quinta-feira, 2 de abril de 2020

O Novo Jeito de Conversar Com Seus Visitantes

O marketing evoluiu para uma abordagem multicanal. Isso quer dizer que não dá mais para você querer ter sucesso usando um único canal.

Antigamente, empresas como o Facebook se tornavam bilionárias através de um único canal.

O Facebook usava o email para crescer e eles faziam isso pedindo para você convidar todos os seus contatos para criarem uma conta.

O Yelp era parecido. Eles se transformaram em um negócio multimilionário através de um único canal… SEO.

O Dropbox cresceu através das redes sociais. Se você tuitasse sobre o Dropbox, eles te davam mais espaço.

Essas abordagens de marketing funcionaram bem para todas essas grandes empresas, mas qual o problema delas?

A lei dos cliques porcaria

O que funcionou para o Facebook, Yelp e Dropbox foram ótimas estratégias, mas, com o tempo, todos os canais de marketing de qualidade ficaram saturados e pararam de funcionar como de início.

Como apontado por Andrew Chen, começa funcionando e depois para.

É simples assim. Claro, esses canais ainda conseguem gerar tráfego e sempre vão fazê-lo, mas conforme as pessoas se acostumam a eles, eles deixam de funcionar tão bem.

Dê uma olhada na imagem abaixo.

Você sabe dizer o que é?

Esse foi o primeiro anúncio em banner já criado. A AT&T criou esse anúncio e colocou-o no HotWired.com em 1994. E o mais louco é… de todo mundo que o viu, impressionantes 44% clicaram nele.

Pare e pense um pouco… Esse anúncio em banner teve uma taxa de clique de 44%.

Estamos todos de acordo que não é um anúncio ou um design incrível, mas era novidade na época, então gerou uma quantidade absurda de cliques.

E, da mesma forma, o SEO era mais eficaz no início, anúncios pagos eram mais acessíveis e produziam um ROI mais alto e o marketing de referência era muito mais eficaz. Existem vários estudos de caso de canal único que funcionaram no passado.

E, repito, isso não significa que esses canais não funcionem, só significa que eles não funcionam tão bem quanto antes.

E como sobreviver em um mercado competitivo?

Usando uma abordagem multicanal. Você não tem escolha senão usar todos os canais de marketing existentes.

Sim, eles estarão concorridos e saturados, mas eles ainda funcionam.

É como se fossem pancadinhas… Elas são leves e não machucam, mas se são várias, elas começam a se acumular e podem machucar.

O mesmo se aplica ao seu marketing. Se você juntar todos esses canais que produzem um ROI pequeno, eles vão gerar um número grande no fim. Mas, se você vir cada canal individualmente, o resultado não é muito atraente. Mas quando você junta todos eles, fica ótimo. 

Comece com chat

O que você vê mais, suas mensagens de texto ou sua caixa de e-mail?

Aposto que você vai dizer mensagens de texto, porque você olha seu celular com muito mais frequência do que você entra na sua caixa de entrada.

Mas deixa eu te mostrar um dado… Você sabia que mais de 6 bilhões de mensagens SMS são enviadas diariamente?

Agora adivinha quantos emails são enviados diariamente?

269 bilhões!

É uma diferença grande.

E sabe quantas pessoas entram no Facebook a cada dia?

1,62 bilhões.

Meu objetivo ao compartilhar esses dados não é tentar te convencer de que e-mail é melhor do que mensagem de texto. Ou que Facebook vale tanto quanto mensagens.

É mais te mostrar que todos eles são canais importantíssimos que as pessoas usam todos os dias.

Então por que não tentar se beneficiar de todos eles?

E você pode fazê-lo facilmente através de ferramentas de chat de marketing como a Manychat, que te permite se comunicar com seus visitantes usando mensagens de texto, email marketing e o Facebook Messenger.

Depois de criar sua conta na Manychat, veja aqui como configurá-la. Eles têm vários vídeos úteis que te ensinam coisas como configurar bots do Facebook Messenger e conectar sua página do Facebook para você poder começar a enviar mensagens.

Depois de ter tudo configurado, quero que você use os seguintes templates para o seu negócio, porque eu sei que eles convertem…

Templates que convertem

Eu e minha equipe testamos vários tipos de mensagem para todos os canais, como email, messenger e mensagem de texto.

Veja as que funcionaram melhor para nós…

Templates de mensagem de texto

A mensagem de texto que eu mais gosto de enviar é:

[primeiro nome]

?

Quando alguém envia uma mensagem de texto só com o seu primeiro nome e um “?”, o que você faz? É bem provável que você responda… “quem é?”.

Depois da pessoa responder perguntando quem é, nossos representantes comerciais normalmente respondem com…

Aqui é o John da equipe do Neil Patel. Eu só queria dar seguimento e ver se você tem alguma pergunta ou se podemos te ajudar com alguma coisa.

É simples, funciona e aumentou nossas vendas em 4,69%.

Outra que funciona bem é uma mensagem de texto de “oferta relâmpago”…

Oferta Relâmpago: Todos os produtos no [seu site] estão com [x] % de desconto pelas próximas 24 horas. [inserir URL]

Essa funciona super bem em datas comemorativas ou sempre que você quiser fazer uma promoção. Dependendo do tamanho do seu negócio e da sua lista, você normalmente vai ter um aumento de receita entre 2 e 3% naquele mês.

E a minha campanha preferida de mensagem de texto é…

Dê uma olhada nesse novo post, sobre [assunto do post] [URL]

Um exemplo seria… “Dê uma olhada nesse novo post sobre como dobrar seu tráfego de SEO [URL]”

Quando eu envio alertas de mensagem de texto sobre posts novos, costuma aumentar em mais 4% o tráfego para esse post.

Templates de email

Você provavelmente já conhece esse template de email, já que você o recebe de mim toda semana. 😉

Assunto: Como Gerar Leads Quando Você Não Tem (Quase) Nada de Tráfego

Se você tem bastante tráfego, é fácil gerar leads.

Mas e se seu site é novo ou não tem nada de tráfego?

E se você não tem nenhum dinheiro para gastar com anúncios pagos?

O que fazer?

Existe uma solução. Veja como gerar leads quando você não tem tráfego.

Um abraço,

Neil Patel

Eu envio um email mais ou menos assim toda semana.

É um email em texto simples, no qual a linha de assunto é o título do seu post e o corpo do email traz um problema e a solução, sendo esta um link para o post.

Para te um ideia, esse formato de email vem me trazendo taxas de abertura de 29% a 33% e taxas de clique de 4% a 7%.

E se você estiver vendendo produtos informativos através de webinários, tem oito tipos de emails que eu uso para gerar vendas (dê uma olhada nesse post se você quiser saber como ganhar um bom dinheiro vendendo produtos informativos):

  1. Sequência de convite – é uma série de emails que convidam as pessoas a assistirem seu webinário. (veja aqui meus emails de convite)
  2. Doutrinação – você precisa criar uma conexão com as pessoas. As pessoas estarão mais inclinadas a converter se souberem mais e confiarem em você. (veja aqui meus emails de doutrinação)
  3. Ausências – o simples fato de alguém se inscrever no seu webinário não significa que essa pessoa vai assistir. Para todo mundo que não for, envie um email para assistirem o replay. (veja aqui meus emails de ausência)
  4. Replay – nem todo mundo vai assistir ao seu webinário inteiro. Quem não ficar até o final não vai ver a sua oferta. Por isso é uma boa enviar alguns emails estimulando que eles assistam ao replay. (veja aqui meus emails de replay)
  5. Resolvendo objeções – existem diversas razões pelas quais alguém pode não comprar. Todas essas objeções devem ser respondidas por e-mail. (veja aqui meus emails para resolver objeções)
  6. Sequência de contagem regressiva – você vai precisar fechar seu curso. Dizer às pessoas que elas só têm mais alguns dias para comprar é uma maneira bastante eficaz de gerar vendas. Esses emails vão gerar de 1/3 a metade das suas vendas, aproximadamente. (veja aqui meus emails de sequência de contagem regressiva)
  7. Email de última chance – no último dia, você deve enviar alguns emails informando as pessoas que já está para fechar. (veja aqui meus emails de última chance)
  8. Oferta de teste gratuito – a maioria das pessoas não vai comprar de você. Oferecer uma última oportunidade de teste gratuito é uma ótima maneira de conseguir aproximadamente mais 15% das vendas. (veja aqui meus emails de oferta de teste gratuito)

Se você vende produtos, tem três emails principais que eu percebi que funcionam bem. Os dois primeiros são para abandono de carrinho.

Assunto: Esqueceu alguma coisa?

Percebemos que você deixou alguma coisa para trás. Mas não se preocupe, salvamos os itens no seu carrinho para que você possa finalizar sua compra com facilidade.

[inserir imagem dos produtos]

botão de CTA: Voltar ao carrinho

Esse simples email de abandono costuma aumentar as vendas em 1,73%. Eu sei que não é muito, mas é o que eu falei acima sobre as pequenas pancadas. 😉

Assunto: Continua pensando nisso?

Se você não consegue decidir se o [inserir nome do produto] é o produto certo para você, aqui vão algumas das vantagens dele:

[inserir vantagem 1]

[inserir vantagem 2]

[inserir vantagem 3]

[inserir vantagem 4]

[inserir vantagem 5]

[inserir vantagem 6]

E aí, o que você está esperando? Você não tem nada a perder com nossa garantia incondicionada de dinheiro de volta em 30 dias.

CTA: Completar minha compra

Em média, esse email gerou aos nossos clientes um aumento de 1,44% nas vendas.

Assunto: Quem não adora 15% de desconto?

Explore novos [tipo de produtos que você vende] que vão te ajudar a [insira vantagem].

Promoção acaba [insira data e hora].

CTA: Usar meu desconto

Com o email de desconto ou cupom, vimos que os resultados variam bastante. Quanto maior o desconto, mais vendas você normalmente recebe. Os maiores ganhos vêm quando as empresas oferecem descontos a partir de 30%.

Templates para o Facebook Messenger

Diferente de emails e mensagens de texto, não dá para simplesmente enviar mensagens para as pessoas no Facebook Messenger e fazer o que der na telha. Existem regras

  • Você pode enviar mensagem para um inscrito dentro das primeiras 24 horas da sua última interação.
  • Dentro desse período de 24 horas, você enviar material promocional.
  • Dentro do período de 24 horas, as mensagens devem conter uma dessas 4 tags: atualização em um evento confirmado, atualização pós-compra, atualização na conta ou um agente humano.
  • Para usuários que se cadastraram para receber mensagens depois das 24 horas, você pode, claro enviar mensagens.

Quanto a templates que funcionam, pelo fato de o Facebook estar sempre mudando as regras do Messenger, siga esses templates no Manychat, que estão sempre mudando com base em dados em tempo real sobre o que está funcionando e o que não está.

Conclusão

Você não tem escolha senão usar uma abordagem multicanal com o seu marketing.

Claro, todos os bons canais acabam ficando saturados e a taxa de cliques acaba diminuindo com o tempo, mas se você buscar todos os principais canais, os ganhos marginais vão se acumular.

E o jeito mais fácil de se tornar multicanal é com chat. Eu sei que você provavelmente já usa email, mas eu aposto que você não vem usando mensagens de texto nem bots do Facebook Messenger. E também aposto que você também não está usando notificações push.

E aí, quantos canais de marketing você está usando?

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