Existe uma fórmula de SEO e se você seguir a risca, você vai subir nos rankings.
Qual é essa fórmula?
Bom, você escreve conteúdo de qualidade, otimiza seu código, cria uma ótima experiência de usuário e coloca alguns backlinks no meio.
Parece simples, certo?
Bom, a fórmula não é muito complicada, mas ela requer trabalho pesado e paciência.
O que torna o SEO difícil não é a fórmula, o tempo ou a paciência. Tem mais a ver com como você desbanca as pessoas que têm mais dinheiro do que você, porque, em tese, elas podem fazer mais de tudo, o que faria com que elas te ultrapassassem.
Mas quer saber? Eu vou contar um segredinho. Eu adoro SEO porque é o único canal em que você pode desbancar grandes empresas mesmo sem poder gastar mais do que elas.
Como? Bom, vamos dar uma olhada nisso.
Vamos começar com as duas mudanças mentais que você vai precisar fazer.
Mudança mental nº 1: Velocidade é tudo
O que a maioria das pessoas não diz é que grandes empresas precisam gastar mais para obter os mesmos resultados que você. Elas têm muito mais funcionários e camadas organizacionais para proceder de forma rápida e ágil. Ou seja, tudo acontece mais devagar.
O que elas fazem, então? Elas gastam dinheiro na esperança de andar mais rápido. Mas a verdade é que gastar mais não necessariamente traz resultados mais rápidos.
Se você quer desbancá-las, a primeira coisa que você precisa fazer é focar na execução. Se você não conseguir andar rápido, você não vai ganhar. Essa é a sua maior vantagem.
A razão pela qual eu cheguei onde eu estou hoje é a minha velocidade de execução. E agora que estamos crescendo, as coisas estão andando mais devagar.
Por exemplo, pelo fato de o meu negócio estar continuamente crescendo, nossas prioridades agora são baseadas no que nos traz mais receita, e eu aposto que SEO não está tão na frente nessa lista de prioridades quanto costumava estar. Não só para mim, mas para todas as empresas do tamanho da minha e maiores.
Você precisa se lembrar, temos vários escritório, centenas de funcionários… Temos que focar no que paga as contas.
Então como compensamos? Gastamos dinheiro esperando que resolva as coisas. Da mesma forma que eu escrevo menos conteúdo hoje em dia e gasto dinheiro em coisas como o Ubersuggest e o Backlinks na expectativa de que ajude.
Mas não vai resolver tudo
O ponto é, se você conseguir andar rápido, isso vai te dar uma vantagem tremenda.
Mudança mental nº 2: Tenacidade é mais importante do que dinheiro
Tudo bem, vamos recapitular a fórmula do SEO…
Conteúdo + código otimizado para SEO + experiência do usuário + backlinks = rankings.
Eu sei que o Google tem mais de 200 fatores para ranking, mas a fórmula acima engloba a maioria deles.
Agora você provavelmente está pensando que, se você quer escrever conteúdo ou construir links você precisa gastar dinheiro, mas esse não é necessariamente o caso.
Com meu blog de marketing antigo, o Quick Sprout, eu cresci fazendo parcerias com outros redatores.
Eu não era tão conhecido no mundo do marketing naquela época, mas eu entrei em contato com gente como o Brian Dean e co-escrevi guias como este sobre link building com ele.
Esse guia tem mais de 20.000 palavras e o Brian fez a maior parte do trabalho, e de graça.
Eu também fiz uma coisa parecida com Ritika Puri e criamos um guia sobre psicologia do marketing.
E todas as vezes que eu fiz alguma parceria com outros redatores e profissionais de marketing para criar esses guias aprofundados, meu tráfego explodiu.
A primeira vez que eu publiquei um desses, meu tráfego subiu 117% em 2 meses.
Isso é uma coisa que você ainda pode fazer hoje em dia para ter bons resultados.
Outra forma de aumentar seu tráfego de SEO é fazer com que as pessoas contribuam com conteúdo para o seu site de graça. Eu fiz isso com o blog da KISSmetrics antes de comprá-lo. No seu pico, ele gerou 1.260.681 visitantes únicos por mês.
Aumentamos o tráfego do KISSmetrics com uma abordagem simples… Entramos em contato com vários redatores na nossa área e pedimos para eles contribuirem com artigos.
No início, tivemos que pagar por alguns, porque o blog não era conhecido e quase não tínhamos visitantes. Mas depois de pagarmos alguns redatores conhecidos que eram colaboradores convidados em sites concorrentes, conseguimos uma boa base.
Ainda não tínhamos muito tráfego, mas conseguir que esses redatores publicassem conteúdo era o suficiente para convencer outros redatores a enviar conteúdo de graça.
É uma abordagem simples que ainda funciona hoje em dia.
Existem várias maneiras de se destacar, você só precisa pensar fora da caixa. Não ache que você precisa de um monte de dinheiro para resolver seus problemas de marketing. Ser tenaz é mais eficiente na maioria dos casos.
Agora que falamos das duas mudanças mentais que você precisa fazer, vamos focar nos quatro ganhos rápidos que vão trazer os maiores resultados em menos tempo.
Sim, vários desses “ganhos rápidos” são bem conhecidos, mas menos de 1% dos profissionais de SEO focam neles. Eu sei disso porque eu tenho uma agência de publicidade que trabalha com grandes empresas que saem na Fortune 100… E não para por aí, a maioria das empresas, independente do tamanho, não focam nesses ganhos rápidos.
Ganho rápido nº 1: Aterrissar e expandir
Dizem que quanto mais conteúdo você cria, mais tráfego você obtém.
Quer saber qual o maior problema dessa estratégia?
Escrever mais conteúdo não garante mais tráfego.
O marketing de conteúdo mudou. Escrever não te garante mais tráfego porque existem mais de um bilhão de blogs.
Com tanta gente cuspindo tanto conteúdo todos os dias, o Google agora pode escolher qual conteúdo ranquear e qual não ranquear.
Como eu, suas 10 páginas principais vão corresponder a grande parte do seu tráfego… E provavelmente mais do que eu.
As 10 páginas principais do meu site correspondem a 29,23% do meu tráfego. É uma loucura, considerando que eu tenho 5.171 posts.
Com o seu site, suas 10 páginas principais provavelmente vão corresponder a mais de 40% do seu tráfego, já que você provavelmente não tem tanto conteúdo quanto eu.
Então em vez de passar a maior parte do seu tempo escrevendo conteúdo novo, por que não obter mais tráfego com o conteúdo que você já tem?
Eu chamo isso de método aterrissar e expandir. Ou seja, você já tem páginas que estando obtendo tráfego de busca e ranqueando no Google, então basta ajustá-las para para conseguir 2 ou 3 vezes mais tráfego para essas páginas.
O melhor de tudo é que esse método consegue resultados com um mês para a maioria dos sites e com dois meses se o seu site não tiver muita autoridade.
Se você quiser usar essa técnica, siga o “passo 2” nesse post, em que eu explico passo a passo como aterrissar e expandir.
Ganho rápido nº 2: Otimize para receita, não para tráfego
Seu objetivo é aumentar seu tráfego de busca, certo?
Bom, se você está lendo esse blog, é. 😉
Mas conforme você foi obtendo mais tráfego de busca, o que aconteceu com a sua receita?
Vamos reformular a pergunta… Conforme meu tráfego escalou, sabe o que aconteceu com a minha receita?
Esse tráfego, de acordo com o SEMrush, vale US$1,2 milhões.
Mas o negócio é o seguinte: enquanto meu tráfego de busca cresceu 123%, minha receita só cresceu 12,5%… não é um bom negócio.
Sim, você quer otimizar seu site para o Google para ranquear melhor. Mas de que adianta se isso não aumenta sua receita?
Você precisa dar uma olhada nas páginas do seu site responsáveis pelas atividades que geram receita e otimizá-las primeiro para elas ranquearem mais alto no Google. Você pode fazer isso configurando o monitoramento de metas no Google Analytics.
Depois de configurar o monitoramento de metas, você vai saber em quais páginas concentrar sua atenção para que os visitantes que você conseguir se transformem em receita. Você pode então pegar essa receita extra e reinvesti-la nas suas ações de marketing.
Ganho rápido nº 3: Otimize para cliques, não rankings
Pergunta para você…
Se todo mundo que fizesse uma busca no Google e clicasse no segundo resultado em vez do primeiro, o que você acha que aconteceria?
Bom, isso diria ao Google que as pessoas preferem o segundo resultado e ele o moveria para a primeira posição.
Para provar essa teoria, Rand Fishkin disse para todos os seus seguidores do Twitter buscarem a frase “melhor filé grelhado” e clicarem no quarto resultado em vez do primeiro.
E em 70 minutos o quarto resultado pulou para o primeiro lugar.
Foi tão eficaz que o resultado que Rand Fishkin falou para todo mundo clicar voou para o topo do Google para a expressão “filé grelhado”.
Se você quer melhorar seus rankings, não se trata só do conteúdo que você está criando ou dos links que você está construindo. Se as pessoas não querem clicar no seu resultado, você vai ver que seus rankings não vão sair do lugar.
E se as pessoas clicarem em você mais do que nos seus concorrentes, seus rankings vão explodir mesmo que você não construa tantos links.
Então como aumentar sua taxa de cliques?
Você não vai falar para os seus amigos clicarem nos seus resultados, porque isso cria um efeito temporária e seus rankings só vão subir por um período curto de tempo. Você precisa otimizar sua tag de título e meta descrição para estimular as pessoas a clicarem nos seus resultados em vez nos dos concorrentes.
Isso vai fazer seus rankings subirem mais devagar, mas eles vão se manter quando você chegar ao topo.
Eu não vou te entediar com os detalhes nesse post sobre otimizar taxas de clique, porque eu já escrevi sobre isso… É só ir até esse post e seguir a tática nº 1. 😉
Ganho rápido nº 4: Atualize seu conteúdo antigo
Você já percebeu que seus rankings flutuam com o tempo? Não importa o quão bom você seja de SEO e não importa quanto dinheiro você tenha, nada garante que você vá ficar na primeira posição.
Você quer saber por que seus rankings caem?
A maioria das pessoas presume que é uma penalidade. Mas o Google é bem amigável (acredite se quiser), e o objetivo deles não é penalizar os sites. O objetivo deles é ranquear os melhores sites no topo.
Você sabe… Os sites que os usuários mais gostam.
Só pense da seguinte maneira: se o Google hipoteticamente penalizasse a BMW por construir backlinks e os removesse do seu índice, o que você acha que aconteceria quando as pessoas pesquisassem “BMW”?
Elas não iam gostar nada da BMW não aparecer.
E elas não iam ficar com raiva da BMW, elas iam ficar com raiva do Google e talvez não usar mais o Google.
O objetivo do Google não é penalizar seu site ou ser malvado com você ou fazer seus rankings caírem. O objetivo deles é simples… Sempre colocar o melhor site para o usuário final no topo.
Quando seus rankings caem, normalmente é porque outra pessoa criou uma página que oferece uma melhor experiência para o termo para o qual você estava ranqueando.
O jeito de resolver isso, manter seus rankings e até subir mais é sempre atualizar seu conteúdo antigo.
Se você tem conteúdo antigo, desatualizado ou se seus rankings caírem, leia isso e veja o que fazer passo a passo, isso vai te ajudar a ultrapassar seus concorrentes, porque eu aposto que eles não estão atualizando o conteúdo antigo deles.
É tão eficaz que eu atualmente tenho três pessoas em tempo integral para atualizar meu conteúdo antigo.
Você não precisa exagerar como eu, mas você deve atualizar seu conteúdo antigo.
Conclusão
Não é o dinheiro que te impede de desbancar seus concorrentes. A única coisa no seu caminho é você.
E tudo bem. Dá para resolver isso.
Com algumas mudanças de mentalidade e alguns ganhos rápidos, as coisas vão mudar.
Eu nunca deixei meus concorrentes entrarem no meu caminho. Eu não estou nem aí se eles têm mais dinheiro do que eu ou se eles estão nessa há mais tempo.
Se eu comecei minha jornada limpando banheiros e recolhendo lixo e cheguei até aqui, você também consegue.
Nada realmente te impede de ganhar.
E aí, o que você acha, você está pronto para desbancar seus concorrentes?
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