Na última segunda (21), milhões de pessoas ao redor do mundo puderam conferir um eclipse lunar total, que acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua.
Quem ficou até de madrugada para conferir o fenômeno conseguiu ver o satélite natural em um tom avermelhado. O eclipse pôde ser visto em toda a América, África, Europa e parte do oceano Pacífico. Mas o que muita gente não viu foi que, além disso, a Lua foi atingida por um meteorito.
De acordo com a New Scientist, as especulações em torno da colisão começaram após relatos de pessoas que assistiram às transmissões ao vivo do eclipse. Alguns disseram ter visto um pequeno flash de luz na superfície lunar durante o vídeo, e um usuário do fórum Reddit levantou a possibilidade de que isso poderia ser uma queda de meteorito.
Quem confirmou tudo foi o astrônomo José Maria Madiedo, da Universidade de Huelva, na Espanha. Pelo Twitter, ele mostrou o ponto onde o meteorito caiu e a hora exata em que isso aconteceu: 5h41min da manhã por lá, ou 2h41min no horário de Brasília.
Madiedo faz parte do projeto MIDAS, uma parceria entre a Universidade de Huelva e o Instituto de Astrofísica da Andaluzia, também na Espanha. O MIDAS é responsável por detectar e analisar colisões em solo lunar, e desde 1997 monitora os flashes de luz resultantes dos impactos.
Para isso, Madiedo e seus colegas utilizaram um software que identifica esse tipo de atividade nas imagens gravadas pelos oito telescópios que eles usaram durante a observação. Colisões do tipo já aconteceram outras vezes, mas é a primeira vez que isso é registrado durante um eclipse lunar.
A equipe do astrônomo ainda não começou a calcular uma estimativa para o tamanho da rocha que caiu na Lua, mas ele sugere que ela pode pesar cerca de dois quilos e ter o tamanho de uma bola de futebol. Veja um vídeo do momento do impacto:
Lua foi atingida por um meteorito durante o último eclipse lunar Publicado primeiro em https://super.abril.com.br/feed
Nenhum comentário:
Postar um comentário