leads.
Por ser uma mídia de acompanhamento, que não interrompe o usuário, o também é uma poderosa ferramenta de aproximação e engajamento.
Logo, se você quer ganhar autoridade, conquistar leads e estreitar o relacionamento com os clientes, o podcast é a solução perfeita.
Além disso, os podcasts também são ótimos para promover seus ebooks, webinars, cursos online e outros materiais ricos.
Conclusão
Chegamos ao fim do nosso guia com duas certezas: o podcast é uma tendência promissora, e você pode fazer parte dela.
Basta um microfone, um software simples e uma ideia para levar conteúdos diferenciados ao seu público.
Como ferramenta de marketing, seu potencial de comunicação é enorme e pode render muitos leads qualificados.
Além do mais, gravar seu próprio programa é uma experiência incrível de produção de conteúdo.
Imagino que você esteja ansioso para começar a gravar seu podcast.
Agora me conte: quais dicas foram mais úteis para você?
Você também pode deixar suas dúvidas, e eu terei prazer em respondê-las.
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